Quem teve a melhor temporada: Flamengo ou Botafogo?

Mas quem tem a oportunidade de terminar o ano como campeão de algo relevante é o Flamengo.

Diego comemorando gol do Flamengo contra o Botafogo - Foto: Buda Mendes/Getty Images
GLOBO ESPORTE: "Eu não troco meu ano por um título carioca", disse Jair Ventura, treinador do Botafogo.

"Todo título tem expressão. Se você não ganha um Campeonato Carioca, o Flamengo vira um inferno. Você tem dúvida disso? Já ganhamos um título, é bom que todo mundo saiba", afirmou Mozer, gerente de futebol do Flamengo.

Os comentários de Jair e Mozer vão de encontro. No atual momento da temporada, o Alvinegro segue em busca de uma vaga direta na Libertadores através do Brasileirão. O Rubro-Negro, irregular no nacional, tenta a classificação na Sul-Americana.

Afinal, quem teve melhor desempenho em 2017? Para responder a pergunta e aumentar o debate entre os torcedores, o GloboEsporte.com resolveu ouvir seis comentaristas.

Concorda com quem?

lgor Rodrigues
Jornalista GloboEsporte.com

Não se pode discutir o ano de um clube sem medir as pretensões do mesmo no início da temporada. Levando tudo em consideração, tendo a concordar mais com o raciocínio do Jair. O Botafogo não levantou taças, não fez história em números, mas certamente vai chegando na reta final com o torcedor do lado, apoiando e reconhecendo tudo que fez o time, com todas as limitações. A torcida é termômetro nisso.

A do Flamengo, no atual momento, pouco se lembra do Carioca - que hoje mais serve para brincar com o torcedor rival, parâmetro pequeno.

Aguarda o desfecho de uma Sul-Americana, mais vista como oportunidade de fazer 207 7 não virar um fracasso. É simples: contratou e mirou a Libertadores, caiu de maneira precoce e não conseguiu apresentar futebol atraente em momento algum da temporada.

Roger Flores
Comentarista Spor1V

Você tem que analisar de acordo com o que o elenco pode oferecer. Não adianta analisar só por “ah, o Flamengo ganhou um título carioca e o Botafogo chegou numa fase final de Libertadores, de Copa do Brasil."

Eu acho que o ano do Botafogo, por enquanto, é melhor do que o ano do Flamengo em termos de análise técnica. Acho que o Flamengo deveria oferecer mais, principalmente dentro dos jogos mesmo, em relação à atuações coletivas.

Victor Canedo
Jornalista GloboEsporte.com

Tendo a concordar com o raciocínio do Jair. O Carioca é disputado ano sim, ano também, e já não conta com o apelo e rivalidade de uma década atrás. Hoje as grandes histórias vêm dos grandes torneios, como um Botafogo que foi longe na Libertadores com orçamento limitado e deve disputá-la novamente no ano que vem.

Mas quem tem a oportunidade de terminar o ano como campeão de algo relevante é o Flamengo. O sucesso ou fracasso na Sul-Americana será o termômetro rubro-negro no fim de temporada.

Ricardo Rocha
Comentarista SporTV

O Flamengo chegou na Copa do Brasil, o Flamengo foi campeão carioca. Se esperava um futebol um pouco melhor? Normal, pelas contratações que foram feitas. Mas eu acho que não é terra arrasada, não.

O Flamengo está lutando na Sul-Americana, está lutando no Campeonato Brasileiro. É claro que título é fundamental. Com o Jair, acho que foi pela condição que foi dada. Ele conseguiu, principalmente no início, fazer um milagre.

Juninho Pernambucano
Comentarista TV Globo

Um time como o Botafogo, que não tem poder de contratação, e que faz tudo no trabalho do dia a dia, com jogadores considerados medianos, e que chega ao nível em que eles chegaram, mesmo não confirmando um título.

Mas, por exemplo, um time que fazia 35 anos que não chegava a uma quartas de final de Libertadores, eu considero uma temporada vencedora. Dentro das circunstâncias do Botafogo. Eu também não trocaria.

Pelo lado do Flamengo, é ao contrário. Tiveram investimentos e se esperava um título. Ao mesmo tempo em que eu critico o Campeonato Carioca dessa forma, eu sei que depois que levanta o troféu, é bacana. Ser campeão, ter a festa da torcida, tem a foto do time. Acho que não é ficar em cima do muro, mas dá para compreender os dois.

Lédio Carmona
Comentarista SporTV

O ano do Botafogo é muito bom, uma sequência de 207 6. Acho que tudo que o Jair fez esse ano e no ano passado, talvez para a carreira dele, e talvez para a consolidação do Botafogo como um time de ponta, mais uma vez de ponta do futebol brasileiro, sem oscilação, seja mais interessante do que um título estadual. Não vi nenhum absurdo no que ele falou. Eu concordo com ele. É claro que seria legal ganhar o Estadual.

Acho que o ano do Flamengo não é um ano desastroso, mas é um ano muito abaixo do que se imaginava, muito abaixo. Ganhar o Estadual tem sua importância, mas uma importância menor do que ganhar uma Libertadores e uma Sul-America na, que o Flamengo ainda pode ganhar, e um Brasileiro.


Marcadores:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget