Técnico sub-20 do Flamengo busca título inédito na carreira

GLOBO ESPORTE: O jeito acelerado, concentrado em campo, às vezes dá a impressão de que se trata de um cara ranzinza, sério, não muito afeito a brincadeiras. Mas bastam três minutos de conversa depois do jogo e algumas perguntas sobre o passado de jogador para Maurício Souza, o Mauricinho, soltar o humor e o sotaque típico do carioca da Zona Norte. Mais precisamente, de Vila Isabel.

- Eu era um 8, mas bota aí que eu era um dez - diz, soltando um sorriso, o técnico que, mesmo perdendo um time inteiro de jogadores em determinado momento, levou o Flamengo à decisão da Copa São Paulo de Juniores.

Maurício Souza, técnico sub-20 do Flamengo - Foto: Gilvan de Souza
Mauricinho realmente era um camisa 8. Segundo volante da base do América, chegou a se profissionalizar e jogar três Campeonatos Cariocas, entre 1995 e 1997 e uma Série C. Depois, voltou ao futsal, esporte em que iniciou sua trajetória de atleta. Morou na Espanha, onde atuou por dois anos nas quadras.

- Eu era inteligente e técnico, mas não tinha força, e o jogo já tava ficando pegado. E não consegui jogar em alto nível - analisa Maurício.

A inteligência é admirada por vários colegas de profissão, que o definem como um "estrategista", que sabe se adaptar aos grupos que comanda e fazer com que esses jogadores evoluam no processo, seja qual for o estilo de jogo da equipe. No Botafogo, variou entre ter a posse de bola e jogar mais no contragolpe, quando enfrentava adversários mais fortes. No Flamengo sub-20, com o número de desfalques que tem e a sequência desgastante da Copinha, também varia.

- Eu gosto de jogar com a bola, com posse, propondo o jogo, mas às vezes isso não é possível por alguns motivos. Então busco me adequar sempre às características do elenco que tenho - diz.

Voltemos, pois, à trajetória dele. Após a tentativa no América, Maurício chegou a ir para a Espanha jogar futsal e atuou no Brasil também. Conciliando com o curso de educação física e já pensando em uma transição para ser treinador. Quando jogava futsal no Casa de España, veio o convite, em 2005, para assumir a equipe mirim, feito pelo falecido Ricardo Lucena, uma referência no futsal carioca. E prontamente aceito.

Em 2010, o Botafogo fez uma parceria com o Casa de España e Maurício assumiu a equipe pré-mirim do Botafogo, já no campo. A partir daí, passou por todas as categorias e chegou até a ser auxiliar de Eduardo Húngaro nos profissionais, em 2014, quando era técnico do sub-20. No mesmo ano, foi campeão carioca sub-20, derrotando o Fluminense de Gerson, Marlon, Gustavo Scarpa e Kenedy na decisão.

No Fogão, Maurício comandou nomes que estão nos profissionais hoje, como Igor Rabello, Vinícius Tanque e Fernandes. Em alguns casos, mudou jogadores de posição. Marcinho, por exemplo, era atacante e foi adaptado na lateral direita. Ribamar, então volante, virou centroavante, e com a 9 foi vendido ao futebol alemão.

A saída do Alvinegro aconteceu em 2016, e pouco depois Maurício foi para o Flamengo. Começou como coordenador de futsal, passou pelo sub-16, foi vice-campeão da Taça BH Sub-17 e chegou ao time sub-20 no final do ano passado, após a saída de Gilmar Popoca. Em sua segunda competição nacional com o sub-20, chega à decisão de uma Copa São Paulo pela primeira vez na carreira. E tira de letra as mudanças que precisa fazer a cada jogo.

- Isso faz parte do processo de formação. O importante é que quem entra está dando uma boa resposta, e é isso o que nos fez chegar onde estamos.



Voltemos, pois, à trajetória dele. Após a tentativa no América, Maurício chegou a ir para a Espanha jogar futsal e atuou no Brasil também.



Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget