Metade da população do Rio, Flamengo vê torcida longe do estádio

ESPORTE INTERATIVO: "Um clássico, pelo profissional, no Maracanã... Não sei nem o que dizer. Hoje (sexta-feira), na hora de dormir, vai ser complicado". As palavras são de Matheus Thuler, de 18 anos, zagueiro recém-promovido ao elenco profissional do Flamengo que vive a véspera do primeiro duelo com o Vasco. A expectativa do garoto, no entanto, não se reflete no torcedor carioca.

Só 10 mil pessoas - até a manhã deste sábado (27) - compraram antecipadamente ingressos para o clássico deste, às 17h (de Brasília), no Maracanã. Número que significa pouco mais de 10% da capacidade do Templo do futebol. Pesa o fato de o Flamengo, mandante da partida, prometer jogar quase desfigurado, sem as principais estrelas e com muitos garotos, como aconteceu nas rodadas anteriores. Mas, o problema vai além: os muitos clássicos valendo pouco e o interesse baixo no Estadual ajudam a afastar o torcedor.

Torcedores pobres do Flamengo - Foto: Futebol em Campo
Em 2017, o Flamengo, que domina quase 50% da torcida carioca, segundo o Ibope, jogou nove clássicos no Carioca. Destes, cinco tiveram públicos que encheram mais da metade do estádio, contando as duas finais contra o Flu. Ou seja, quatro jogos entre os principais clubes do estado não passaram dos 50% de taxa de ocupação. Sem envolver o Rubro-Negro, o cartão de visitas de 2018 não foi positivo: no primeiro clássico do ano no futebol carioca, o Fluminense e Botafogo da segunda rodada da Taça Guanabara, só 8.538 pessoas se deram ao trabalho de ir ao Maracanã - 7126 pagaram por ingressos.

Jogadores do Flamengo comemoram na semifinal contra o Botafogo, na edição passada

A decisão de 2017 foi o que fez os números aumentarem, já que 109.063 torcedores foram ao Maracanã assistir aos dois Fla-Flus. Para efeito de comparação, a soma dos públicos dos sete clássicos anteriores dá 142.601. Proporcionalmente, no último ano, o pior número foi na semifinal contra o Botafogo, em 23 de abril: 20.853 pessoas presentes no Maracanã e taxa de ocupação de 26,4%.

Apesar do interesse reduzido do público, a conquista do Carioca de 2017 foi especialmente comemorada pelo Flamengo justamente pelo número de confrontos com rivais: nove. Isso em 17 jogos. Com o mesmo formato de competição, a maratona vai se repetir neste ano se o Rubro-Negro alcançar a final e os rivais chegarem às decisões da Taça Guanabara e da Taça Rio.


Em 2017, o Flamengo, que domina quase 50% da torcida carioca, segundo o Ibope, jogou nove clássicos no Carioca.

Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget