Double Pass monitoria treinos e gera relatórios ao Flamengo

Pelo que foi avaliado até o momento, a intenção do projeto está sendo desenvolver, principalmente, a parte da inteligência de jogo.

GOAL: Por Bruno Guedes

Em agosto de 2017 o Flamengo fechou uma parceria estratégica e extremamente importante para o futuro do clube: com a belga Double Pass. Já em atuação há mais de um mês, a equipe de especialistas tem feito entrevistas com profissionais de várias áreas, buscando entender como estão inseridos num contexto do futebol atual. A Coluna Ninho do Urubu teve acesso a algumas informações sobre o trabalho feito por eles e como vai impactar a gestão em breve.

Foto: Gilvan de Souza
A empresa, responsável pela reformulação do futebol alemão que culminou com a conquista da Copa do Mundo no Brasil, ficará no Rubro-Negro até dezembro de 2018. Seu principal foco é instituir um sistema de desenvolvimento de talentos, mas para isso avalia e trabalha diversos fatores que ficam diretamente relacionados aos resultados, como filosofia de jogo, abordagem metodológica, currículo dos profissionais, preparação dos envolvidos e outros meios de preparação.

Há algumas semanas a Double Pass vem observando, de forma presencial e com gravações em vídeos, sessões de treinamentos, estrutura e jogos no Ninho do Urubu. Além das já citadas entrevistas com os profissionais de diversas categorias, produziu relatórios e recomendações ao Flamengo que vão afetar diretamente no planejamento futuro. Isto é, a partir do que é avaliado, a empresa indica mudanças na gestão e a implantação de processos mais eficientes.

E já vem sendo feito. Mudanças vem sendo implantadas, ainda que gradualmente, aos moldes do que a Double analisou. Profissionais de base estão sendo modificados ou realocados nesses últimos dois meses. Segundo algumas pessoas que ouvimos e que tiveram contato com a abordagem, os belgas não impuseram nada, mas sim propuseram uma adaptação aos padrões sulamericanos, que eles dizem ser diferentes dos europeus.

Pelo que foi avaliado até o momento, a intenção do projeto está sendo desenvolver, principalmente, a parte da inteligência de jogo. Para isso, a integração dos treinamentos físico, técnico e até mental são as que mais estão tendo atenção e recomendações. De acordo com quem falamos, a realidade do jogo sendo praticada nos treinos é a grande preocupação nesse estágio. Alterações dos treinos simplesmente analíticos.

O Flamengo vem revelando alguns bons jogadores, com o já vendido Vinícius Jr sendo a estrela desta safra. Mas a intenção é que, de cinco a dez anos, "novos Vinícius Jr". apareçam com mais frequência. Se possível, simultaneamente.


Marcadores:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget