O vai e vem dos técnico do futebol brasileiro em 2018

GOAL: Como de costume, os clubes da Série A continuam trocando seus comandos com grande frequência. Veja o que já rolou no ano

#1 Oswaldo de Oliveira - Atlético-MG

No Galo desde setembro de 2017, Oswaldo de Oliveira acabou perdendo o cargo no início de fevereiro graças a maus resultados obtidos pelo time no começo da temporada, como a classificação difícil na Copa do Brasil sobre o Atlético Acreano.

Mais do que isso, porém, o treinador se envolveu em uma polêmica ao discutir fortemente com um jornalista durante uma coletiva de imprensa, dias antes de ser destituído do cargo. O interino Thiago Larghi vem comandando a equipe até o momento.

Foto: Gilvan de Souza
#2 Felipe Conceição - Botafogo

O primeiro técnico a cair no ano foi Felipe Tigrão, no Botafogo. O clube anunciou a saída do profissional no dia 10 de fevereiro, após a derrota do Bota por 3 a 1 para o Flamengo, na Taça Guanabara do Campeonato Carioca.

Efetivado em dezembro, Conceição perdeu prestígio especialmente pela eliminação para a Aparecidense logo na primeira fase da Copa do Brasil. Alberto Valentim, ex-Palmeiras, assumiu em seu lugar.

#3 Wagner Lopes - Paraná

Comandante do retorno do Paraná à Série A após onze anos, Wagner Lopes não conseguiu repetir o desempenho de 2017 e deixou o Paraná no dia 16 de fevereiro.

Técnico da Seleção Brasileira campeã olímpica em 2016, Rogério Micale assumiu a equipe uma semana depois.

#4 Dorival Júnior - São Paulo

No comando da equipe desde 2017, Dorival Júnior não resistiu ao mau início do São Paulo na temporada 2018 e caiu após o clássico contra o Palmeiras, no qual o Tricolor foi derrotado por 2 a 0, no início de março

O uruguaio Diego Aguirre, ex-Internacional e Atlético-MG, assumiu a equipe no dia 11 de março.

#5 Paulo César Carpegiani - Flamengo

Efetivado após a saída de Reinaldo Rueda para assumir o Chile, Paulo César Carpegiani havia vencido a Taça Guanabara e seu trabalho, ao menos, dividia opiniões entre os Rubro-Negros.

As derrotas na Taça Rio e a eliminação na semifinal para o Botafogo, porém, acabaram encurtando a passagem do técnico veterano no clube carioca, que anunciou uma reformulação quase total no departamento de futebol na quinta-feira, 29 de março.

Por ora, o interino Maurício Barbieri tem comandado a equipe rubro-negra no Brasileirão e na Libertadores.

#6 Nelsinho Baptista - Sport Recife

Nelsinho Baptista é o primeiro técnico a deixar um clube após o início do Brasileirão 2018. O treinador anunciou seu pedido de demissão do Sport no dia seguinte ao empate em 1 a 1 com o Botafogo, pela segunda rodada, e aproveitou para fazer duras críticas à diretoria do clube pernambucano.

Ao contrário da vitoriosa primeira passagem pelo Sport, quando conquistou os Campeonatos Pernambucanos de 2008 e 2009 além da Copa do Brasil de 2008, dessa vez Nelsinho não foi bem. O treinador comandou a equipe em 17 jogos na temporada, com sete vitórias, sete empates e três derrotas.

Nesse período, foi eliminado na semifinal do estadual, na segunda fase do torneio nacional e não conseguiu vencer nos dois primeiros jogos do Brasileirão.

Um dia após confirmada a saída, o Sport anunciou a chegada de Claudinei Oliveira, ex-Avaí, para o cargo.

#7 Marcelo Chamusca - Ceará

Depois de quase um ano no cargo, Marcelo Chamusca foi demitido do Ceará por conta do início ruim de Brasileirão da equipe, que ainda não venceu na competição (três empates e três derrotas).

Ao todo, Chamusca comandou a equipe em 64 jogos, acumulando 34 vitórias, 17 empates e 13 derrotas, em um aproveitamento de 62%.

Para o seu lugar, o Vozão anunciou a contratação de Jorginho, que estava sem clube desde julho de 2017, quando deixou o comando do Bahia.

#8 Fábio Carille - Corinthians

Bicampeão paulista e atual campeão brasileiro, Fábio Carille deixou o Corinthians após aceitar oferta milionária do Al-Wehda, da Arábia Saudita.

Efetivado no comando do Corinthians no fim de 2016, Carille comandou o Timão em 114 partidas, com 59 vitórias, 32 empates e 23 derrotas (aproveitamento de 61,1%).

Para o seu lugar, o Corinthians confirmou a efetivação de Osmar Loss.

#9 Zé Ricardo - Vasco da Gama

Depois de pouco mais de nove meses de trabalho, o técnico Zé Ricardo pediu demissão do Vasco após a derrota para o Botafogo pela nona rodada do Brasileirão.

Zé Ricardo comandou ao todo o Gigante da Colina em 50 partidas. Foram 22 vitórias, 13 empates e 15 derrotas. Aproveitamento de 52,7%.

#10 Guto Ferreira - Bahia

Após a derrota por 2 a 0 para o Grêmio pela nona rodada do Campeonato Brasileiro, o Bahia anunciou a demissão do técnico Guto Ferreira.

Guto encerra sua segunda passagem pelo Bahia deixando com o título baiano, além das classificações para a semifinal da Copa do Nordeste e para a segunda fase da Copa Sul-Americana. No Brasileirão, porém, o time está na zona de rebaixamento.

Ao todo, Guto Ferreira comandou a equipe em 33 jogos durante sua segunda passagem acumulando 18 vitórias, seis empates e nove derrotas.

#11 Jorginho - Ceará

Após apenas 14 dias, Jorginho pediu demissão logo após o revés para o Cruzeiro alegando problemas pessoais.

Foram apenas três jogos no comando do Vozão com três derrotas para Grêmio, Chapecoense e Cruzeiro.  Neste período o Ceará não marcou nenhum gol e sofreu quatro.

#12 Abel Braga- Fluminense

De forma surpreendente, Abel Braga pediu demissão do Fluminense em meio à pausa para a Copa do Mundo.

No comando do Tricolor desde 2017, nesta que era a sua terceira passagem como treinador pelo Clube das Laranjeiras, Abel não vinha sob pressão e, apesar dos resultados, tinha seu trabalho elogiado.

O que motivou o seu pedido de demissão foram os desgastes com a situação do clube, que vive crise financeira e não tem conseguido pagar ao salários em dia.

Carpegiani havia vencido a Taça Guanabara e seu trabalho, ao menos, dividia opiniões entre a torcida do Flamengo.



Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget