Defesa do Flamengo tem o melhor início da história

GLOBO ESPORTE: início de temporada normalmente é elencado de justificativas para eventuais tropeços dos clubes grandes. É um tal de um "o time de menor investimento vem treinando desde novembro", "nosso time está longe do entrosamento ideal", "tivemos que usar muitos jovens que ainda sentem o peso dessas partidas". Essas e outras poderiam ser desculpas dadas pelo técnico Paulo César Carpegiani neste começo de 2018.

Entretanto, mesmo com a utilização de muitos jovens, o Flamengo vem com bons resultados no início do Estadual. Depois de quatro vitórias e um empate, o que mais chama a atenção é o excelente desempenho defensivo da equipe rubro-negra. Pela primeira vez em sua história, o clube carioca passou as primeiras cinco partidas oficiais de um ano sem sofrer gols.

A estatística parece não dizer tanta coisa quando comparamos o nível de boa parte dos adversários: Volta Redonda, Cabofriense e Bangu e Nova Iguaçu. No entanto, a marca obtida ganha valor ao pensarmos que os clubes grandes normalmente têm uma tabela tranquila no início de todas temporadas e o Flamengo jamais havia passado esse período sem ser vazado. Há de se ressaltar também que o arquirrival Vasco completa a lista de adversários neste começo de trabalho do treinador. Carpegiani explicou traços da personalidade defensiva da sua equipe.

Foto: Gilvan de Souza
- Eu parto sempre do princípio que a equipe tem que ser segura. Os laterais têm que ter funcionamento. Mesmo que eu tenha um lateral mais qualificado no apoio, a primeira função dele é a marcação. Muitas vezes uma escolha não satisfaz o torcedor. Mas é isso que forma a parte defensiva - frisou o treinador rubro-negro.

Outro argumento a favor do feito defensivo neste começo de ano é o fato de a formação da equipe titular ter sido consideravelmente alterada jogo a jogo. Isso porque os principais jogadores do elenco ainda aperfeiçoam a forma física para a sequência da temporada, uma vez que tenham voltado de férias somente no dia 13 de janeiro. Em cinco compromissos, Carpegiani já utilizou dois goleiros de início, três laterais-direitos, cinco zagueiros e dois laterais-esquerdos.

Veja como foi a formação defensiva do Flamengo jogo a jogo:


Melhores defesas
Atrás do início impecável de 2018, as melhores perfomances da defesa do Flamengo em começos de temporada (cinco primeiros jogos) foram em 1969 e 1995. O Rubro-Negro levou apenas um gol em ambas as sequências. Em 69, no empate por 1 a 1 contra o Bonsucesso. Mesmo placar do jogo em que levou gol em 95, em duelo contra o Madureira.

Cinco primeiros jogos oficiais de 1969:
Flamengo 0 x 0 America-RJ
Flamengo 1 x 1 Bonsucesso
Flamengo 2 x 0 São Cristóvão
Flamengo 1 x 0 Madureira
Flamengo 2 x 0 Bangu
Defesa-base: Dominguez, Murilo, Onça, Jayme Valente e Paulo Henrique

Cinco primeiros jogos oficiais de 1995:
Flamengo 2 x 0 Volta Redonda
Flamengo 1 x 1 Madureira
Flamengo 6 x 0 Friburguense
Flamengo 0 x 0 Fluminense
Flamengo 3 x 0 Americano
Defesa-base: Adriano, Charles Guerreiro, Agnaldo, Jorge Luís e Branco

Top 15 - melhores inícios de defesa do Flamengo (Cinco jogos oficiais)
- 2018 - 0
- 1995 e 1969 - 1gol
- 2017, 2016, 2012, 2011, 2008, 1996, 1988, 1979, 1976, 1974, 1972, 1971, 1968 - 2 gols

Pior defesa
O ano de 1944 foi o que a defesa do Flamengo teve o seu pior início de temporada. Foram 17 gols sofridos nas cinco partidas iniciais. Apesar do mau começo defensivo, o ano ficou marcado pelo primeiro tricampeonato estadual da história do clube, obtido após vitória por 1 a 0 sobre o Vasco.

Cinco primeiros jogos de 1944:
Flamengo 2 x 6 Botafogo
Flamengo 3 x 1 Fluminense
Flamengo 3 x 3 América-RJ
Flamengo 2 x 5 Vasco
Flamengo 2 x 2 América-RJ

Recorte da defesa na década atual
Além do bom início no setor de defesa neste ano, o Flamengo começou bem também nas duas temporadas anteriores. Levou dois gols em cinco jogos tanto em 2016 como em 2017. Em contrapartida, 2002 foi o pior desempenho da retaguarda rubro-negra na reta inicial. Foram 13 gols tomados em cinco partidas. Curiosamente, este foi um ano em que o clube não obteve resultados expressivos e correu risco de ser rebaixado no Brasileiro.

Pela primeira vez em sua história, o clube carioca passou as primeiras cinco partidas oficiais de um ano sem sofrer gols.


Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget