Flamengo na semi

FALANDO DE FLAMENGO: Por Thiago Nascimento

Depois de noventa minutos sem conseguir marcar um golzinho sequer contra o time do Nova Iguaçu que passou o jogo inteiro na retranca, o Flamengo enfim conseguiu marcar o gol do alívio. Rodolfo, que é zagueiro, teve que sair lá da zaga para mostrar como é que deve se chutar a gol. E com um pombo sem asa lá do meio da rua, o zagueiro marcou o golaço que garantiu a magra vitória do Flamengo por 1 a 0.

Resultado esse que pouco agregou na classificação do Flamengo. Afinal de contas, o Mais Querido já tinha concluído o seu dever de casa. E por isso, já entrou em campo para disputar a última rodada da primeira fase classificado para a semifinal.

Rhodolfo, Lucas Paquetá e Rodinei comemorando gol do Flamengo - Foto: Gilvan de Souza
Ao menos o golaço no finzinho da partida, serviu para coroar a presença da Nação Rubro Negra ao estádio. Parabéns a todos aqueles que compareceram ao jogo e torceram bastante. Ao assistir a partida pelo PPV, consegui escutar a torcida incentivando o time o tempo todo. É muito bom constatar que, seja no Rio de Janeiro ou fora dele, a torcida do Flamengo dá um show!

Já quando nos referimos ao time… diferentemente da torcida do Mengão, a equipe era uma preguiça só. Diego, que é tido como o maestro desse time (Ops… Maestro não! Maestro Rubro Negro só o nosso querido ídolo Junior!!), não fez nada de genial.

Para um jogador que é tido como o principal articulador do principal time do Brasil, o Diego pouco cria. Diego, nem de longe, é um jogador perigoso. Quando Diego efetua um chute de longe… dificilmente traz perigo para o gol adversário. Quando resolve carregar a bola… é fominha demais. Quando puxa um contra-ataque… recebe a bola no meio de campo e a carrega até a entrada da grande e quando lá chega, ele gira sobre sí mesmo, para em seguida tocá-la para quem está aberto em um das pontas. Sendo o camisa 10 do time, Diego tem que ser muito mais decisivo!! Jogador que atua como o cérebro do time, precisa impor medo aos adversários!!

Me digam uma coisa: Quantas vezes vocês viram algum marcador “colado” no Diego? Quantas vezes você viram uma marcação dobrada em cima dele durante um jogo importante? Se isso não acontece, é porque ele representa poucos riscos para o time adversário!!!

Sendo bem sincero, eu o teria negociado assim que a edição da Sulamericana 2017 tivesse terminado. E com ease valor em caixa, teria contratado outro jogador para a sua posição.

Em contrapartida ao Diego, eu acho o Everton Ribeiro muito mais útil para o time. Embora, ainda esteja abaixo do que dele se espera, o jogo contra o Nova Iguaçu, reforçou essa minha “preferência”. Nota-se facilmente que tal jogador é muito mais habilidoso do que o Diego. Além disso, percebe-se que ele também que muitos bons lançamentos quando está bem aberto na lateral do campo, ou quando está puxando o contra ataque antes do meio de campo. Outra característica que o torna mais definidor do que o Diego, são os passes verticais que ele arrisca quando está próximo da meia lua adversária. Esse tipo de passe entre os zagueiros, é fundamental para que os atacantes possam definir as jogadas estando na famosa e popular posição de “cara a cara com o goleiro”.

Outro fato que chamou a atenção no jogo contra o Nova Iguaçu, foi a escalação de apenas um volante. Cuellar como o preferido da torcida para a posição… foi o titular. Talvez eu nem o escalasse afim de poupá-lo para a semifinal. Ou então, eu o teria colocado junto do Ronaldo, para que os dois pudessem continuar aumentando o seu entrosamento tático dentro das quatro linhas.  Agora, além de não entender o porquê a jovem promessa não foi relacionada para a partida… é bem pitoresco o fato do Rômulo não ser o titular da posição, nem mesmo com o time já classificado para a semifinal. Que faaaaaaaaaaaaaaaaaase!

Além dos causos citados acima, poucas situações de jogo tornaram a peleja interessante para quem a assitia.

Durante toda a monotonia dos noventa minutos, o que podíamos notar era: César praticamente imóvel debaixo do gol… tamanha a dificuldade do time adversário ameaçar a meta defendida pelo arqueiro. A zaga, com Juan e Rodolfo… praticamente podiam sair jogando até o meio campo, tamanha a fragilidade do adversário. Os laterais… bem os laterais, você já sabem: nada de criararem jogadas na quais a torcida pudessem dizer “nooooossa esses laterais são titularíssimos!“. Cuellar… nem precisava dar o bote: bastava cercar.

A parte ofensiva do meio campo até que correu e tentou bastante o gol, graças a Paquetá e Everton Ribeiro. Já Diego e Everton… nem precisa dizer né. Lincon… bem que tentou, mas não conseguiu marcar o seu gol. E para finalizar, Vinicius Jr e Marlos aparentemente entraram com muita vontade, mas com um time sonolento em campo… não conseguiram mudar o rumo da partida.

E mesmo jogando um futebol muito ruinzinho, o Flamengo se classificou para a semifinal. Porém… espero que no sábado de Carnaval, esse time jogue à vera. Pois na semifinal, o jogo é eliminatório. Portanto, por mais que o Flamengo seja tecnicamente superior a todas as outras equipes do campeonato, essa partida tem que ser escaradada com os pés no chão e sem oba-oba. Ou será que o clube esqueceu da vergonha que fez na semifinal contra o Resende em pleno sábado de carnaval no ano de 2009?

Outra coisa: lembra que o Flamengo queria atuar fora do Rio de Janeiro no ano passado e não conseguiu? Pois é. Já esse ano, estamos em Fevereiro e o time já teve que viajar para atuar. Curioso não?

Sendo bem sincero, não sei se a diretoria foi consultada por tal decisão… mas caso tenha sido, aceitou passivamente essa viagem???

Ah! E para terminar eu não podia deixar de falar sobre a parte superior do estádio, que estava vazia. Parecia até a Ilha do Urubu que fica sempre vazia. Em especial, aquele setor que fica sempre fechado e/ou entregue às moscas. E eu achava que era só o Marketing do Flamengo que era fraquíssimo e que não conseguia encher um estádio.

Bom… somos os favoritos na semifinal. Então, Espero que a gestão do futebol tenha pulso firme e obrigue que o time do Flamengo se porte de forma digna perante a sua torcida no sábado que vem. Pois uma taça fácil como essa… nós temos que conquistar.

** Quer sugerir um tema? Então me siga no Twitter @t_nascimentorj e deixe a sua sugestão, crítica ou elogio.

Saudações Rubro-Negras.

Resultado esse que pouco agregou na classificação do Flamengo. Afinal de contas, o Mais Querido já tinha concluído o seu dever de casa.



Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget