Estreia já será uma final de campeonato para o Flamengo

ESPN FC: Por João Luis Jr.

Da mesma maneira que treinar usando um copo com gelo não te preparou pro seu primeiro beijo, que discutir na internet não te prepara pra uma briga de rua envolvendo facas e tomar conta da sua afilhada pequena durante duas horas não te qualifica pra ser pai de gêmeos, é óbvio que um campeonato como o Carioca, com partidas de baixo nível técnico realizadas em estádios vazios como parte de um regulamento sem sentido, não vai preparar nenhuma equipe para a Libertadores.

Lições podem ser tiradas de todo e qualquer jogo, independente do adversário? Claro, mesmo um jogo treino, um coletivo, permitem observações úteis para a evolução da equipe. Mas é possível atestar, graças a uma goleada sobre Madureira ou Volta Redonda que a equipe está no caminho certo ou que o novo esquema tático realmente funciona? Não, ou ao menos tão pouco quanto é possível dizer que o Flamengo vai brigar pra não cair após qualquer vitória um pouco mais sofrida contra o Nova Iguaçu ou o Boavista.

Foto: Gilvan de Souza
E exatamente por isso a importância desse jogo contra o River Plate, o primeiro jogo “de verdade” do Flamengo em 2018 é tão grande. Não apenas porque vamos ter a primeira medida real da capacidade da equipe do Flamengo para essa temporada, atuando com todos os titulares, numa competição importante, contra uma equipe tradicional do futebol mundial, mas também pelo peso que o resultado dessa simples partida pode ter nas ambições rubro-negras para os próximos meses.

Posicionado ao lado não apenas de River como também de Emelec, do Equador, e Santa Fé, da Colômbia, o Flamengo enfrenta uma chave complicada, que une o que comentaristas esportivos já consideram um dos “grupos da morte” da competição com a predisposição natural que a equipe vem mostrando, nas edições recentes da Libertadores, para morrer até mesmo em grupos menos mortais, o que faz com que seja fácil prever que cada ponto conquistado vai ser essencial para a classificação.

E com isso, a estreia, dentro de casa, é ao mesmo tempo a primeira partida de verdade da temporada e um confronto onde a vitória é obrigatória para os planos da equipe de não cair novamente numa das fases iniciais da competição. Afinal, se na Libertadores passada ficamos de fora do mata-mata por não conseguir obter um mísero ponto como visitante, é óbvio que não vai ser piorando nosso desempenho dentro dos nossos domínios que iremos aumentar nossas chances, ainda mais num contexto em que teremos dois de nossos jogos no Rio com portões fechados mas fora de casa enfrentaremos caldeirões repletos de torcedores.

Cabe ao Flamengo nessa quarta-feira então mostrar quais são suas intenções não só para essa Libertadores como também para esse ano. Uma boa vitória, ainda que não garanta nada, serve para mostrar que essa pré-temporada chamada Campeonato Carioca foi ao menos útil e já começamos o ano com um time capaz de enfrentar grandes equipes e brigar por coisas importantes. Uma derrota, ainda que não seja o fim do mundo, já acende o sinal de alerta quanto á várias fragilidades que a equipe já havia mostrado em partidas anteriores e que precisam ser corrigidas para colocar a equipe na direção certa.

Ou seja, nessa quarta-feira não importa estadual, não importa quem goleou quem em Cariacica ou Cuiabá, não importa nada do que aconteceu em nenhum dos praticamente jogos-treino que o Flamengo disputou até agora. Quarta-feira, contra o River Plate, é o jogo que importa de verdade, pelo campeonato que importa de verdade, quando o ano começa de verdade. Que a gente consiga então começar esse ano com o pé direito.

Contra o River Plate, é o jogo que importa de verdade, pelo campeonato que importa de verdade, quando o ano começa de verdade.

Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget