Não é necessário fazer terra arrasada no Flamengo

BLOG DO PVC: Completamente despolitizado, diferente da maior parte das discussões sobre o Flamengo nos últimos três meses, um torcedor rubro-negro me aborda na saída da arquibancada do Maracanã. ''Por que o Flamengo perdeu?'' A fuga da resposta, para não ser definitivo sobre uma questão que pode ter diversas respostas, não adiantou, e foi necessário encontrar uma explicação. ''Porque o Flamengo foi, neste ano todo, um time que controlou o jogo e não definiu.''

O rapaz à minha frente encontrou uma explicação sexual que completava o que se dizia. Boa explicação. Um time sem clímax. É justo dizer isto.

Felipe Vizeu e Lucas Paquetá comemorando gol pelo Flamengo com dancinha - Foto: Bruna Prado/Getty Images
O torcedor seguinte veio com discursos feitos, verdades absolutas construídas a partir de verdades relativas, às vezes a partir de mentiras. De que o time não tem alma, que a torcida não está presente. A torcida lotou o Maracanã e há imagens que mostram a torcida do Independiente silenciosa no primeiro tempo. Não gritaram o tempo todo. Os rubro-negros também não.

Fato é que o Flamengo jogou na quarta-feira à noite igual a todos os demais jogos do ano. Tocou, organizou, cercou, não finalizou. Ou finalizou mal.

E a partir da derrota, causada pelos mesmos erros deste ano, politiza-se a discussão. O Flamengo não tem alma, não tem torcida vibrante, não tem um time comprometido… Não parece ser nada disto.

O Flamengo controla o jogo e não o mata.

Daí que não é necessário fazer terra arrasada. Mas olhar para o próximo ano com a chance de corrigir problemas. Melhorar as vantagens para que sócios sentem-se na arquibancada, aumentar a porcentagem de torcedores no estádio, diminuir a porcentagem da renda, fazer a torcida comparecer em maior número.

Se o Flamengo conseguir isto, será muito mais forte.

Fato é que o Flamengo jogou na quarta-feira à noite igual a todos os demais jogos do ano. Tocou, organizou, cercou, não finalizou. Ou finalizou mal.


Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget