Alô, Palmeiras! Flamengo de 2009 vacilou na reta final, mas reagiu

Para quem ainda corre atrás, sempre é lembrado o exemplo do Flamengo de 2009, que conseguiu uma incrível virada nas rodadas finais.

Foto: Divulgação
FOX SPORTS: O cenário é o mesmo em quase todos o meses de outubro e novembro no futebol brasileiro: olhar a tabela do Brasileirão e ver quais equipes da ponta tem mais chance de levantar a taça depois das rodadas que faltam. E, na atual edição, há vários meses o cenário é o de ver se alguém pode superar o Corinthians, que vem liderando de ponta a ponta.

Mesmo com uma má fase na competição, o time alvinegro ainda tem boa vantagem de cinco pontos para o segundo, Palmeiras, e seis para o terceiro, Santos, por conta do ótimo primeiro turno. Mas, para quem ainda corre atrás, sempre é lembrado o exemplo do Flamengo de 2009, que conseguiu uma incrível virada nas rodadas finais.

Pois como estava o Flamengo o atual cenário, na 31ª rodada? O time rubro-negro era o quinto, com 51 pontos, três atrás do Palmeiras. Mas, curiosamente, os flamenguistas ainda até tropeçaram mais um jogo nas sete rodadas finais e chegaram a parecer que iam “perder o gás” da recuperação.

Na rodada seguinte, o Flamengo perdeu por 2 a 0 para o Barueri, enquanto o então líder Palmeiras venceu o Goiás, e a diferença foi para seis. Ainda assim, depois disso, conseguiu o título por ter se mantido invicto até então.

Para os que acham que foi tudo perfeito, a reta final do Flamengo ainda teve outro “vacilo” que quase frustrou os torcedores. Depois de derrota por 3 a 2 do São Paulo para o Botafogo, o Flamengo poderia assumir a liderança do campeonato pela primeira vez na 36ª rodada, em um duelo no Maracanã lotado contra o Goiás. Era só ganhar, mas veio um frustrante 0 a 0. Mas, a liderança viria na rodada seguinte, com triunfo por 2 a 0 sobre o Corinthians e nova derrota do São Paulo, desta vez pro Goiás.

2009 na 31ª rodada
1) Palmeiras – 54 pontos (58,1%)
5) Flamengo – 51 (54,8%) – time que foi o campeão
* Diferença de 10 pontos

Desempenho do Flamengo a partir de então

Barueri 2 x 0 Flamengo - 32ª rodada
Flamengo 1 x 0 Santos - 33ª rodada
Atlético-MG 1 x 3 Flamengo - 34ª rodada
Náutico 0 x 2 Flamengo - 35ª rodada
Flamengo 0 x 0 Goiás - 36ª rodada
Corinthians 0 x 2 Flamengo - 37ª rodada
Flamengo 2 x 1 Grêmio - 38ª rodada


Marcadores:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget