Futebol Carioca está vivendo do Flamengo

GILMAR FERREIRA: É triste a situação do futebol carioca.

Mas o futebol entediante, pobre de plasticidade e escasso de público, é reflexo também das mazelas do estado.

Não há dinheiro, não há segurança, não há projetos para a revitalização do Estadual e não há ousadia nos clubes.

A maioria ainda não achou o caminho da salvação.

A exceção é mesmo o Flamengo, que investiu na formação de um grupo único, formado por executivos de várias áreas, e conseguiu articular o seu projeto.

Tirou proveito da fatia maior do dinheiro pago pela TV, passou um apertozinho aqui, outro ali, mas hoje é um ponto fora da curva.

Torcidas de Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo - Foto: Divulgação
Em temos corporativos, sua grande ameaça é o efeito contrário que o rompimento deste mesmo grupo pode causar num ano de eleição.

Mas, ainda assim, a economia do clube parece sob controle.

O Botafogo aparenta estar num caminho seguro, caminhando de mãos dadas a uma política de austeridade, mas sofre com a escassez financeira.

A recuperação torna-se mais lenta e o clube acaba charfundando no cenário de penúria em que está inserido, e no pouco prazer que seu time oferece.

O Vasco gera seus próprios limitadores, perdido num espiral politico que o atrasa.

Boa parte do dinheiro que chega através das cotas de TV é gasto no pagamento do passivo tributário, trabalhista e cível...

E o que resta fomenta a construção das dívidas, que irão gerar um novo passivo e e que irão reduzir a recuperação institucional do clube.

E o Fluminense, no auge de sua crise existencial da era pós Unimed, reflete a mistura dos problemas de Botafogo e Vasco.

Pior: sem o tamanho da fatia de TV das grandes marcas e sem um estádio que ajude na fabricação de receitas...

Em resumo: ou os grandes clubes cariocas se reúnem numa câmara apropriada para discutir meios de atrair empresas e instituições financeiras...

Ou veremos a crescente deterioração de um patrimônio cultural do Rio de Janeiro...

A exceção é o Flamengo, que investiu na formação de um grupo único, formado por executivos de várias áreas, e conseguiu articular o seu projeto.


Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget