É hora do Flamengo voltar a ser campeão

ESPN FC: Por João Luis Jr

Foi uma longa jornada. Numa temporada de 83 jogos, que envolveu desde vitórias que nos fizeram acreditar que tudo era perfeito e seríamos felizes pra sempre, até derrotas que nos levaram a questionar o sentido da vida e prometer que nunca mais iríamos sorrir, o Flamengo foi do céu ao inverno e voltou inúmeras vezes, numa montanha russa de emoções com direito a todos os loopings possíveis.

Jogadores chegaram, jogadores se despediram, heróis se tornaram vilões e vilões se tornaram heróis. Atletas esquecidos tomaram a frente dos holofotes, alguns de quem esperávamos muito apenas sumiram, e planejamentos foram abandonados, repensados, corrigidos, num lembrete constante de que a única garantia que você pode ter, seja no esporte ou na vida, é que nenhum de nós nunca pode ter garantias de nada.

Time do Flamengo na final da Sul-Americana contra o Independiente - Foto: Gilvan de Souza
E criticamos. Reclamamos de resultados ruins, jogadores ruins, atuações ruins. Reclamamos da falta de intensidade, do excesso de cruzamentos, dos jogadores que atuavam demais, dos jogadores que nunca atuavam, de goleiros, zagueiros, laterais, volantes, meias, atacantes. Criticamos porque amamos, criticamos porque torcemos, criticamos porque é nosso dever, criticamos porque mesmo o amor mais bonito tem limites e só cobramos porque sabemos que enquanto existir a possibilidade de mais não vamos nos contentar com menos.

E elogiamos. Vibramos com as grandes vitórias, com os acertos dos craques, com as grandes noites do futebol. Elogiamos dribles desconcertantes, cabeçadas que acharam o ângulo perfeito, nos empolgamos com o jovem que surgiu com categoria de veterano, apoiamos o reserva que tomou a vaga de titular pra nunca mais sair. Elogiamos porque cada acerto desse time é uma alegria sincera pra quem ama esse clube, porque cada conquista dele é uma conquista nossa também porque no fim das contas não existe uma separação, o Flamengo é o time mas também é cada um de nós e todos nós somos juntos o Flamengo.

E amanhã, no capítulo final dessa narrativa que foi 2017 é, acima de tudo, a hora de apoiar. A hora de fazer o que fazemos melhor e fazemos como nenhuma outra torcida no mundo sabe fazer, que é não apenas torcer, não apenas estar com o Flamengo, mas sim empurrar o Flamengo, ser o Flamengo. Esquecer qualquer raiva passada, deixar pra depois qualquer restrição a jogador ou treinador, e se unir na comunhão entre essa imensa nação de apaixonados, do tamanho de um país e com mais fiéis que várias religiões, e esses 11 homens escolhidos para nos representar cuja única missão é garantir que essa nação vá dormir feliz nessa noite de quarta-feira.

Porque amanhã, esteja você no estádio, em casa, no bar, fora do Rio, fora do Brasil, é o dia de acreditar que o seu grito vai cortar o cruzamento que a defesa deixaria passar, que a sua fé vai completar o passe que quase não chegou, que o seu incentivo vai fazer aquela cobrança de falta ter apenas a curva necessária para enganar o goleiro. Amanhã é o dia de mostrar que 12º jogador não é só uma figura de linguagem, mas sim uma demonstração clara de que dentro da nossa casa todo adversário vai sempre jogar com um a menos enquanto o Flamengo existir, porque somos muitos e estamos aqui e vamos levar esse time aonde ele precisar chegar, por mais difícil que isso possa ser.

Porque amanhã é dia de final. Amanhã é dia de torcer. E cabe a cada um de nós, dentro e fora de campo, fazer com que amanhã seja também dia de ser campeão. Seja também dia de Flamengo.

E cabe a cada um de nós, dentro e fora de campo, fazer com que amanhã seja também dia de ser campeão. Seja também dia de Flamengo.



Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget