O Brasileiro é obrigação

FALANDO DE FLAMENGO: Por Thiago Nascimento

O Campeonato Brasileiro se inicia no próximo Sábado. Campeonato esse, que historicamente tem o hábito de pregar surpresas a aqueles que o acompanham diuturnamente. Afinal de contas, o nivelamento técnico entre as equipes que disputam essa competição, sempre foi a injeção de ânimo para os torcedores dos diversos times do  país.

Até porquê… é nesse bolôlô da classificação, que uma equipe que não é tida como a melhor do campeonato, pode surpreender e assumir a liderança do campeonato. E quem sabe, até mesmo conquistar o título.

Faixa "O Brasileiro é obrigação" da torcida do Flamengo - Foto: Divulgação
Nós, que torcemos para o Maior Clube do Mundo, sabemos muito como é isso. Pois quem não se lembra que foi no meio desse tradicional bolôlô da classificação, que o Flamengo levantou duas taças. Foi assim em 1992, quando o Mais Querido foi campeão sem ser o melhor time na fase inicial, e que mesmo assim… conquistou o penta.

E foi assim também em 2009, quando o time Rubro Negro percebeu que os candidatos ao título começaram a patinar durante a competição, e que tal situação, serviu como motivação para que o time da Gávea partisse para aquela arrancada sinistra, que culminou na conquista do hexacampeonato do brasileirão.

Durante décadas, o Campeonato Brasileiro consagrou muitas equipes que nem sempre eram as mais técnicas.

Em muitas dessas edições do Brasileirão, o time que se consagrou campeão, não tinha tido um planejamento espetacular que havia começado em Dezembro do ano anterior. Em muito dos casos, o time que conquistou a taça, havia se acertado tecnicamente dentro e fora das quatro linhas, durante a disputa da competição. Duvida disso caro leitor(a)? Então basta analisar a conquista dos mais variados campeões de temporadas anteriores desde o início de tal competição.

De 2003 para cá, o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado no estilo dos “pontos corridos”. Isso significa que para um clube conquistar o título, ele precisaria se planejar (e muito bem!).

E curiosamente, desde o início da disputa do Brasileirão por pontos corridos… o Flamengo só conquistou o Brasileirão no ano de 2009.

O Campeonato Brasileiro por pontos corridos, é uma competição dificílima. É preciso ter um elenco muito bem montado e muito bem planejado. E tal planejamento, deve ser iniciado no mínimo, em Dezembro do ano anterior!

E ao contrário das ligas do continente Europeu, o campeonato brasileiro tem um item peculiar, que é a distância percorrida durante o campeonato. Afinal de contas, o Brasil é gigantesco. E por conta disso, o time que disputa a competição têm de estar muito bem preparado para enfrentar as muitas viagens de ida e volta, durante as trinta e oito rodadas da competição. Isso sem contar a mudança climática de uma estado para o outro.

Logo, não é nenhuma loucura afirmar, que é muito mais difícil vencer o Brasileirão do que vencer a Libertadores.

A cada temporada que se inicia, vemos que é imprescindível que os clubes de futebol tenham um departamento de futebol extremamente competente. É indispensável que cada clube realize o seu planejamento de forma impecável.

É óbvio que os clubes que possuem os maiores orçamento anuais do futebol Brasileiro… possuem um maior potencial para se auto-organizarem, e consequentemente, disputarem o título do Brasileirão.

Os clubes que possuem elencos desequilibrados, que jogam em estádios estádios vazios, que possuem técnicos interinos bancados por jogadores mimados que produzirem pouco dentro das quatro linhas, mais que ainda assim possuem a petulância de “peitar” os seus superiores… dificilmente times com essas características, terão chances reais de encontrarem o pote de outro com a faixa de campeão ao término do Brasileirão.

Os clubes também necessitam de terem as suas torcidas apoiando o time em todos os jogos. Afinal de contas, de que adianta, por exemplo, ter treino liberado para a torcida (inclusive não STs), se para assistir um jogo de Libertadores, esse mesmo Torcedor-Não ST, precisará pagar R$180,00 (no mínimo!) para assistir a partida do qual ele foi assistir o treino!!!???

Para o Flamengo (que é o clube que mais arrecada no Brasil), ser campeão do Brasileirão: é obrigação.

E caso não conquiste o título, pelo tamanho de sua torcida, o time tem que no MÍ-NI-MO: disputar o título do Brasileirão palmo a palmo com o(s)s rival(is) e estar a dois ou três pontos do líder, nas rodadas 36, 37 e 38.

Torço para que o Flamengo conquiste o Brasileirão mais uma vez. Espero que esse ano, a Nação Rubro Negra presencie o levantamento da taça de campeão brasileiro ao final do campeonato, e não, aquela cena do futebol do clube comemorando a vaga na Libertadores e tendo ficado a 16 pontos do campeão brasileiro daquela edição.

Abraços e até a próxima!

** Quer sugerir um tema? Então me siga no Twitter @t_nascimentorj e deixe a sua sugestão, crítica ou elogio.

Saudações Rubro Negras.

Para o Flamengo (que é o clube que mais arrecada no Brasil), ser campeão do Brasileirão: é obrigação.


Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget