Confira os investimentos do Flamengo em TI nos últimos anos

SITE OFICIAL DO FLAMENGO: Prezados associados,

Iniciando mais um ano à frente da Vice-Presidência de Tecnologia da Informação do Flamengo, é com orgulho que cumprimento-os com algumas vitórias conquistadas pelo departamento até aqui. Contando com a competência dos profissionais que temos em nossa equipe, conseguimos realizar grandes feitos, tanto no Centro de Treinamento George Helal, onde treina nosso futebol, quanto na sede social da Gávea, trazendo mais conforto, segurança e modernidade para atletas, funcionários, sócios e para toda Nação Rubro-Negra.

Vale ressaltar que, em mais um ano difícil para a economia brasileira, pudemos realizar mais do que imaginávamos neste período, devido a toda transformação administrativa que o Flamengo vem passando. Todas as conquistas, sem dúvida, são um incentivo para contribuições ainda mais relevantes pela área de tecnologia, ajudando a dar suporte a essa importante mudança que ainda está em curso na história do maior clube do Brasil.

Luiz Filipe Teixeira (direita), Vice-presidente de Tecnologia da Informação do Flamengo - Foto: Divulgação
Sede social: serviços e segurança
Em 2016 e 2017, adquirimos novas roletas para entrada de associados, todas modernizadas com sistema de biometria, e também incluímos novas roletas para acesso ao Remo, Fla Memória e parque aquático. Além disso, criamos um importante ambiente de homologação do sistema de gestão do clube para testar funcionalidades e iniciamos a revisão de todos os processos e procedimentos da área de tecnologia. Outra novidade foi virtual: ampliamos a oferta de serviços ao associado no Portal do Sócio e agora é possível iniciar o processo de transferência do título, excluir dependentes, cancelar ou reativar o título, dentre outras ações, de forma segura, fácil e rápida pela internet. Mais uma novidade no intuito de oferecer sempre mais comodidade ao sócio do Flamengo foi implementada na recepção da entrada da Avenida Borges de Medeiros - um totem digital de autoatendimento.

Preocupado com a salvaguarda de todos os documentos produzidos no clube, o Departamento de Tecnologia começou em 2014 o processo de aquisição de uma ferramenta de antivírus corporativa, com proteção em tempo real e atualização constante. Chegamos, já ao final de 2016, com todos os computadores protegidos, o que foi muito importante em 2017, ano em que ouvimos muito falar de ataques de vírus e "sequestros de dados", os chamados ransomwares. Hoje estamos preparados para a maior parte dos ataques virtuais e podemos monitorar as atualizações entre as estações e garantir que a nossa rede opere de forma segura. Ainda no final de 2016, realizamos a aquisição de novas ferramentas de segurança digital, os firewalls, equipamentos com inteligência para filtrar e evitar acessos indevidos aos nossos sistemas e servidores, oferecendo uma nova camada de proteção à rede do clube. Já no início de 2017, fechamos um contrato de serviços especializados em segurança da informação para ajudar a evitar ataques e invasões a nossos sistemas.

Além da segurança digital, o departamento também cuidou da segurança física dos associados, atletas e funcionários, modernizando e incluindo novas câmeras de segurança na Gávea e no Ninho do Urubu, resguardando, além dos frequentadores dos locais, todo investimento em infraestrutura que vem sendo feito na sede social rubro-negra e no Centro de Treinamento George Helal. Em paralelo, montamos um NOC, do inglês Network Operation Center (Centro de Operações de Rede), de onde é possível ter uma visão em tempo real e proativa de todos os equipamentos instalados no Clube, no Centro de Treinamento George Helal e na Ilha do Urubu. Isso ajudará significativamente na diminuição de indisponibilidades de equipamentos como, por exemplo, catracas do clube e sistemas.

Estádios e torcedores
No último ano, não poupamos esforços para propiciar um palco à altura do nosso Flamengo: participamos ativamente da recuperação do Maracanã, que estava totalmente abandonado e danificado. As melhorias nas estruturas de catracas, áudio e vídeo foram bastante significativas.

Visando melhorar a experiência da venda de ingressos online, fomos ao mercado buscar um fornecedor que pudesse atender às nossas expectativas. Ao longo do ano fomos ajustando a operação e fornecemos um melhor serviço aos sócios e torcedores, ainda que este esteja longe do ideal, e teremos boas notícias em 2018. Vamos sempre buscar otimizar a venda de entradas para oferecer o melhor atendimento possível à Nação Rubro-Negra.

Para completar, não podemos deixar de lado a entrega da reforma do estádio Ilha do Urubu. Toda a estrutura de tecnologia foi pensada nas melhores práticas de mercado, visando maximizar a performance e minimizar os custos de manutenção.

Melhorias para os funcionários
Já em 2016, fizemos a transição do site do clube (www.flamengo.com.br) e o fornecimento de serviços de e-mail corporativo, optando por uma ferramenta de mercado para que trouxéssemos mais produtividade para a organização. Hoje, todos os funcionários dispõem de e-mail corporativo, certificado e alinhado com as tendências de mercado em segurança e gerenciamento deste serviço. Optamos pela suíte de produtividade Office 365, da Microsoft, com grande ampliação da oferta de serviços, incorporando ferramentas importantes como Office Online, OneDrive e Skype for Business - isso tudo com redução significativa dos custos operacionais e total conformidade com o licenciamento dos softwares utilizados no clube.

Também entregamos um portal de serviços internos, voltado aos colaboradores, em que cada funcionário pode abrir sua própria requisição para a área de TI. A ideia é que, ao longo de 2018, possamos expandir o portal para outras áreas, como Fla-Gávea, RH, Marketing, Comunicação, Esportes Olímpicos, e outras, gerando agilidade e aumentando a confiabilidade nas prestações de serviços aos colaboradores.

Em 2017, apesar das dificuldades da nossa economia, continuamos a investir: compramos mais novos equipamentos para os colaboradores e continuamos nossa jornada de transição de oferta de serviços na "nuvem" para o contínuo crescimento do clube e na sua gestão de forma eficiente.

Novidades do Departamento de TI
Neste mesmo período, após meses de desenvolvimento e dezenas de horas de entrevistas, foi entregue o Plano Diretor de Tecnologia da Informação para o triênio 2016/2017/2018. Este é um marco inédito na história do clube e representa uma guinada no direcionamento estratégico da área de Tecnologia, cujo foco deixa de ser o curto prazo e prioriza as ações de médio e longo prazos, no planejamento e no crescimento estruturado para suportar as áreas da nossa organização. Este importante instrumento norteará as ações do Departamento de Tecnologia para os próximos anos, objetivando maior transparência, eficiência dos recursos empregados e propiciando às demais áreas o suporte necessário para novas oportunidades de receita para o clube.

Em outubro de 2016, trouxemos do mercado um gerente de TI, com ampla experiência na área de tecnologia e passagem por grandes empresas, para liderar a transformação tecnológica do Flamengo, conduzindo a mudança de perfil do departamento, que deixou de ser apenas técnico para passar a gerar novas parceiras e redução de custos, contando com material humano e habilidade para atingir as metas definidas. A intenção é cada vez mais deixar de ser uma área operacional para se tornar uma área estratégica e participativa nos objetivos do Mais Querido.  Para isso, muito trabalho de backoffice foi feito e ainda está em andamento.

Ainda em 2016, consolidamos os serviços na "nuvem", tecnologia que pode reduzir custos e é uma tendência de mercado, com inegáveis benefícios. Licitamos um parceiro que pudesse nos apoiar nesta transição, levando sistemas que rodavam em arcaicos servidores para a cloud. Finalizamos 2016 com a parceria fechada e iniciamos 2017 melhorando e transformando nossas aplicações. Hoje temos serviços sendo rodados na Microsoft e IBM.
Com isso, pudemos avançar na governança de TI, mapeando processos e criando documentação dos ambientes, procedimentos e controles de forma a manter a aderência ao negócio, diminuir riscos e aumentar a eficiência do departamento.

O que esperamos para 2018
Todo o trabalho realizado em 2016 e 2017 foi feito visando a preparação do departamento e dos processos para a substituição do sistema de gestão do clube em 2018. Após um longo processo de análise de mercado, divulgação de edital e realização de concorrência durante oito meses em 2017, começaremos em 2018 a implementação de um novo ERP - Enterprise Resource Planning, em português "Sistema de Gestão Empresarial". O atual sistema dará lugar ao software SAP S/4 HANA que, dentre os muitos benefícios, permitirá a contínua melhora dos nossos processos, controles e compliance.

A previsão é de que este projeto tome todo o ano de 2018 com o envolvimento de todas as áreas do clube, para que em 2019, com a implementação completa, o Flamengo chegue ao patamar administrativo das maiores organizações do mundo. Este sistema, que já vem sendo amplamente empregado no esporte em países de maior investimento do setor, também poderá, no futuro, acoplar melhores ferramentas de performance analítica para o futebol, nosso carro-chefe.

Também pretendemos, ainda em 2018, trazer para o futebol profissional toda a potencialidade do BI e Big Data, municiando nossos departamentos de inteligência com mais informações e unindo a experiência dos nossos profissionais com o mais moderno de tecnologia.

Finalmente, agradecemos a todos que participaram de nossas vitórias e nos deixamos à disposição dos senhores e senhoras para quaisquer esclarecimentos sobre a área de tecnologia.

"Que teu futuro ainda será mais lindo,
Que o teu presente, que tão lindo é."

Saudações rubro-negras!

Luiz Filipe Teixeira
Vice-presidente de Tecnologia da Informação

As melhorias nas estruturas de catracas, áudio e vídeo foram bastante significativas.

Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget