Flamengo não será excluido da Libertadores, mas pegará punição

GILMAR FERREIRA: Oficialmente, embora os jogadores e quase todos os profissionais já estejam de férias, o ano para o Flamengo ainda não terminou.

Existe apreensão da diretoria para a decisão do Comitê de Disciplina da Conmebol com relação aos episódios ocorridos na final da Sul-Americana, contra o Independiente, no Maracanã.

É quase certo que o clube não será excluído da Libertadores de 2018.

Mas dificilmente escapará de punição severa.

MEMBROS da diretoria da entidade, pessoas, próximas ao presidente da entidade, o paraguaio Alejandro Domínguez, sustentam que o caso será detalhadamente analisado pelo que a entidade chama de Unidade Disciplinária.

Foto: Divulgação
Mas sem pressão, apenas sob a luz do que prevê o artigo 6° do Regulamento Disciplinário.

O fato de todo o ocorrido ter se dado fora do campo de jogo atenua a gravidade, mas não elimina a responsabilidade do Flamengo, responsável pela ordem e segurança do espetáculo.

FORAM protocolados para apreciação material que atesta os transtornos gerados pelas manifestações dos torcedores do Flamengo, desde a chegada da delegação do Independiente ao aeroporto até a entrada no Maracanã.

Material que será somado ao relatório do delegado do jogo e à súmula do árbitro da partida.

A Conmebol abriu mão de seus percentuais na renda como organizador das partidas e os reverteu para o clube mandante acentuando sua responsabilidade objetiva.

POR ISSO, não acredito que a possa passar de multa pecuniária, mais a perda do direito de mandar um ou dois jogos com torcida no estádio.

Mas isso, por si só, já seria lastimável à participação do time na fase de grupos da próxima Libertadores.

De qualquer forma, o clube poderá depois recorrer da sanção, como fizeram Palmeiras e Peñharol, protagonistas do último caso de grande repercussão apreciado pelo órgão.

A decisão deve sair amanhã, no sorteio dos grupos da competição.

O fato de todo o ocorrido ter se dado fora do campo de jogo atenua a gravidade, mas não elimina a responsabilidade do Flamengo.



Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget