“Nós não vemos o Flamengo como mídia”, diz Daniel Orlean

Foto: Divulgação
MÁQUINA DO ESPORTE“Nós não vemos o Flamengo como mídia”. A frase foi dita por Daniel Orlean, vice-presidente de marketing do Flamengo, em evento do Twitter na segunda-feira. O dirigente usou como exemplo as redes sociais para dizer que o clube é vendido ao mercado nacional como plataforma de engajamento com os consumidores.

Quem vê coletiva de imprensa de jogador do Flamengo, no entanto, vê que a realidade está distante do que é propagado. O excesso de marcas que envolvem jogadores não deixa dúvida: os parceiros do time buscam, prioritariamente, exposição de marca.

Orlean está longe de ser mentiroso. O dirigente, na verdade, tem a visão correta do que é mais valioso dentro do esporte para as marcas interessadas. Sua concepção de patrocínio em comparação ao que de fato acontece é uma mostra precisa do quanto o mercado brasileiro ainda não está maduro.

Na terça-feira, na Máquina do Esporte, houve o destaque às instituições de ensino que usam os patrocínios para dar bolsas aos torcedores. O foco, inclusive, foi a Yes, patrocinadora do próprio Flamengo. A empresa dará gratuidade a um grupo de fãs do time carioca.

E aí há uma diferença notável: são nesses casos que as parceiras comerciais dos times conseguem mensurar um retorno financeiro no investimento esportivo que não seja a exposição de mídia. É uma exceção segura e, portanto, usada mais de uma vez.

O grande desafio de Orlean e seus colegas é mostrar outros caminhos de retorno palpável para seus parceiros comerciais. Não é simples essa mudança de percepção do mercado, mas aos poucos os clubes têm mostrado os caminhos dessa direção.

Quem vê coletiva de imprensa de jogador do Flamengo, no entanto, vê que a realidade está distante do que é propagado.



Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget