"A história do Flamengo é feita da sua base", diz Sávio

Ele fez questão de rasgar elogios a Lucas Paquetá a quem garantiu que tem um estilo que o agrada muito.

GOAL: Um dos principais jogadores do Flamengo na década de 90, Sávio tem uma bonita história no clube. Ele foi revelado pelo Rubro-Negro, onde chegou com apenas 14 anos de idade e apesar do seu físico franzino encantava atuando pela ponta esquerda.

Dribles, velocidade e habilidade eram as principais características do jogador que não demorou a ser comparado com Zico, a quem estava pendurando as chuteiras e se aposentando do futebol.

"O Zico sempre foi muito especial, eu sempre falei que fui antes de ser Flamengo, eu fui Zico, a minha paixão e a torcida pelo Flamengo veio depois da paixão e da torcida pelo Zico, porque eu sempre o admirei.  Eu tenho o prazer de falar que somos amigos e o carinho, a admiração que tenho por ele aumentou ainda mais. Ser comparado com ele não influenciou muito porque eu separava isso a todo momento, era motivo de orgulho ser comparado com um cara tão fantástico, e também era sinal de que eu estava fazendo um bom trabalho", disse Sávio em entrevista exclusiva à Goal Brasil.

Foto: Divulgação
Sávio fez parte do elenco que faturou o Campeonato Brasileiro em 1992, mas foi nos anos seguintes que o garoto assumiu protagonismo. No pré-olímpico para os Jogos de 96, por exemplo, o então jogador Rubro-Negro foi titular deixando ninguém menos que Ronaldo, que viria a se tornar o Fenômeno, no banco de reservas.

Em 1995, no ano do centenário do Flamengo, havia grande expectativa e a diretoria do clube montou um ataque que antes de entrar em campo foi apelidado de "melhor ataque do mundo" com Sávio, Romário e Edmundo. Mas dentro das quatro linhas o sucesso não veio e os adversários aproveitaram a brincadeira para chama-lós de "pior ataque do mundo".

"A questão do Edmundo ficou muito presente, a questão do ataque que não deu certo, lembrando que o Edmundo ficou só cinco meses no Flamengo, jogou pouco por vários problemas".

Entretanto, depois da saída do "animal" Sávio e Romário formaram uma parceria de dar inveja, marcando muitos gols e entrarando para a história do clube, mas apesar disso, o Anjo-Loiro da Gávea admite que a falta de um elenco mais competitivo foi a maior dificuldade na hora de conquistar os títulos tão esperados.

"Eu gosto de falar dessa parceira com o Romário porque realmente foi uma parceria de sucesso, foram 110 jogos e 139 gols da dupla, foram números muito bons, então em uma época de dificldades onde não tínhamos nunca um time muito forte para ganhar competições importantes".

Sávio também rechaçou qualquer possibilidade de richas e desavenças entre os dois, muito se falado na época. Ele, no entanto, afirmou que não eram amigos, mas hoje estão cada vez mais próximos.

"Nós nunca fomos amigos, mas sempre nos respeitamos muito. Romário sempre me respeitou mesmo eu com 21 anos, de repente uma coisa ou outra de discussão mas isso nunca existiu, se criou uma polêmica muito grande do que realmente não aconteceu e hoje a gente se dá muito bem. A gente participa um com o outro de projetos sociais importantes. Eu sou emabixador do altismo no Espirito Santo e o Romário esteve presente nos dois últimos anos no evento que fazemos lá. Estou em projeto sociais e ele também, sempre fazemos algo juntos".

Hoje, mais de 20 anos depois, a torcida Rubro-Negra vive a expectativa pela formação de outra dupla de ataque formada por Paolo Guerrero e Henrique Dourado e para Sávio, que conhece muito bem esse tipo de dilema, há uma possibilidade para os dois atuarem juntos.

"Essa questão tática é muito do dia a dia, do que o treinador pensa, qual o esquema vai colocar, se quer dois jogadores abertos, então varia muito, depende da filosofia. Com dois pela ponta e o Everton Ribeiro que fica difícil, agora se for algo com apenas um aberto ou com um 4-4-2 tem condições. Mas acho que dependo da situação, circunstância do jogo vai precisar dessa formação"

Líder do Brasileiro e com boas chances de garantir a classificação para as oitavas de final da Copa Libertadores da América na próxima rodada, o Flamengo saiu do caos que vivia há algumas semanas para a tranquilidade e o sonho de conquistar um título importante este ano.

Para o Anjo-Loiro da Gávea, o Rubro-Negro tem totais condições de faturar algum título este ano, ele também exaltou o fato da defesa estar sofrendo poucos gols criticou a postura em relação aos comentários feitos em cima da tabela do Flamengo neste início de Brasileirão.

"A gente vê que nos últimos jogos não tomou gols e isso é muito importante, a vitórias importantes, eu vi um comentário infeliz de uma pessoa dizendo que o Flamengo até agora só pegou time fraco no Brasileiro, primeiro que não existe time fraco no Brasileiro, segundo que você está menosprezando, você ganhar do América-MG não é fácil, ganhar do Ceará no Ceará por 3 a 0 não é nada fácil".

"As críticas elas existem e são válidas mas a gente também tem que elogiar o trabalho, então eu acho que o processo de não tomar gols é muito positivo e eu espero que a cada dia o Flamengo possa se consolidar mais, taticamente, resgatar alguns jogadores no âmbito emocional, do lado psicológico, dar confiança, vamos ver, arrumando direitinho, conseguindo estabilizar, é uma probabilidade".

Por fim, Sávio se mostrou feliz com o sucesso de alguns jogadores formados na base do clube e que estão ganhando cada vez mais espaço no profissional. Ele fez questão de rasgar elogios a Lucas Paquetá a quem garantiu que tem um estilo que o agrada muito.

"Ele está no caminho certo, no processo de amadurecimento, o estilo dele me agrada muito, muito técnico, tem personalidade, taticamente ele é muito bom e pode evoluir cada vez mais. Ele tem um estilo muito favorável ao futebol Europeu, eu escrevi no Flamengo, fui revelado e é tão bom quando você vê jogadores revelados muito bons tecnicamente sendo aproveitados, tendo apoio e é isso que o Flamengo que fazer sempre, dar prioridade total a categoria de base, a história do Flamengo é feita da sua base e é trabalhar cada vez mais isso.


Marcadores:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget