Libertadores 2018 já tem 17 campeões

CORREIO BRAZILIENSE: O bicampeonato do Independiente na Copa Sul-Americana na noite desta quarta-feira, no Maracanã, amplia um recorde da Copa Libertadores da América 2018. Com a classificação da equipe argentina, a edição do ano que vem passa a ter 17 dos 25 times que já levantaram o troféu no principal torneio de clubes do continente. A maior marca pertencia a Libertadores de 2016, que contou com 15 vencedores da competição.

Maior colecionador de títulos da Libertadores, o heptacampeão Independiente retorna ao torneio após sete anos de vacas magras. A última participação havia sido em 2011. Os amargos terminaram em terceiro lugar no Grupo 8 e deram adeus precocemente ao torneio. Na época, o Rei de Copas também havia entrado no torneio graças ao primeiro dos dois títulos da Sul-Americana, em 2010, diante de outro time brasileiro — o Goiás.

Felipe Vizeu em Flamengo x Independiente - Foto: Buda Mendes/Getty Images
Por sinal, o Independiente confirma mais uma vez a fama de carrasco dos clubes brasileiros em finais. Ficou com a taça em cinco das sete decisões. Além de superar Flamengo e Goiás em finais da Copa Sul-Americana, o algoz bateu São Paulo e Grêmio em decisões da Libertadores e o próprio Flamengo na Supercopa dos Campeões de 1995. Apenas Internacional e Grêmio conseguiram derrotar o Rei de Copas valendo título — ambos na Recopa Sul-Americana. O time colorado triunfou em 2011 e o tricolor gaúcho em 1996.

A conquista do Independiente é mais uma daquelas histórias recentes de clubes que passaram o vexame do rebaixamento, aprenderam com a queda e deram a volta por cima conquistando um título internacional. Foi assim com Grêmio, Corinthians, Atlético Mineiro e River Plate recentemente na Copa Libertadores.

O Independiente caiu para a segunda divisão do Campeonato Argentino na temporada de 2012/2013. Retornou em 2013/2014 após terminar a segundona em terceiro lugar, atrás do Banfield e do Defensa Y Justicia. Três temporadas depois, conquista a Copa Sul-Americana com autoridade sobre o Flamengo e manda recado aos concorrentes na próxima Libertadores 2018: o Rei de Copas voltou! Azar de quem cair na chave do Independiente no sorteio da próxima quarta-feira…

LIBERTADORES 2018
Os classificados por país

» Argentina
Boca Juniors, River Plate, Atlético Tucumán, Estudiantes, Racing, Banfield* e Independiente

» Bolívia
The Strongest, Bolívar, Bolivar 3 e Oriente Petrolero*

» Brasil
Grêmio, Corinthians, Cruzeiro, Palmeiras, Santos, Flamengo, Vasco* e Chapecoense*

» Chile
Universidad de Chile, Colo-Colo, Santiago Wanderers* e Chile 4*

» Colômbia
Atlético Nacional, Colômbia 2, Junior Barranquilla* e Millonarios*

» Equador
Equador 1, Equador 2, Independiente del Valle* e Macará*

» Paraguai
Cerro Portenõ, Libertad, Guaraní* e Olimpia*

» Peru
Alianza, Real Garcilaso, Melgar* e Universitario*

» Uruguai
Peñarol, Defensor, Nacional* e Montevideo Wanderers*

» Venezuela
Venezuela 1, Venezuela 2, Carabobo* e Deportivo Táchira*

*Classificado para a fase eliminatória.

Três temporadas depois, conquista a Copa Sul-Americana com autoridade sobre o Flamengo.



Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget