Futebol de Base, investimento com retorno certo

GOAL: Por Marcelo Claudino - Assessor Financeiro e sócio da Top Soccer

Nos últimos dois meses tivemos a oportunidade de palestrar três vezes no Clube de Regatas Flamengo sobre a importância da educação financeira na vida do atleta. Primeiro, falamos para todos os membros das comissões técnicas do futebol profissional e da base. Na última semana, para os atletas do Sub-20 e Sub-16.

Começamos por histórias de grandes atletas das ligas americanas (NBA, NFL e MLB) que foram bem sucedidos ou fracassaram em suas finanças após o encerramento da carreira. Passamos pelos principais erros cometidos por atletas que passam por rápida ascensão financeira, fato cada vez mais comum no mercado do futebol.

Vinicius Júnior e Lincoln no Flamengo - Foto: Gilvan de Souza
Alertamos também sobre as questões civis que fazem parte da vida de qualquer cidadão: casamento, separação e divórcio. Ressaltamos a importância da manutenção de relacionamentos saudáveis e de se planejar a formação de uma família.

Apresentamos para os atletas dois personagens que começam a carreira na mesma idade, mesmo clube, mesma posição e mesmo salário. Mostramos a evolução da carreira daquele que foi mais criterioso e planejado em suas finanças e daquele que trocou de carro várias vezes, financiou um imóvel em 30 anos pagando uma fábula de juros e poupou menos dinheiro. O resultado do primeiro: independência financeira, que o possibilitaria ter uma renda vitalícia e manter um bom padrão de vida. O resultado do segundo atleta? Renda insuficiente para se manter após a aposentadoria dos gramados e um financiamento imobiliário para pagar.

Não há dúvidas da capacidade do esporte e, principalmente, do futebol em proporcionar melhores condições de vida para as pessoas independente de suas origens. Neste ponto, os clubes são peças fundamentais em promover esta inclusão e se oferecerem como veículos na formação da cidadania.

Clubes como o Flamengo têm enorme capacidade de atingir todos os públicos e funcionar como agentes de transformação social. Nossos jovens precisam muito desta oportunidade.

Clubes como o Flamengo têm enorme capacidade de atingir todos os públicos e funcionar como agentes de transformação social.

Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget