Flamengo é tema de livro sobre política

O GLOBO: Em ano de Copa do Mundo, Teones França, professor da rede pública de Niterói e doutor em História pela UFF, acaba de lançar “Futebol, paixão e política — Flamengo e copas do mundo”. O livro enfoca os três primeiros tricampeonatos estaduais, os principais confrontos do rubro-negro carioca e a relação direta entre copas do mundo e política.

Com uma linguagem popular, longe do senso comum, o texto se destinada àqueles que se interessam pelo assunto, independentemente de serem aficionados por futebol ou pelo Flamengo, assegura França:

— Há aspectos políticos em praticamente todo o livro, mas tive a preocupação de entreter a todos com uma linguagem leve, de forma que o leitor seja envolvido pelas histórias e não queira parar de ler.

Foto: Fábio Guimarães
Com apresentação de Washington Rodrigues, o Apolinho, na contracapa, e prefácio contendo depoimentos de Zico, Adílio, Júlio César e Nunes acerca da fase áurea do rubro-negro carioca, o livro tem três capítulos. O primeiro discorre sobre o significado das três estrelas na principal versão da camisa do time, com a qual o clube conquistou o maior título do clube, o Mundial de 1981. Cada estrela era uma alusão a cada um dos três tricampeonatos estaduais do time até então, conquistados nas décadas de 1940, 1950 em1970, momento em que o Flamengo constrói a sua identidade como time popular. O segundo capítulo faz uma análise da relação entre política e copas do mundo.

— Desde 1930, quando o Uruguai foi escolhido como primeira sede para o mundial por estar comemorando 100 anos do início de sua República, a política permeia todas as copas — explica o autor.

Já o último capítulo é repleto de curiosidades sobre confrontos do Flamengo contra seus principais rivais: Fluminense, Botafogo e Vasco, Corinthians, Atlético Mineiro e a Seleção Brasileira. Contra o Fluminense há, por exemplo, o primeiro jogo entre os dois clubes após o rompimento dos jogadores campeões pelo time, 1911, e a ida deles para o Flamengo no ano seguinte; e ainda o Fla-Flu das Diretas Já em 1984.

O livro também mostra que a rivalidade com o Vasco vem muito antes de Eurico Miranda. Um dos exemplos é o confronto fora de campo que deu ao Flamengo o título de “O mais querido”, o qual ostenta até hoje, com a conquista da taça Salutaris, em 1927, organizado pelo Jornal do Brasil e pela água mineral que deu nome à taça, que iria para a sede do clube que tivesse mais votos. Cada voto era um cupom contido no jornal ou no rótulo da água. Como os portugueses vascaínos, com mais posses, tinham mais dinheiro para comprar tanto as garrafas de água quanto o jornal, alguns flamenguistas utilizaram-se de um estratagema: travestirem-se de vascaínos, com sotaque português, para ficar com os sacos de cupons que torcedores do Vasco deixavam na sede do JB. Esses sacos foram parar nos poços dos elevadores ou nas privadas do edifício. Resultado final: O Fla foi o mais votado.

Contra o Botafogo, fala-se um pouco do “jogo do senta”, de 1944, no qual os jogadores do Fla sentaram em campo após questionarem o quinto gol alvinegro (na vitória desse time por 5 a 2). A bola não teria entrado, segundo os rubro-negros. Até hoje muitos botafoguenses vangloriam-se desse jogo, pois os jogadores do Fla teriam sentado para não perderem de mais.

Também conta-se sobre o jogo, ocorrido em 1969, no qual torcedores rubro-negros levaram um urubu para as arquibancadas do Maracanã para ser solto quando os times entrassem em campo e que deu origem à mascote do time. Foi uma forma de criticar a gozação preconceituosa das outras torcidas, que apelidavam os rubro-negros de “urubus” por serem em sua maioria negros. “A gozação preconceituosa transformou-se em orgulho para os flamenguistas”.

Já o último capítulo é repleto de curiosidades sobre confrontos do Flamengo contra seus principais rivais.

Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget