O Flamengo precisa de reforços

FALANDO DE FLAMENGO: Por Thiago Nascimento

Líder. Talvez essa seja a palavra mais proferida do futebol brasileiro em 2018. Finalmente, após tantos anos… o Flamengo volta a liderar a competição mais importante do país.

E esse êxito, com certeza não se deve exclusivamente ao planejamento do Departamento de futebol para a temporada de 2018. Afinal de contas, se a torcida depende exclusivamente do resultado de tal planejamento, estaríamos perdidos. Pois terminar o ano sem ter a certeza de que o treinador contratado irá começar a pré-temporada com o time e meses depois dispensar vários profissionais do DP de futebol, afim de ajustar os rumos do DP de futebol e do time… significa que o planejamento não tão bem elaborado para o ano de 2018. Isso sem contar que o tal cargo de coordenador de futebol (que vai fazer sabe-se lá o que), também não foi preenchido.

Carlos Noval, Fernando Uribe e Eduardo Bandeira no Flamengo - Foto: Gilvan de Souza
Para nossa alegria… o futebol também é constituído pelo o imponderável. E esse fator fez com que o time desfalcado do jogador mais badalado do elenco (Guerrero) e com um técnico novato, aliado a técnica apurada de alguns jogadores talentosos do elenco rubro negro, conseguisse chegar ao topo da tabela do Brasileirão.

E devido a essa liderança, a comissão técnica e os jogadores podem ter um período de descanso durante o período de Copa do Mundo. E isso se torna muito benéfico para todos. Até porque, podemos até considerar esse período como uma espécie de mini-férias. E não há dúvidas de que um período prologando de descanso, é excelente para qualquer ser humano repensar o que pode ser feito para melhorar o seu rendimento profissional. E torço para que eles consigam possam repensar o que cada um pode fazer profissionalmente dentro do elenco para manter o Flamengo como líder do campeonato.

Agora, quem não pode perder tempo nessa inter-temporada, é a gestão do departamento de futebol. Esses sim… precisam trabalhar e muito!

O último jogo oficial do Flamengo aconteceu no dia 13/06/2018. Portanto, acredito que pelo menos uns 15 dias dessa data, todo departamento de futebol já tem que ter todo o planejamento da inter-temporada completo e detalhado (jogos amistosos, contratações e dispensas de jogadores, contratações e dispensas de funcionários, parcerias de marketing para os amistosos, ações de marketing com sócios torcedores durante tal período, etc…).

Portanto, se consideramos o contexto dessa matéria, será de bom tom que o Departamento de futebol invista todo esse valor em contratações de peso para o time titular. Aliás… esses jogadores seriam muito úteis se já estivessem disponíveis para treinar com o elenco, a partir do primeiro de abertura da janela de transferências. Até porquê, nada impede que os clubes acertem a contratação de um jogador, mesmo com a “janela fechada”, e concluir a negociação apenas na “abertura da janela”. Agora, se isso não for possível… por favor me corrijam.

Agora, é torcer para o time retornar da parada da Copa do Mundo, muito mais forte do que estava antes da inter-temporada. E dessa forma, teremos chances de conquistar um título nacional e/ou internacional até o dia 31 de Dezembro de 2018.

Lateral direita
Rodinei é o lateral-direito titular do Flamengo. Mas se tecnicamente, ele consegue ter atuações acima da média, o reserva da posição não consegue alcançar a titularidade. Portanto, penso ser necessário contratar dois laterais para essa posição. Ou no mínimo, um excelente lateral direito para chegar e vestir a camisa de titular.

Lateral esquerda
Segue a mesma lógica da lateral direita. Só que com os jogadores Renê e Trauco.

Meio de campo
A imprensa esportiva tem dito que o Jonas será negociado. Com isso, Cuéllar continuará sendo o titular incontestável da posição. Entretanto, será necessário reforçar o setor com um jogador do mesmo nível (no mínimo) do Cuéllar. Não apenas pela saída em sí do Jonas. Mas sim, por que em algumas partidas pode-se fazer necessário atuar com dois volantes no meio campo.

Aliás… qual é a lógica de análise de desempenho ao negociar o Jonas mas manter o Rómulo e o Arão no elenco? Afinal de contas, tecnicamente eles têm rendido muito pouco para o nível técnico que um time como o Flamengo exige.

Cadê a coerência?
Muitos debates acontecem na torcida sobre a permanência de Guerrero para o restante da próxima temporada.

OK. Todo torcedor tem direito a expor a sua opinião sobre esse assunto.

Agora… se o DP de futebol não renovar com o Guerrero, por achar que o valor para tal investimento pode ser alto, então qual será a justificativa para manter o Geuvânio (jogador de ataque) no elenco? Será que esse o “custo benefício” desse jogador é muito melhor do que o custo benefício do Guerrero.

Por isso, penso, que por coerência… nesse caso também não faz sentido manter o Geuvânio no elenco.

Vinicius Júnior
Muito se falava sobre a permanência (ou não) do jogador. Entretanto, a minha dúvida é: – Independentemente de tal jogador permanecer no elenco para o restante da temporada ou não, os responsáveis pelo departamento de futebol viajou a Espanha para tentar negociar a permanência do atleta para o restante da temporada de 2018? 

Uribe
Não conheço tal jogador. Mas… se tal jogador for o atacante que sai da aŕea para preparar as jogadas… o finalizador da equipe continuará sendo o Henrique Dourado.

Paquetá
Acho que o Departamento de Marketing e o Departamento de Futebol do Flamengo deveria se espelhar no Santos, que fez um projeto para manter o Neymar no clube durante alguns anos.

Se esses departamentos não fizerem um projeto semelhante… está arriscado um clube do exterior vir ao Brasil e contratá-lo. Não torcer para o Brasil   Você não torcer para a seleção brasileira durante a Copa do Mundo, é um direito seu.Agora, dizer que não vai torcer para a seleção por conta da política brasileira, eu acho uma estupidez. Fazendo isso, você não irá provar nada para ninguém. Até porque, todo indivíduo deveria acompanhar o que acontece na política brasileira durante os 365 dias do ano. E não apenas durante o período de Copa do Mundo

Aliás… qual é a lógica de análise de desempenho ao negociar o Jonas mas manter o Rómulo e o Arão no elenco?



Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget