Botafogo x Flamengo terá mil agentes de segurança no Engenhão

O primeiro clássico no estádio após o episódio contará com aproximadamente mil homens trabalhando na segurança.

Mosaico da torcida do Flamengo no Engenhão - Foto: Divulgação
GLOBO ESPORTE: O último Botafogo x Flamengo no Estádio Nilton Santos ficou marcado pela morte de um integrante de uma torcida organizada do Alvinegro - vítima de um espeto de churrasco, numa ação de organizadas do Rubro-Negro - e pela falta de segurança. O primeiro clássico no estádio após o episódio contará com aproximadamente mil homens trabalhando na segurança.

Para o reencontro, agora pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil, o Botafogo reforçou a segurança. Foram contratados 600 agentes particulares, 250 a mais do que o utilizado na partida contra o Nacional do Uruguai, na última quinta-feira, pela Libertadores.

Para evitar confrontos, apenas torcedores do Flamengo com ingressos poderão chegar ao entorno do estádio. Como não haverá venda nas bilheterias no dia, o controle será feito pela PM. O Botafogo afirma que nenhuma das torcidas precisa se preocupar com a segurança no dia do jogo.

- O controle será feito pelo Botafogo e pela PM de forma que possa propiciar um jogo seguro para todo mundo. Ninguém precisa ter receio. O aumento da segurança não se deve à preocupação com o Flamengo e, sim, para proporcionar segurança aos torcedores de Flamengo e Botafogo. Não vamos permitir que haja confusão no entorno do estádio por parte de nenhuma torcida - disse o vice-executivo do Botafogo, Luis Fernando Santos, que esteve, nesta segunda, na reunião operacional entre os clubes, na sede da Ferj.

Ao contrário do clássico de 12 de fevereiro, o Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe) da Polícia Militar terá um efetivo mais robusto: Serão 190 integrantes do Gepe (dentro do estádio e com a escolta de delegações e torcidas organizadas) e até 180 nos arredores (veja os números completos abaixo). No jogo de seis meses atrás, a PM vivia uma crise que culminou na greve de parte de batalhões.

O Gepe, inclusive, será homenageado com uma placa pelo Botafogo devido aos serviços prestados no Nilton Santos. O clube também fará uma doação ao quartel de R$ 5 mil por conta do acordo com a diretoria do Nacional, devido aos incidentes na partida da Libertadores, na última quinta-feira.

- Aquela morte, como falei em outras vezes, foi situação atípica. Havia greve, batalhões estavam bloqueados. Não levamos em consideração aquele jogo por esses fatores, levamos em conta a rivalidade grande entre Flamengo e Botafogo, muitas vezes até alimentada pelos próprios dirigentes. É um clássico de risco, como são os outros - explicou o major Silvio Luiz, comandante do Gepe.

Além de contar com o efetivo da Polícia Militar, o Botafogo vai aumentar consideravelmente a quantidade de seguranças particulares no Nilton Santos. Serão 400 dentro do estádio e 200 nos controles de acesso, sendo que 90 no Setor Sul, onde estarão os torcedores do Flamengo. Para o jogo contra o Nacional, pela Libertadores, por exemplo, foram 350 seguranças particulares, sendo 250 dentro do estádio, 50 nos controles de acessos e outros 50 nos apoios.

Veja os números da segurança particular para o Botafogo x Flamengo:

- Total: 600
- 400 no estádio
- 200 nos controles de acesso (portões e gradios externos)

Setor Sul (torcida do Flamengo)

- Total: 90
- 50 na arquibancada
- 20 nos corredores
- 20 nas roletas

- Vai haver monitoramento prévio e contato com organizadas para tentarmos evitar ao máximo enfrentamentos e encontros de torcidas. Se acontecer, vamos tentar identificar os envolvidos - reforçou o major.

Veja o comparativo do efetivo policial entre os clássicos de fevereiro e agosto:

Botafogo x Flamengo - 12 de fevereiro

- 170 policiais do Gepe dentro do estádio
- 48 policiais nos arredores

Botafogo x Flamengo - 16 de agosto

- 190 policiais do Gepe dentro do estádio
- de 150 a 180 policiais nos arredores


Marcadores:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget