Bandeira defende torcida do Flamengo e fala em "infiltrados"

GLOBO ESPORTE: O Flamengo não se manifestou apenas em nota oficial sobre os episódios de violência no Maracanã. Em entrevista à TV Globo, o presidente Eduardo Bandeira de Mello disse que o clube não teve culpa pela desordem na final da Sul-Americana contra o Independente e isentou a torcida rubro-negra.

No entendimento do dirigente, desordeiros se infiltraram e causaram todo o tipo de tumulto. Para ele, a nação rubro-negra está acima do bem e do mal.

Eduardo Bandeira, Presidente do Flamengo - Foto: Reprodução
- É absolutamente injusto atribuir à torcida do Flamengo, que é uma entidade acima do bem e do mal. O que aconteceu foi produto do trabalho de desordeiros e já estava programado - disse o dirigente.

Bandeira afirmou ainda que "alguma coisa saiu errada" no planejamento de segurança da partida de quarta-feira. E garantiu que o clube irá assumir os prejuízos pelos estragos no Maracanã.

Confira outras respostas do presidente:

Houve falha no planejamento de segurança?
Essa questão da invasão, como toda invasão, é de fora pra dentro. Na Copa do Mundo foi montado um esquema que impediu esse tipo de ação. Infelizmente essa invasão de torcedores ou de desordeiros infiltrados na torcida do Flamengo foi programada com mais de uma semana de antecedência. Foi espalhada pela internet, convocação de invasão, chamaram até de sócio-invasão... As autoridades já estavam cientes que esse tipo de problema poderia acontecer. Não quero... não tenho elementos para avaliar os detalhes da operação que foi montada, mas certamente alguma coisa saiu errada.

Postura da torcida
Eu acho que existem alguns desordeiros que se infiltram na torcida do Flamengo e provocam esse tipo de coisa. Muitas vezes estimulados por redes sociais, até por alguns jornalistas. Parte da torcida acha que tem o direito de entrar no espetáculo mesmo sem pagar. E o que acontece é que essa invasão foi programada, acabou acontecendo. O Flamengo não tem responsabilidade nenhuma com isso. Nós vendemos todos os ingressos, fizemos apelo pela paz nos estádios, fizemos apelo para que os torcedores chegassem mais cedo, que é a melhor maneira de se evitar problema.

Dentro do estádio, a gente praticamente não teve problema nenhum. Agora, tivemos esses acontecimentos lamentáveis do lado de fora, que o Flamengo repudia, o Flamengo sempre desestimulou e nós temos que encontrar soluções juntos.

Imagem da torcida
A torcida do Flamengo é o maior patrimônio do Flamengo. São 40 milhões de torcedores, ninguém tem a torcida que o Flamengo tem. Tudo que o Flamengo tem, tudo que o Flamengo está conseguindo fazer para se reerguer... A receita do Flamengo é toda derivada da torcida do Flamengo. Se a gente tem um excelente contrato com a televisão, é porque a torcida do Flamengo dá mais audiência. Se a gente tem os melhores patrocínios na camisa, é porque a torcida do Flamengo que compra os produtos. Se a gente tem uma excelente receita do sócio torcedor, é porque a torcida do Flamengo nos proporciona isso. É absolutamente injusto atribuir à torcida do Flamengo, que é uma entidade acima do bem e do mal o que aconteceu. Foi produto do trabalho de desordeiros que já estava programado.

O que fica de aprendizado
O segredo pra tudo é um bom planejamento e o Flamengo vai sempre se colocar à disposição das autoridades para participar do planejamento. Não podemos assumir responsabilidades que não são nossas. Mas participar, contribuir com ideias, com sugestões, participar de campanhas para conscientizar o publico, a população, é nosso interesse, é nossa obrigação.

Indefinição da gestão do Maracanã
Há muito tempo a torcida do Flamengo está aguardando a definição da situação regulatória do estado. Existe uma promessa de que vai ser lançado um edital de licitação para o Maracanã ao qual o Flamengo pode se candidatar a ser o concessionário. Esse novo concessionário vai ter segurança jurídica para investir no Maracanã para melhorar os acessos, para talvez até instituir trechos, setores do estádio com ingressos populares e evitar esse tipo de problema. O Flamengo não pode ser responsabilizado por um ativo ao qual ele não administra, o Flamengo aluga o Maracanã para uma partida, mas esse tipo de indefinição, esse jogo de empurra que já existe há muito tempo, certamente contribui também para esse tipo de problema. Eu tenho certeza que, se definida a questão regulatória do Maracanã, a gente vai poder partir para uma solução definitiva.

Bandeira afirmou ainda que "alguma coisa saiu errada" no planejamento de segurança da partida de quarta-feira.


Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget