Planejamento do Flamengo para 2018 foi para o espaço

ESPN FC: Por João Luis Jr

Ainda que sigam faltando consistência tática, vitórias em partidas importantes ou mesmo laterais, uma coisa que não faltou no Flamengo nesses primeiros quatro meses de 2018 foram reviravoltas. Começamos o ano achando que Rueda, com uma pré-temporada pela frente, iria finalmente iniciar de verdade seu trabalho, apenas para descobrir que esse trabalho iria, sim, ser iniciado, mas pela seleção do Chile. Chegou então Carpegiani, especulado como coordenador, mas assumindo como técnico, apenas para ser demitido após o desempenho constrangedor do Flamengo no Carioca, e ter como companhia no caminho para o desemprego o diretor Rodrigo Caetano, o gerente Mozer e praticamente toda a comissão técnica.

Felipe Vizeu e Guerrero no Flamengo - Foto: Gilvan de Souza
Em suma, o Flamengo que terminou 2017 esperando que esse fosse o ano de consolidar um trabalho já iniciado, começa abril com um novo diretor – Carlos Noval –, que precisa praticamente remontar uma comissão técnica do zero, incluindo um novo treinador, tudo isso no meio de uma Libertadores e faltando 10 dias para começar o Campeonato Brasileiro. Por mais ousado e selvagem que possa ter sido o planejamento de temporada na Gávea, eu duvido que tudo isso estivesse incluído em qualquer powerpoint.

Nesse momento, é impossível para o torcedor prever o que vai acontecer. Se alguns sites garantem que já está tudo acertado com Cuca, outros dão como certa a negociação com Renato Gaúcho. Outros boatos afirmam que o atual treinador interino, Maurício Barbieri pode vir a ser efetivado, deixando claro que a única certeza no atual momento do Flamengo é que você receberá no seu Whatsapp o vídeo da apresentação do Sr Waldemar – “AH AH AH FORA WALDEMAR”.

E por mais que cada um de nós tenha a sua opinião sobre qual treinador melhor se encaixaria no Flamengo hoje – eu acredito que precisamos hoje mais da confiança e dos óculos escuros de um Renato Gaúcho do que das superstições e preleções com coração de boi de um Cuca –, a verdade é que o Flamengo precisa - e logo - encontrar um técnico capaz de extrair do atual elenco um futebol que faça jus ao investimento realizado, que seja competitivo diante de adversários fortes, ou que ao menos prejudique menos a saúde dos torcedores, já que o Flamengo 2017/2018 deve ter sido responsável por enxaquecas, gastrites e leves surtos de automutilação em uma parte significativa da torcida.

Mas não é só de um novo técnico que o Flamengo precisa. Afinal, depois das passagens de Zé Ricardo, Rueda e Carpegiani, está mais do que na hora de refletir se o problema do Flamengo não passa também pelo elenco, um dos mais caros do continente, constantemente tratado como um dos melhores do Brasil, mas que, assim como aquele adolescente cheio de potencial que hoje aos 33 anos ainda mora com os pais, tem sido incapaz de realmente justificar toda essa expectativa.

Ou seja, o Flamengo precisa de um novo técnico, mas não existe treinador, seja ele Cuca, Renato Gaúcho, Guardiola, Tite ou mesmo Jesus Cristo fazendo malabares montado numa lambreta, que consiga resolver a situação do time sem uma mudança de postura ou mesmo de integrantes no atual elenco do Flamengo. Agora é a hora de trazer de fora alguém que consiga fazer esse grupo jogar? Claro. Mas também é a hora desse grupo finalmente decidir se ele quer jogar ou não e de aceitarmos que alguns deles apenas não tem capacidade para jogar o que esperamos que eles joguem.

O fato do planejamento já ter sido jogado pela janela não quer dizer que o ano tenha sido perdido, mas sim que temos agora uma oportunidade para traçar novos planos, melhores e maiores, e aí sim colocá-los em prática da forma certa.

Ou seja, o Flamengo precisa de um novo técnico, mas não existe treinador, seja ele Cuca, Renato Gaúcho, Guardiola, Tite ou mesmo Jesus.



Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget