Flamengo: Saiba tudo sobre a acusação de doping contra Guerrero

E agora? O que acontece com o jogador do Flamengo, que não pode disputar nenhuma partida oficial enquanto estiver punido? Cabe recurso?

GLOBO ESPORTE: O atacante Paolo Guerrero está suspenso por 30 dias pela Comissão Disciplinar da Fifa. O centroavante teve um resultado analítico adverso no exame antidoping após a partida contra a Argentina, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, pelo uso de Benzoilecgonina, principal metabólito da cocaína. E agora? O que acontece com o jogador do Flamengo, que não pode disputar nenhuma partida oficial enquanto estiver punido? Cabe recurso?

Paolo Guerrero chorando pela Seleção do Peru - Foto: Leonardo Fernandez/Getty Images
Fernando Solera, presidente da Comissão de Controle de Doping da CBF, explicou ao GloboEsporte.com qual é o procedimento a partir do "resultado analítico adverso" e quais são as chances de Guerrero ser punido ou não, por exemplo.

O GloboEsporte.com, abaixo, explica tudo o que você precisa saber sobre o caso:

Como é feito um exame antidoping?

Dois atletas de cada equipe de futebol são escolhidos em sorteio após a partida. Cada um deles urina em dois fracos, o A e o B.

O teste de Guerrero deu positivo?

Não. O exame feito após a partida contra a Argentina teve apenas um resultado analítico adverso, que é o primeiro indício de um resultado positivo. Agora, Guerrero terá de mostrar de onde veio a substância que não poderia estar em sua urina.

O que o centroavante consumiu para ter um resultado analítico adverso no teste?

Benzoilecgonina. A substância é o principal metabólito da cocaína.

Mas isso significa que Guerrero fez uso de cocaína?

Não! Isso significa apenas que Guerrero utilizou alguma substância que tem o mesmo metabólito da cocaína. Segundo especialistas, a substância aparece em exames antidoping não somente por utilização da droga, mas também por ingestão de alguns chás considerados medicinais. Muitos são utilizados em países como Peru e Bolívia, por causa da altitude.

Pessoas próximas a Guerrero, inclusive, garantem que ele não usa droga.

Se o resultado ainda não foi positivo, por que Guerrero foi suspenso pela Fifa?

Porque a Fifa suspende provisoriamente jogadores que consumiram alguma substância "não especificada" da classe S6, como é a Benzoilecgonina - ou seja, substâncias mais "graves". A suspensão de 30 dias ainda pode ser prorrogada por mais 20.

Qual é a punição prevista em casos como este após o julgamento?

Quatro anos.

Mas tem como diminuir a pena?

Fernando Solera, presidente da Comissão de Controle de Doping da CBF, diz que sim, porque "já tivemos outros casos" em que jogadores testados positivos em substância não especificada conseguiram, por exemplo, diminuir a pena de quatro para dois anos.

Guerrero pode jogar pelo Flamengo, já que a suspensão provisória foi por causa de um teste feito em jogo da seleção peruana?

Não. Guerrero não pode disputar nenhuma partida oficial enquanto estiver suspenso pela Fifa.

O centroavante tem direito a contraprova?

Sim. Em um momento específico do julgamento, Guerrero será questionado: "deseja abrir o frasco B (citado anteriormente)?". Normalmente, os jogadores aceitam.

Quando Guerrero será julgado?

Só depois de apresentar uma defesa.

Quanto tempo o atacante do Flamengo tem para apresentar a primeira defesa?

Depende do Comitê que analisa o caso. Fernando Solera explica que, normalmente, o suspeito tem cinco dias úteis para apresentar uma primeira defesa a partir de quando receber a notificação oficial do resultado de seu teste. Depois, durante os 30 dias de punição, Guerrero e seu estafe vão preparar a defesa ampla do caso.

Guerrero já recebeu essa notificação?

Ainda não, porque a CBF não funcionou nesta sexta-feira, um dia após o Dia de Finados.

O que o Flamengo fala do caso?

O clube divulgou, na noite desta sexta-feira, uma nota oficial:

"O Clube de Regatas do Flamengo tomou conhecimento na noite desta sexta-feira da suspensão provisória de 30 dias imposta pela Comissão Disciplinar da FIFA ao atacante Paolo Guerrero. A decisão está relacionada a suposto caso de doping enquanto o atleta atuava pela seleção peruana nas Eliminatórias da Copa do Mundo. Por conta da suspensão, Guerrero não disputará a partida contra o Grêmio, neste domingo, pelo Campeonato Brasileiro.

Paolo Guerrero sempre teve conduta profissional exemplar no Flamengo e esperamos que toda a questão seja esclarecida o mais rápido possível.

Clube de Regatas do Flamengo"

O que a Federação Peruana de Futebol fala do caso?

Só informou a suspensão de Guerrero.

O que a CBF fala do caso?

Nada, por não ter funcionado nesta sexta-feira.

O que o jogador fala do caso?

Nada, por também não ter recebido a notificação.


Marcadores:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget