Fake News

MAURO CEZAR PEREIRA: Alguém tenta plantar uma notícia, seja para valorizar um jogador, acalmar torcedores ávidos por reforços ou refrescar a vida do cartola, que tenta ganhar tempo quando não tem grana para contratar e está sendo questionado.

Na mídia há quem aceite a mentira e a trate a como certeza, então crava a “informação”. Mas recebe cobrança do consumidor de notícias quando a verdade vem à tona. Afinal ela não era real, o que afirmou que aconteceria não aconteceu. O que fazer? Que tal ficar em silencio? Se vitimar depois de propagar mentiras faz a coisa ficar pior ainda.

Foto: Divulgação
O ideal? Se embarcou na do plantador por ingenuidade, tratar como experiência e na próxima checar bem antes de espalhar o boato. E fugir dessa fonte! Se o fez por querer audiência, cliques fáceis, ou seja, aceitou participar do "jogo", perca o que resta de credibilidade, se é que a tem.

Todos nós, jornalistas, estamos sujeitos ao erro e a corremos o risco de sermos enganados por fontes ruins, mentirosas, mal-intencionadas. Mas existem “informações” nitidamente sem sentido. Embarcar nesse tipo de roubada acaba por prejudicar o profissional, maltrata o jornalismo e ainda faz o manipulador rir pelas costas do repórter ingênuo. Ou rir com ele, se for uma espécie de parceiro na boataria, apenas em busca dos cliques. Neste caso, cabe a quem consome informação fugir desse aí.

Se o fez por querer audiência, cliques fáceis, ou seja, aceitou participar do "jogo", perca o que resta de credibilidade, se é que a tem.



Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget