Seja vitorioso, Flamengo

E como toda paixão, o Flamengo nos arrebata de uma inexplicável.

FALANDO DE FLAMENGO: Por Thiago Nascimento

A paixão é um sentimento que não se explica. Por mais que a ciência a estude, é bem provável que as causas que despertam os sintomas da paixão em todos nós, jamais sejam explicados.

Podemos nos apaixonar de diversas formas. Entre essas possíveis formas estão: apaixonar-se por uma pessoa, por um animal domesticado ou abandonado, apaixonar-se por uma profissão e fazer dela uma missão de vida e por aí vai…

No Brasil em especial, o futebol faz parte da cultura local. Desde de muito cedo, nós aprendemos a amar uma instituição esportiva. Geralmente, essa escolha se dá por incentivo dos familiares. Porém em alguns casos, escolhemos amar o clube de futebol que os nossos familiares jamais torceriam ou vestiriam tal camisa. E por quê agimos assim? Essa resposta não existe. Afinal de contas, como já havia dito no primeiro parágrafo: a paixão é um sentimento que não se explica.

Tatuagem de Zico em torcedor do Flamengo - Foto: Futebol de Campo / Divulgação
Quando abordamos o assunto futebol no Brasil, é impossível não citarmos a agremiação esportiva mais apaixonante do país. E como todos nós já sabemos, essa agremiação atende pelo nome de Flamengo.

Peço desculpas desde já para as demais agremiações. Pois, não estou menosprezando nenhuma outra que não seja o Flamengo. Porém, ignorar a constatação de que o Flamengo não é a principal agremiação do país, é brigar contra fatos que sempre tivemos a nossa disposição durante toda a construção e evolução do futebol brasileiro. E parafraseando a filosofia mundial, podemos dizer que: “contra fatos, não há argumentos”.

E como toda paixão, o Flamengo nos arrebata de uma inexplicável.

Entretanto, sabemos que toda a paixão precisa ter uma certa dose de racionalidade. Afinal de contas, quando amamos, precisamos entender dois pontos importantes:

1 – Temos que entrelaçar as nossas paixões com as demais situações que a vida nos impõe diariamente.

2 – Precisamos entender que uma paixão sempre possui dois lados. E que por isso, esses dois lados precisam conviver de forma harmoniosa para que essa paixão seja eterna.

Quando falamos da paixão Flamenga, também precisamos ter em mente os dois itens citados anteriormente.

Por parte dos torcedores Rubro Negro em geral, a irracionalidade toma conta. Um dia podemos achar que o time será campeão. No outro, podemos achar que o time será eliminado de uma competição com uma sonora goleada. Isso é a paixão. E paixão não há como se explicar.

E não há nada de errado em o torcedor ser assim. Essa intensidade é uma característica muito singular da torcida do Flamengo.

E do outro lado da paixão? O que acontece?Do outro lado da paixão está o Clube de Regatas do Flamengo e seus dirigentes.

Essas pessoas têm a obrigação de manter a saúde financeira, a saúde administrativa e a saúde esportiva em dia.

Se nos atentarmos aos fenômenos que a paixão provoca em todos nós, conseguimos correlacionar os três itens acima descritos de uma forma muito simples. Os dois primeiros itens estão ligados a racionalidade. Já o último item está ligado ao sentimento incontrolável que a paixão provoca em todos nós.

Nos últimos cinco anos, o clube tem evoluído muito bem nos dois primeiros quesitos. Embora, a gestão ainda esteja muito aquém do que o Flamengo merece ter.

Porém… no terceiro quesito, o clube deixa muito a desejar em alguns esportes. Em especial: o futebol.

Nesses últimos cinco anos, se considerarmos títulos a nível internacional… não conquistamos nenhum. E em nível nacional, só conquistamos a Copa do Brasil.

Para um clube que é tido por diversas organizações como a principal gestão do Brasil, futebolisticamente falando, é um resultado medíocre.

Por questões de justiça, devemos citar a conquista do Campeonato Carioca nos anos de 2014 e 2017.

Embora esses dois títulos estaduais sejam importantes, essas conquistas são corriqueiras se observamos toda a evolução da História Rubro Negra.

Nos últimos dias, a imprensa divulgou o resultado de um importante estudo sobre o valor das marcas do futebol brasileiro. Em resumos gerais, o estudo mostra que o Flamengo se consolida na primeira posição e também aumenta a diferença do valor de sua marca para as demais marcas concorrentes do futebol.

Para ler e refletir sobre esse interessante estudo, clique aqui.

Não há duvidas que mercadologicamente, esse resultado é muito importante.

Entretanto, se lembrarmos que a paixão do torcedor é movida pela saúde esportiva, podemos constatar o clube anda em falta com a apaixonada/apaixonante Nação Rubro Negra.

Popularmente, podemos dizer que o Flamengo encontra – se nos trilhos. E sendo bem sincero, não acredito esse cenário sofra um revés nos próximos anos.

É obrigação de cada gestão eleita no clube, evoluir e muito em relação a gestão que ali estava. Pois só assim, podemos alcançar as grandes marcas do futebol europeu e quem sabe até, sermos tão vitoriosos e eficientes em termos de gestão administrativa/esportiva como são as marcas da NFL, NBA, MHL, MLB e por aí vai…

O Basquete Rubro Negro é o exemplo de que uma boa gestão pode ser um grande aliado do êxito esportivo. Afinal de contas, nos últimos anos, o FlaBasquete foi campeão regional, nacional, sulamericano e mundial.

Em que pese as diferenças entre o esporte e outro, por quê o basquete do Flamengo é tão vitorioso e o futebol do clube não conquista nada de relevante (exceto Copa do Brasil) e ainda fez/faz muitos vexames diante da gigantesca torcida Rubro Negra?

Prêmios de gestão são fatos que precisam ser conquistados pela obrigação e pela exigência que a marca Rubro Negra possui perante a todos os mercados que o Flamengo está inserido. Porém, o que move a imensa torcida Rubro Negra é a paixão.

A paixão é sentimento que nos move diariamente. Logo, se formos racionais demais, a paixão acaba. E não é esse sentimento que queremos para as próximas gerações de torcedores. Afinal de contas, a paixão Rubro Negra precisa ser arrebatadora por contas da festa, da alegria, das faixas e dos títulos conquistados dentro de campo.

Por isso Flamengo, seja vitorioso Flamengo. Especialmente, dentro das quatro linhas.

Abraços e até a próxima!

Saudações Rubro-Negras.

** Quer sugerir um tema? Então me siga no Twitter @t_nascimentorj e deixe a sua sugestão, crítica ou elogio.


Marcadores:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget