"Nossa ambição é o título", diz Ronald Ramon do Flamengo

GARRAFÃO RUBRO-NEGRO: Por Rafael Rezende

Ronald Ramon é um dos estrangeiros mais longevos da história do NBB. Em dez edições da competição, esteve presente em oito (contando com a atual ainda em andamento), e tem um título, conquistado na temporada 2015/2016. Dá para afirmar, sem pestanejar, que o Dominicano já marcou seu nome no basquete brasileiro.

No fim de semana, Ramon viveu seu 3º Jogo das Estrelas. Dessa vez, não conseguiu ajudar o time dos gringos a vencer, mas isso não o impediu de abrir um largo sorriso ao ser questionado sobre o desenvolvimento do evento ao longo dos anos. Sempre humilde e atencioso, o jogador mostrou ter entendido o espírito da coisa. Essa característica, normal na sua personalidade, deixa evidente o quão é diferenciado.

Foto: Bruno Lorenzo, MTVZ Images
Após o evento, nossa reportagem conversou com o camisa 14 por cerca de dez minutos. O resultado da entrevista exclusiva você confere na íntegra a seguir.

Crescimento do JDE

O Jogo das Estrelas, com certeza, evoluiu muito. E eu acho que dá pra perceber pelo nível do campeonato. Estou jogando no Brasil há oito anos, e enxergo isso tranquilamente. Hoje em dia, a organização dá show, faz tudo pensando no torcedor do basquete, que tem aproveitado bastante.

Ambiente do duelo e meritocracia dos personagens envolvidos

Atuar no time Mundo, com a companhia do David, Neto e MJ, foi muito legal. Independente do resultado, deu pra curtir o clima, que não é competitivo. É claro que a gente quer ganhar, mas temos companheiros do outro lado, então, é como se fosse um treino. A única diferença é que as pessoas ficam assistindo. Fico feliz, pois o jogo é uma recompensa do trabalho que realizamos no dia a dia. Todos os jogadores que participaram têm méritos.

Avaliação do ano rubro-negro

Todo mundo tem a sensação que o nosso time vem ganhando tudo na temporada, mas se formos parar pra pensar, começamos mal. Sabemos que não estávamos preparados naquela época e trabalhamos muito para melhorar depois. Aproveitamos cada momento de treinamento e, agora, queremos chegar aos playoffs na melhor condição possível. Perdemos apenas três jogos e pretendemos encerrar a fase regular vencendo Basquete Cearense e Vitória. Creio que estamos prontos para o que vier pela frente, e temos que aproveitar o espaço para crescer defensivamente e ofensivamente. Nossa ambição é o título.

Seleção

Quando você é convocado para defender seu país, é uma honra. Vestir essa camisa é um dos maiores orgulhos que um atleta pode ter. Para mim, não é diferente. É uma satisfação imensa jogar pela República Dominicana, e eu aproveito toda vez que tenho a oportunidade.

Marcelinho Machado

É difícil falar sobre o Marcelinho. Primeiramente, começamos como rivais: eu por Limeira e ele pelo Flamengo. Cada vez que você vai enfrentar ele, quer dar o seu melhor, pois sabe o jogador que é e o que conquistou. Para mim, é uma honra. Já nos enfrentamos em partidas da seleção, e bate um orgulho ao observar o que ele fez pelo basquete brasileiro e mundial. No Jogo das Estrelas, por exemplo, o Kobe deixou uma mensagem. É algo que arrepia. Nessa última temporada, a gente queria ganhar a Liga Sul-Americana, Liga das Américas e o Intercontinental, porém, não conseguimos. Ainda tem o NBB para encerrar a carreira dele com uma taça. Realmente, o Marcelo é um líder nato. Faz tudo pelo time e pelos companheiros, e sempre dá o máximo, não importa a ocasião. Uma coisa que me marca é ver que, mesmo com a idade que tem, ele não fica de fora de um treino. As pessoas não sabem disso, contudo, jamais vou esquecer.

Dá para afirmar, sem pestanejar, que o Dominicano já marcou seu nome no basquete brasileiro.


Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget