Por votos, Del Nero promete mais recursos à Federações

ESPN: Por Gabriela Moreira

Marco Polo Del Nero conseguiu nesta sexta-feira as assinaturas que faltavam para impedir a candidatura de oposição de Reinaldo Caneiro Bastos, presidente da Federação Paulista. No pacote de convencimento para emplacar seu sucessor, Rogério Caboclo, a entidade prometeu mais recursos para os estados, novas competições e criou mais três cargos de vice-presidentes. Em discussões reservadas, cartolas se mostraram preocupados com a manutenção da mesada de R$ 75 mil que a CBF distribui, caso houvesse descontinuidade do atual comando. Das 27 federações, apenas Rio apoiou a candidatura de oposição.

A promessa de mais recursos foi vinculada à necessidade de melhoria dos sistemas de gestão das federações, isto é, a CBF disse que pretende auxiliar na compra de computadores e demais equipamentos de tecnologia, além de treinamento para melhorar a administração das entidades.

Foto: Divulgação
"O que eles conseguiram fazer com a Copa do Brasil, onde dão R$ 320 milhões de premiação, foi uma maravilha. E isso pode ser feito com outras competições em estados que precisam. O investimento na gestão é uma decisão muito acertada, eu mesmo briguei muito por isso e era a minha proposta há quatro anos", disse Francisco Noveletto Neto, presidente da Federação do Rio Grande do Sul.

O dirigente, que chegou a fazer parte da tentativa de montar chapa de oposição a Del Nero na última eleição, é um dos novos vice-presidentes criados nesta campanha. Além dele, dois nomes serão anunciados e se juntarão aos quatro que já existem: Antônio Carlos Nunes de Lima (presidente interino), Fernando Sarney, Gustavo Feijó (prefeito licenciado de Boca da Mata-AL) e Marcus Vicente (deputado pelo PP-ES).

Baixas 

Para emplacar uma chapa de oposição, Reinaldo precisaria de oito federações e pelo menos cinco clubes da série A. Os estados do Norte e do Nordeste sempre estiveram alinhados com Marco Polo. As surpresas lamentadas pela oposição foram Minas Gerais, Goiás e Rio Grande do Sul, que acenavam com a possibilidade de fazer parte de uma chapa nova.

"O Reinaldo é um grande amigo, mas a maioria entendeu que o Rogério seria melhor agora, porque o trabalho atual da CBF está muito bom, então eu preferi ir com a maioria, porque temos este compromisso de união", disse André Luiz Pitta Pires, presidente da Federação de Goiás.

Para o presidente de Tocantins, Leomar Quintanilha, Del Nero revolucionou o futebol:

"A CBF está muito bem administrada. O Marco Polo fez uma revolução na administração, em termos de governança e transparência. O futebol é uma das coisas que mais funcionam nesse país, não vejo necessidade de mudar", disse ele que é ex-senador. 

Todos os dirigentes ouvidos pelo blog disseram não ver problemas na idade de Caboclo (43 anos) para assumir um posto tão alto do futebol:

"Não vejo problema em termos um presidente de 43 anos e que nunca foi cartola. O Ricardo Teixeira também nunca tinha sido cartola", disse Hélio Cury, presidente da Federação Paranaense.

Del Nero no bastidor

Afastado, o dirigente não atuou presencialmente nas reuniões para convencimento dos cartolas. As assinaturas foram recolhidas pelo vices Gustavo Feijó, que teve o apoio de Fernando Sarney na conversa com os dirigentes. 

Pressa por punição

A eleição da CBF deve ocorrer em meados de abril, início do prazo de um ano para acontecimento do pleito. Foi antencipada pelo risco de Del Nero ser punido pela FIFA. A suspensão inicial de 90 dias recebida pelo cartola vence no próximo dia 14, data em que ele pode receber mais 45 dias de afastamento ou ainda uma punição em caráter definitivo pela federação internacional.

Sendo eleito, Caboclo assume somente daqui um ano.


A CBF disse que pretende auxiliar na compra de computadores e demais equipamentos de tecnologia.



Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget