Com 7 reforços, Flamengo renova time mas ainda mapeia mercado

GLOBO ESPORTE: Após duas temporadas sem título, o Flamengo resolveu "resetar" sua equipe de basquete. Do elenco que perdeu a série semifinal do NBB 10 para o Mogi das Cruzes, apenas Marquinhos e Olivinha renovaram contrato até o momento. Eles se juntam a Anderson Varejão e João Victor, pivôs que tinham vínculo com a equipe. O restante, incluindo o técnico Gustavo De Conti, é todo novo. Nas últimas semanas, o Rubro-Negro apresentou seis contratações, mudando bastante com relação ao último ano. Até a reapresentação, em julho, o elenco, que já tem dez peças, não deve ganhar novos nomes, a não ser que surjam oportunidades no mercado nacional. Esse é o time que buscará o retorno da hegemonia no basquete nacional.

Além de Marcelinho Machado, que encerrou a carreira aos 43 anos, deixaram o time o pivô MJ Rhett, o armador David Cubillán e o ala Mogi. E Pilar, Ronald Ramón, Arthur Pecos e JP Batista, que têm contrato até o dia 30 deste mês, ainda não renovaram e não vão ficar. JP Batista, inclusive, estaria muito perto de fechar contrato com o Mogi das Cruzes. O mesmo caminho pode tomar Pecos, que ainda negocia com o Rubro-Negro, mas só fica caso haja uma reviravolta. Do contrário, pinta em Mogi das Cruzes. Pilar e Ronald Ramón estão fora.

Foto: Divulgação
Por outro lado, foram várias as caras novas. Assim que chegou ao clube, Gustavo De Conti, por dois anos seguidos o técnico da temporada no Brasil, trouxe atletas da sua confiança. Desembarcaram o capitão do Paulistano, o ala Jhonatan, além do armador Deryk Ramos e o ala-pivô Nesbitt, ambos do time da capital. Juntaram-se a eles o armador Franco Balbi, ex-Ferro, da Argentina, o ala-armador Kevin Crescenzi, ex-Liga Sorocabana, e o ala-pivô Rafael Mineiro, que após uma temporada em Franca retorna para o Rubro-Negro.

Com reapresentação marcada para julho, o Flamengo difcilmente vai ao mercado nas próximas semanas. O time disputa no segundo semestre a Liga Sul-Americana e quer o título para conseguir um lugar na Liga das Américas, mas vai guardar a terceira vaga de estrangeiro mais para frente, como fez nos últimos anos. O garrafão, com cinco nomes e pelo novo estilo de jogo, do "small ball", está fechado. De qualquer forma, o clube vai vigiar o mercado nacional caso surjam oportunidades. Com dez jogadores no elenco, a base do Flamengo está formada e mais dois atletas das categorias de base devem subir para completar o grupo.

Pela montagem, a dinâmica de jogo adotada por De Conti no Paulistano deve seguir. Jogo rápido de transição, força na defesa e arremessos de fora do perímetro. Nomes como Jhonatan, Mineiro, Crescenzi, Olivinha, Nesbitt e Varejão, todos muito fortes na defesa, dão a tônica do novo Flamengo. Com a bola nas mãos, a equipe também contará com atletas que facilitam o esquema de Gustavinho. Deryk, Olivinha, Marquinhos,Jhonatan, Crescenzi, Mineiro e Balbi, todos tem ao menos 30% de aproveitamento nas bolas de três pontos durante a carreira.

"Acredito que o basquete que vem tendo mais resultado hoje em dia é o desse estilo. Mas é preciso ter as peças certas para jogar desse jeito. Não adianta querer jogar desse jeito com um time mais lento, pesado. Não tem como", disse Gustavo De Conti

Saíram
Armador - David Cubillán
Pivô - MJ Rhett
Ala - Mogi

Podem sair
Armador - Ronald Ramón
Armador - Arthur Pecos
Pivô - JP Batista
Ala-pivô - Pilar

Contrato vigente
Pivô - Anderson Varejão
Pivô - João Victor

Renovaram
Ala - Marquinhos
Ala-pivô - Olivinha

Chegaram
Ala - Jhonatan Luz
Ala-armador - Deryk Ramos
Ala-armador - Kevin Crescenzi
Armador - Franco Balbi
Ala-pivô - Rafael Mineiro
Ala-pivô - David Nesbitt
Técnico - Gustavo De Conti

Assim que chegou ao clube, Gustavo De Conti trouxe atletas da sua confiança.

Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget