A situação de Flamengo e Grêmio ante ao futuro de Renato Gaúcho

GLOBO ESPORTE: Renato Gaúcho sabe brincar com as palavras e criou suspense sobre o interesse do Flamengo. Em entrevista na noite da última quarta-feira, despistou sobre o assunto, foi enigmático. O técnico disse que é funcionário do Grêmio, mas domingo, depois da decisão do Gaúcho, pode ter uma resposta diferente. O suficiente para deixar gremistas preocupados e flamenguistas animados.

A resposta, por ora, só Renato pode dar. O que dificilmente acontecerá antes de domingo, quando o Tricolor decide o estadual contra o Brasil de Pelotas. Enquanto isso, os clubes traçam estratégias, prepararam projetos e avaliam como seduzir o treinador. Mas o que pensam Grêmio e Flamengo? Como os clubes trabalham antes da palavra final de Renato?

Renato Gaúcho no Grêmio - Foto: Lucas Uebel
Grêmio...

Mesmo que as declarações do comandante tenham causado apreensão, o sentimento no clube gremista é de confiança pela permanência do treinador. E isso é explicado basicamente por alguns fatores. Ídolo máximo gremista, Renato Gaúcho é muito mais do que um técnico no Tricolor, mas um psicólogo, gestor de crise, comandante e um exemplo para os atletas.

Renato é adorado pelos jogadores, que fazem coro pela permanência do chefe. Somado a isso, o treinador conseguiu implementar um sistema de jogo envolvente, com muita posse de bola, marcação forte e letal no ataque. Sob o comando do técnico, há a confiança de que o Grêmio poderá continuar a brigar pelos principais títulos no ano.

Ex-Fla, o lateral Léo Moura resume bem o sentimento gremista, mas também entende o Rubro-Negro. Afinal, o experiente atleta avalia o técnico como um dos “melhores do Brasil”.

- Renato é um dos maiores treinadores do Brasil, os títulos falam por si, o trabalho que vem fazendo aqui, por isso essa busca pelo nome do Renato. Um time de maior torcida do Brasil, um clube de tradição, quer sempre o melhor treinador. E o melhor treinador está aqui no Grêmio hoje. Somos felizes por isso e esperamos que ele continue com a gente - opinou o lateral.

Até então, ninguém no Grêmio confirma oferta oficial do Flamengo ou ao menos uma conversa sequer. Presidente gremista, Romildo Bolzan avisou a imprensa após a goleada por 4 a 0 sobre o Monagas. E não se pronunciou sobre o caso.

Flamengo...

No Flamengo, a estratégia é silenciosa e o clima é de cautela. O clube não fala abertamente sobre o interesse, segue no discurso de que estão definindo projeto antes do treinador, mas tratam Renato como plano absoluto. É o nome que agrada também a cúpula de vice-presidentes da Gávea. Internamente, nenhum outro ''medalhão'' é tratado como opção em caso de recusa. As fichas, por ora, estão depositadas no técnico do Grêmio. O auxiliar Mauricio Barbieri vem comandando os treinos da equipe desde a saída de Carpegiani.

Nos últimos dias, o Flamengo consultou o orçamento e traçou um projeto para convencer o treinador a deixar o Grêmio - o clube sabe que teria mais despesas do que da era Rueda com salários (o colombiano e sua comissão recebiam cerca de R$ 500 mil, o que é inferior aos mais de R$ 700 mil que só Renato ganha no Grêmio), mas tenta seduzi-lo com premiações altas em caso de conquistas.

O clube respeita o espaço e sabe que precisará de paciência. Ao mesmo tempo, acredita que vale a investida, apesar de não ter nenhuma garantia de qual será a resposta do comandante. Para ampliar a esperança em contar com o treinador, pesa o fator “Rio de Janeiro”, a cidade no qual Renato reside, além do próprio desejo futuro de comandar o Rubro Negro.

Mas o que pensam Grêmio e Flamengo? Como os clubes trabalham antes da palavra final de Renato?



Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget