Flamengo e PM montam "operação de Copa" para jogos grandes

UOL: Com mais de 50 mil torcedores no Maracanã, o Flamengo recebe a Ponte Preta, nesta quinta-feira (10), às 19h30 (de Brasília). O Rubro-negro tem a vantagem do empate para avançar às quartas de final da Copa do Brasil, mas as atenções estão voltadas para outra partida, considerada a mais importante da temporada até então: o duelo contra o Emelec-EQU, semana que vem, pela Copa Libertadores.

Além de poder colocar o Flamengo nas oitavas de final da competição continental - feito alcançado pela última vez em 2010 -, o jogo será o primeiro aberto aos torcedores depois da punição de duas partidas com portões fechados pela barbárie protagonizada por organizadas na final da Copa Sul-Americana do ano passado. A preocupação é grande. A repetição daquelas cenas pode, inclusive, resultar em novas punições e até na exclusão de torneios organizados pela Conmebol. Por isso, uma "operação de Copa do Mundo" foi costurada por clube, Polícia Militar e Prefeitura do Rio de Janeiro.

Foto: Divulgação
A ideia ainda precisa ser confirmada pelas autoridades, mas o objetivo é montar um perímetro para impedir a aproximação de qualquer torcedor que não esteja portando o ingresso da partida. A dificuldade está no fato de ser um dia útil e no horário do duelo: 21h45, de quarta-feira (16). Neste caso, a área do Maracanã precisaria ser isolada pelo menos quatro horas antes do evento, algo a ser avaliado por conta do horário do rush e da intensa movimentação de veículos na região. Independentemente disso, as partes estudam barreiras nas quais apenas portadores de ingressos terão acesso.

"Existe o plano de um esquema muito semelhante ao que aconteceu na Copa do Mundo, inclusive com o isolamento do perímetro. A Prefeitura que baterá o martelo até o fim da semana, mas sabemos que não podemos prejudicar milhares de pessoas por causa de 60 mil que vão ao jogo. É lógico que o perímetro facilitaria muito o nosso trabalho, mas se não for possível, verificaremos os ingressos antes dos acessos às catracas, de uma forma mais intensa do que já é feita atualmente", explicou o Tenente-coronel Sílvio Luiz, comandante do Gepe (Grupamento Especial de Policiamento em Estádios).

Para evitar problemas, as autoridades realizaram uma série de reuniões nos últimos meses e decidiram pela não utilização do cartão ingresso por parte dos sócios-torcedores do Flamengo. Desta forma, os bilhetes terão de ser trocados por todos que irão ao jogo, o que gerou muita reclamação dos flamenguistas e também da direção do clube. O cartão foi visto como uma espécie de vilão para o quebra-quebra no estádio em dezembro passado.

"Não resta dúvida de que o cartão foi um dos problemas. A pessoa que cancela o sócio-torcedor permanece com o cartão e chega próximo das catracas da mesma forma. É ali que o tumulto é gerado. A verificação de um ingresso é visual. Do cartão, não. É impossível verificá-lo antes da catraca. A aglomeração gerada pode ser o estopim para graves problemas quando pessoas mal-intencionadas estão por ali. Discutimos possibilidades para findar esse impasse. O Flamengo foi avisado há algum tempo e concordou com tudo, ainda que possa não ter gostado", encerrou o comandante.

O esquema de segurança será adotado por Flamengo e Polícia Militar em todos os jogos grandes a partir da "decisão" contra o Emelec. A dúvida ainda está em relação ao cartão ingresso. O clube deseja utilizá-lo para atender aos sócios-torcedores da melhor forma. Será necessário, no entanto, apresentar uma solução satisfatória para a verificação dos bilhetes junto ao Gepe, o que ainda não está próximo de acontecer.

O cartão foi visto como uma espécie de vilão para o quebra-quebra no estádio em dezembro passado.

Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget