Flamengo tem a tabela mais difícil até o término do Brasileirão

Flamengo e Avaí prometem ser os fiéis da balança, pois são os únicos que enfrentam os três candidatos ao título.

Foto: Gilvan de Souza
BLOG DO JULIO GOMES: Agora todas as atenções estão voltadas para o dérbi entre Corinthians e Palmeiras, marcado para o dia 5 de novembro, daqui a duas rodadas, em Itaquera. O Corinthians conseguiu o que parecia impossível. Abriu um campeonato ganho.

No returno, o Palmeiras tem a segunda melhor campanha, com 21 pontos. O Corinthians tem apenas a 16ª campanha, com 12 pontos, melhor somente que Grêmio, Ponte Preta, Coritiba e Sport, que formariam um hipotético Z4 do returno.

A sorte é que o próximo rival corintiano é a Ponte, o time que vive pior estado de forma no campeonato. Mas como é a tabela das próximas oito rodadas? Pep Guardiola costuma dizer que um campeonato é decidido nas oito rodadas iniciais e nas oito finais. Acabamos de chegar a elas.

E o Palmeiras tem uma tabela ligeiramente mais amigável que as de Corinthians e Santos.

Flamengo e Avaí prometem ser os fiéis da balança, pois são os únicos que enfrentam os três candidatos ao título. Mas enquanto o Palmeiras joga em casa contra o Flamengo, Corinthians e Santos enfrentam os cariocas fora de casa. O Flamengo tem aproveitamento de 65% em casa, é o quinto melhor mandante. Fora, tem aproveitamento baixo de 38%, é apenas o 13º visitante.

Com o Avaí, ocorre o contrário. O Palmeiras enfrenta os catarinenses na Ressacada, enquanto Corinthians e Santos jogam em casa contra eles. O Avaí somou os mesmos 17 pontos em casa e fora, os mesmos 38% de aproveitamento. Isso faz dele o quarto pior mandante do campeonato, mas o 12º melhor visitante, ou seja, é um time mais perigoso longe de Florianópolis.

Corinthians e Santos jogarão em casa também com o Atlético Mineiro, que é o segundo melhor visitante do Brasileirão e crescendo na reta final em busca da Libertadores. O Corinthians enfrenta Ponte e Sport fora, e esses times têm aproveitamento muito melhor quando jogam em casa. O mesmo problema tem  o Santos, que enfrenta São Paulo e Bahia fora – ambos somam muito mais pontos diante de seus torcedores.

Já o Palmeiras jogará fora com o Vitória, pior mandante do campeonato, e em casa com Sport e Botafogo, que caem muito de desempenho quando atuam como visitantes.

Os adversários palmeirenses ganharam 43% do seus pontos quando atuam na mesma condição que atuarão contra o Palmeiras (em casa ou fora). Já os adversários corintianos ganharam 56% dos pontos no status que encararão o Corinthians, e os santistas ganharam 58% dos pontos.

Como mandante, o Santos é o melhor time do campeonato – apesar de se revezar entre Pacaembu e Vila Belmiro e parecer jogar com torcida contra em seu próprio estádio. Somou 33 de 45 pontos possíveis e levou somente 8 gols em 15 jogos. O Corinthians fez 31 pontos em Itaquera, enquanto o Palmeiras soma 29 como mandante – à frente, nos critérios de desempate, de Botafogo, Flamengo e São Paulo, que também ganharam 29 de 45 pontos em casa.

Já quando jogam fora a situação é diferente. O Corinthians é o melhor visitante, com 28 pontos e 8 vitórias em 15 jogos. Só que no returno a única vitória foi aquela em Chapecó, com gol chorado no último minuto, depois foram dois empates e três derrotas longe de Itaquera.

O Atlético Mineiro é o segundo melhor visitante, e depois, com 24 pontos somados fora, vêm Grêmio, Palmeiras e Vitória. O Santos, assim como o Cruzeiro, fez 20 pontos fora. O Peixe empatou mais da metade dos jogos que atuou com torcida contra – 8 de 15. Perdeu só três vezes, mesmo número de derrotas de Corinthians e Atlético-MG.



Marcadores:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget