Clubes que venderam seus mandos venceram mais partidas

JORNAL DE BRASÍLIA: Com a queda do veto que proibia a venda do mando de campo em jogos do Campeonato Brasileiro, uma discussão veio à tona: a qualidade técnica e os resultados seriam favoráveis aos times visitantes e prejudicariam os mandantes. Mas um levantamento feito pelo Torcida mostra que não é bem assim. Em 49 confrontos realizados em um estado diferente do clube que negociou a partida, nos Nacionais de 2014, 2015 e 2016, somente em 17 oportunidades (34%) o time que vendeu o mando de campo saiu derrotado. Houve ainda oito empates e 24 vitórias.

Baseado nas informações disponibilizadas no site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o estádio Mané Garrincha é o preferido dos mandantes, com 17 jogos. Na sequência vem a Arena Pantanal (9), em Cuiabá, no Mato Grosso, seguido do estádio Kléber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo, com oito.

Everton, do Flamengo, cobrando escanteio no Mané Garrincha - Foto: Gilvan de Souza
Entre os clubes que venderam seus jogos, os problemas de gestão do histórico estádio do Maracanã fizeram com que os cariocas dominassem essa prática: 36 partidas realizadas fora do Rio de Janeiro. O Flamengo é o líder absoluto, com 18, seguido por Botafogo (10), por Fluminense (6) e por Vasco (2).

Os times paulistas vêm logo depois, com cinco partidas fora de São Paulo: Santos (3), Corinthians (1) e Ponte Preta (1). Atlético-MG, Cruzeiro e América-MG jogaram, uma vez cada, longe de Minas Gerais. O Goiás mandou duas partidas fora de Goiânia e do Serra Dourada, enquanto Santa Cruz, Atlético-PR e Figueirense saíram de seus estados uma vez cada.

O secretário-adjunto de Turismo do Distrito Federal, Jaime Recena, comemorou a possibilidade de Brasília e do estádio Mané Garrincha voltar ao circuito do Campeonato Brasileiro. “No ano passado, a gente batalhou bastante para que esse veto fosse revertido, mas não deu. Eu acho que essa decisão é democrática e vai permitir que os torcedores do país inteiro assistam aos jogos de seu time mais de perto”, argumenta. “A decisão foi acertada e vai contribuir para um ótimo Campeonato Brasileiro em 2018”, completa.

Namoro

Logo após o veto ter sido derrubado pelos clubes no Conselho Técnico da CBF, na última segunda-feira, os responsáveis pelo Mané Garrincha já começaram a se movimentar em busca de jogos aqui para a capital. Jaime Recena, sem entrar em detalhes, admite que existe um “namoro” do Flamengo com Brasília.

“Antes da proibição, o Flamengo já tinha até encaminhado uma quantidade significativa de jogos aqui na cidade. Já tivemos a oportunidade de conversar, de forma informal, com eles. Não tem nada formalizado, mas é claro que eles (Flamengo) tem o desejo de voltar a jogar aqui em Brasília”, explica o secretário-adjunto.

Ainda assim, segundo Jaime Recena, a expectativa é que a cidade receba outras equipes que já jogaram aqui em anos anteriores.

“Temos o Fluminense, o Botafogo, o Atlético-MG, o São Paulo… Nós esperamos que essas equipes voltem a se interessar pelo Mané Garrincha para que a gente movimente bastante a nossa arena”, explica.

Saiba mais

A estratégia para convencer os clubes a jogar em Brasília já está traçada pelo GDF: a negociação da taxa de ocupação, dinheiro que o governo recebe por cada jogo disputado no Mané Garrincha. “A gente sempre procura fazer uma taxa atraente, mas sempre pensando também no lucro do Estado. Além disso, existe o fator de concorrência, porque nós não somos a única praça que busca receber jogos do Campeonato Brasileiro”, lembra Jaime Recena.

Os times só poderão atuar cinco vezes fora de seu estado de origem; o visitante precisa concordar com isso e as trocas de local de jogo estão proibidas nas últimas cinco rodadas.

O Flamengo é o líder absoluto, com 18, seguido por Botafogo (10), por Fluminense (6) e por Vasco (2).



Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget