Só o Flamengo tem condições de manter o Maracanã.

João Areias acredita que a melhor opção para o ex ‘Maior do Mundo’ é cair nas mãos do clube da Gávea.

Gilvan de Souza /CR Flamengo / Divulgação
GOAL: O Campeonato Carioca terá seu início oficializado nesta quarta-feira (11), com o embate classificatório entre seis equipes que disputarão duas vagas para participarem do restante da competição. No dia 28 de janeiro, Botafogo e Flamengo serão os primeiros grandes a fazerem suas estreias no certame. Entretanto, em meio à expectativa para ver como os times irão começar a temporada, o principal assunto no Rio de Janeiro, hoje, é a ausência do Maracanã.

Abandonado, com peças históricas importantes sendo furtadas sem nenhuma posição da concessionária Maracanã S.A. (formada por Odebrecht e AEG) nem do governo do estado do Rio de Janeiro, o grande palco do futebol carioca é o grande símbolo do fracasso do país ao organizar grandes eventos – como Copa do Mundo e Olimpíada.

Isso faz da dupla Fla-Flu os maiores órfãos de um dos grandes cartões postais do nosso país. Afinal de contas, o Vasco conta com São Januário e o Botafogo jogará em um Nilton Santos completamente remodelado. Para driblar a ausência do Maracanã, o Tricolor seguiu com a estratégia usada em 2016: vai mandar seus compromissos no Estádio Giulite Coutinho, que pertence ao América e fica localizado em Mesquita, na Baixada Fluminense. Já o Flamengo acertou para mandar os seus jogos na Ilha do Governador pelos próximos três anos.

local, que pertence à Portuguesa do Rio de Janeiro, foi usado com sucesso pelo Botafogo em 2016 e também já recebeu o Flamengo inúmeras vezes. Uma das mais famosas foi em 2005, quando o campo também passou por obras e foi batizado como Arena Petrobrás. Naquela temporada, Fla e Bota mandaram seus jogos na Ilha do Governador.

É por isso que João Areias, um dos pioneiros no marketing esportivo do Brasil e idealizador do projeto em 2005, acredita que a futura casa rubro-negra para a temporada será um sucesso. E chuta para longe o medo de que o acesso ao bairro carioca possa desencorajar a presença de torcedores: 

“Não é (um problema logístico). Nós provamos isso em 2005, quando fizemos lá cerca de 40 jogos e a Arena Petrobrás teve o segundo melhor público do Campeonato Brasileiro”, disse em entrevista à Goal Brasil.

Mas o lugar só deve estar pronto para receber os jogos do Flamengo no mês de março, devido à realização das obras para ampliação do estádio. Enquanto não tem Maracanã e nem a futura arena na Ilha – cujo ‘naming rights já está em negociações -, o clube da Gávea espera o aval da FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) para estrear no Campeonato Carioca jogando em... Natal, no Rio Grande do Norte! Vale lembrar que em 2016, várias partidas do estadual aconteceram em outros lugares do Brasil pelo mesmo motivo.

Entretanto, o Maracanã segue como plano A do Flamengo para o restante da temporada. As negociações, no entanto, são tão duras quanto caras. Mas se o Estádio Mário Filho não quiser virar um ‘Elefante Branco’, terá de ceder. Uma reunião da FERJ foi marcada para debater a situação, e enquanto vê o estádio ‘pressionado’, já que os principais clubes estão buscando casas alternativas, João Areias acredita que a melhor opção para o ex ‘Maior do Mundo’ é cair nas mãos do clube da Gávea.

“Eu acredito que essa solução passa por ter um clube só. Um clube mandando, com as cores deles, e podendo ceder para outros. Essa história de a federação colocar que tem que ser para os quatros clubes usarem, não cabe mais. Economicamente é muito fácil comprovar isso", explica, citando a questão da venda de camarotes como o exemplo mais claro.

“Acho que o Flamengo é o que tem mais condições, pela torcida que tem. E o Flamengo vai poder ceder para Fluminense, Vasco e Botafogo jogarem lá. Mas vai ser como se fosse o Grêmio cedendo o estádio dele para o Internacional e vice-versa”.

Marcadores:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget