Jovens empreendedores apresentam inovações ao Flamengo

ESPORTE E INOVAÇÃO: por Maureen Flores

Em abril último, 200 participantes se reuniram em São Paulo, no FUTEBOOM, para discutir novas ideias para o Flamengo. O evento coordenado pela Universidade do Futebol e a SportsMatchBR, com a participação de Daniel Orleans, VP de Marketing do clube teve por objetivo lançar um desafio para  empreendedores visando ajudar ao FLA a resolver os seguintes problemas: aumentar o engajamento do fã com geração de receita, facilitar a descoberta de novas talentos e promover a inclusão da presença feminina na torcida.

De acordo com o Termo que regulou as responsabilidades das partes (https://futeboom.com.br/termos), o Clube de Regatas do Flamengo apresentaria o "case" de destaque e seria o proprietário  do hackathon, uma  maratona de criação de ideias e soluções, denominado FLAckathon. Entre o público,  jovens ativos no mercado de trabalho, empreendedores e profissionais atuantes em startups. Entre esses, algumas mulheres, muitos paulistanos e alguns outros participantes que viajaram do Sul (Curitiba e Porto Alegre).  No conjunto das sugestões apresentadas, 61 no total, oito se destacaram e uma foi premiada. Infelizmente, as ideias geradas não podem ser compartilhadas devido as restrições impostas pela propriedade intelectual mas as vencedoras serão promovidas.

Daniel Orlean, do Flamengo - Foto: Divulgação
A grande vencedora foi a ScoutEvo, solução já no mercado que  está disponível na google store para download: (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.ativvus.scoutevo&hl=en).

As outras soluções que se destacaram no FLAckthon são:

- Joga Mais/ Ecossistema Escalável de Talentos

- Venture Boys/ Torcedora Rubro-Negra 

- Sports Network/  Fan Engagement Monetization (Ideia 1)

- Sports Network/  Fan Engagement Monetization (Ideia 2)

- Fla Sports/ Ecossistema Escalável de Talentos  (Ideia 1 e 2)

- Santo Caos/  Fan Engagement Monetization

- ASenses / Ecossistema Escalável de Talentos

- FLANATION  Torcedora Rubro-Negra

O processo de seleção foi realizado por um grupo de jurados que elegeu como critérios de avaliação: o grau de inovação; viabilidade de execução de ordem técnica; custos de implementação; impactos de ordem sócio-econômica; escalabilidade.

Essa foi uma entrada controversa do Flamengo no mundo da inovação e explicarei o porquê: eventos de hackthon são iniciativas de base científica, maratonas computacionais com metodologia consagrada e muito bem executadas no Brasil por universidades e empresas com propósitos específicos estratégicos e institucionais; entretanto, o FLAckthon abriu mão desses conceitos já estabelecidos e acabou por emprestar a marca do clube para  entregar algo que careceu de robustez metodológica, mercadológica e científica. Essa iniciativa seria pobre, mas válida, para uma pequena empresa carente de recursos técnicos; mas a mesma liberdade não se aplica a marca mais valiosa do futebol brasileiro. Já disse e repito, líderes têm compromisso e responsabilidade com sua posição de mercado e não podem se lançar em iniciativas que carecem de solidez. Ao final, como resultado da "pescaria", a "rede" jogada no mercado visando "saber-o-que-aparece" cadastrou no banco de dados da SportsMatchBR uma série de  projetos e idéias desconectadas e não priorizadas, nesse momento, pela estratégia do clube.

Espero que o Flamengo possa aprender com o Bayern de Munique, clube que face a impossibilidade (ou desinteresse) de competir com o Real Madrid em inovação, optou por realizar na sua arena o melhor  hackthon de futebol europeu. O evento foi tão bem concebido que atraiu gente de todo o mundo, inclusive do Brasil. Espero pelo dia que chegaremos lá.

No conjunto das sugestões apresentadas, 61 no total, oito se destacaram e uma foi premiada.



Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget