Varejão e Leandrinho agitam Flamengo x Franca desta quinta

GLOBO ESPORTE: O confronto desta quinta-feira, às 21h15 (de Brasília), entre Flamengo e Franca pelo Novo Basquete Brasil, será muito mais que um duelo acirrado no topo da tabela da temporada 2017/2018. Se não bastasse a única vitória que separa os dois da segunda e terceira colocações, respectivamente, pela primeira vez na história do NBB, dois campeões da NBA estarão em quadra. Anderson Varejão (Flamengo) e Leandrinho (Franca), companheiros de diversas épocas na seleção brasileira, defenderão clubes adversários. O SporTV 2 transmite ao vivo a partida.

Nos Estados Unidos, foram 14 jogos entre os dois, com dez vitórias de Leandrinho, contra quatro de Varejão. Na liga americana, Leandro Barbosa conquistou o único título individual que o Brasil já ganhou na NBA, o de melhor sexto jogador (melhor atleta reserva). Já Anderson defendeu por 12 temporadas o Cleveland Cavaliers e ficou conhecido por cativar a torcida com sua simpatia e cabelos cacheados, além de ter conquistado um anel de campeão pelo Golden State Warriors.

Foto: Divulgação
Saiba quais são as coincidências que duas feras do basquete brasileiro compartilham:

1. Campeões da NBA
Além de Tiago Splitter, Leandrinho e Varejão são os únicos brasileiros na história que já conquistaram o título mais cobiçado do basquete mundial, o de campeão da NBA. Enquanto Leandro Barbosa levou o título vencendo a série final por 4 a 2 contra a equipe do Cleveland Cavaliers pelos Warriors, Anderson teve um caminho um pouco diferente. Não atuou em toda a temporada 2016/2017, mas recebeu o anel de campeão como uma honraria da franquia de Oakland, que derrotou nas finais os Cavaliers por 4 a 1.

2. Título pelo Golden State Warriors
Leandrinho e Varejão estiveram no topo da NBA pelo mesmo clube, o Golden State Warriors. Os dois chegaram a jogar juntos pelo clube, mas levaram o título em temporadas diferentes: Leandrinho em 2014/2015, e Varejão 2016/2017. The Blur jogou também no Phoenix Suns (2003-2010, 2014 e 2016-2017), Toronto Raptors (2010-2012), Indiana Pacers (2012), Boston Celtics (2012-2013). Anderson atuou somente pelos Cavaliers (2004-2016) e pelos Warriors.

3 . Veteranos de 1982
Varejão e Leandrinho nasceram no mesmo ano, em 1982, e têm apenas dois meses de diferença. O pivô do Flamengo é dois meses mais velho que o armador do Franca. Anderson é do dia 28 de setembro e Leandro do dia 28 de novembro. Varejão nasceu em Colatina, no Espírito Santo, enquanto The Blur tem como local de nascimento a cidade de São Paulo.

4. Mesmos clubes brasileiros no currículo
Anderson Varejão tem em seu currículo apenas dois clubes brasileiros: Franca e Flamengo. Coincidência ou não, Leandrinho também passou pelos dois clubes. Inclusive, atualmente, Leandro defende o Franca, clube que formou o pivô de Espírito Santo.

Profissionalmente, Varejão jogou no Franca de 1998 a 2002, quando deixou o país para defender o Barcelona na Europa. Desde então, ficou 16 anos longe do Brasil. Leandrinho foi e voltou algumas vezes: defendeu Palmeiras e Bauru no início da carreira, teve longa passagem pela NBA e, em 2011, retornou ao Brasil para jogar pelo Rubro-Negro. Voltou aos EUA, mas retornou à sua terra natal para defender o Pinheiros em 2013/2014. Depois, fechou com os Warriors, passou pelos Suns e, agora, decidiu vir para o Franca.

5. Vestindo a camisa da seleção brasileira
Tanto Varejão quanto Leandrinho tem história pela seleção brasileira. Se hoje são rivais no NBB e já foram na NBA, também estiveram no mesmo time representando seu país. O pivô do Flamengo venceu os Jogos da Boa Vontade em Brisbane 2001 e foi prata em Neuquén, na Argentina, tendo perdido a final para os hermanos. Eles compartilharam os ouros de 2005 em Santo Domingo e 2009 em San Juan. O atleta rubro-negro esteve no grupo do Pan de Santo Domingo em 2003, que saiu campeão e no título do Sul-Americano de Basquete em 2003 em Montevidéu.

Varejão e Leandrinho participaram dos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, ficando em quinto lugar na competição após perder nas quartas de final para a Argentina. Na Rio 2016, o pivô do Flamengo foi cortado devido a uma hérnia de disco, sendo substituído por Cristiano Felício. Já Leandrinho esteve com a camisa do Brasil na Arena Carioca 1 na campanha comandada por Rubén Magnano em que os brasileiros foram eliminados na fase de grupos.

No Mundial de 2014, disputado na Espanha, o Brasil entrou como convidado. Ambos foram convocados. O time terminou em segundo na fase de grupo, atrás apenas dos anfitriões, bateu a Argentina nas oitavas de final, mas perdeu nas quartas para a Sérvia.

A partida entre Flamengo e Franca acontece às 21h, na Arena Carioca 1, Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo dos canais SporTV.


Já Anderson defendeu por 12 temporadas o Cleveland Cavaliers e ficou conhecido por cativar a torcida com sua simpatia.



Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget