Apenas um líder antes da Copa terminou campeão Brasileiro

ESPN: A Série A do Campeonato Brasileiro teve sua parada para a Copa do Mundo da Rússia no dia 13 de junho. Nas edições desde o surgimento dos pontos corridos, em 2002, apenas um líder conseguiu o título após o Mundial e esse campeão foi o Cruzeiro, em 2014.

Além do clube mineiro, alguns times tiveram ótimos aproveitamentos e outros caíram de produção. Veja abaixo o que os primeiros colocados desse ano precisam fazer e, também, os concorrentes das edições anteriores.

Costume no Brasil a cada quatro anos, a pausa reflete de forma diferente nos 20 times da elite nacional.

Baseando-se no desempenho nos retornos das copas disputadas dentro da era dos pontos corridos, alguns times, como os líderes Flamengo e Atlético-MG, precisam de atenção para não caírem de rendimento e ficarem para trás na corrida pelo título. Enquanto isso, o retrospecto joga a favor de outro Atlético, o Paranaense, que precisa de esperança para poder deixar o quanto antes a vice-lanterna.

Arte: Mário Alberto
Flamengo

Primeiro colocado com 27 pontos, o Flamengo terminou a parte inicial do brasileiro com 75% de aproveitamento. Comparando com o desempenho médio do clube após o fim das Copas de 2006, 2010 e 2014, o time rubro-negro tem uma queda de percentual maior que a de todos os seus outros adversários.

Se o grupo comandado por Maurício Barbieri obedecer esta tendência, terá 44,7% de aproveitamento no restante do torneio e acabará o nacional com 62 pontos, número abaixo da média dos campeões brasileiros nos últimos anos.

Atlético-MG

Quem vive situação parecida é o Atlético-MG.

Além de ter um retrospecto decrescente após Copas, o time alvinegro também perdeu um de seus destaques na temporada até aqui, o meia Roger Guedes. Hoje, com 63,8% de aproveitamento e 23 pontos, o Atlético, de acordo com o seu retrospecto, somaria 48,3% dos pontos a serem disputados e terminaria o Brasileirão com 61.

São Paulo

O clube tricolor, que viveu momentos complicados nos últimos anos, vem se reestruturando e, se depender do que apresentou dentro do cenário estipulado, terminaria o ano com o título do Nacional.

Apresentando hoje 63,8% dos pontos disputados até aqui (23), o São Paulo também perderia 4,8 pontos percentuais até a 38ª rodada, mas, mesmo assim, levantaria o caneco do Campeonato Brasileiro com 69 pontos.

Palmeiras

Se para o São Paulo o cenário é positivo, o rival Palmeiras não conta com a mesma situação. Apresentando a terceira pior queda de rendimento entre os times da Série A deste Campeonato Brasileiro (11,8%), o clube alviverde acabaria o Brasileiro com apenas 51 pontos, aparecendo na 14ª colocação da tabela.

Hoje, o atual vice-campeão nacional tem 19 pontos e é o sexto colocado, com 52,7%¨de rendimento.

Atlético-PR

Hoje 19º colocado, o Atlético-PR precisa se espelhar na evolução que apresentou em 06, 10 e 14 para fugir do rebaixamento.

Se conseguisse atingir um aumento de 23,8% em seu aproveitamento, o time rubro-negro chegaria a 47 pontos ao fim do torneio e, bem provavelmente, se garantiria na Série A do ano que vem.


Brasileirão 2006

Em 2006, na Copa do Mundo da Alemanha, quando o nacional foi interrompido na 10ª rodada, o primeiro colocado era o Cruzeiro, com 21 pontos. Na segunda colocação estava o Internacional de Porto Alegre, com 21, e o São Paulo tinha 20.



Ao término das 38 rodadas, a equipe tricolor pulou para a ponta e conquistou o bicampeonato, selando a trajetória vitoriosa com 78 pontos.

O segundo colocado terminou da mesma forma, e o Inter fechou com 69 pontos. Já o terceiro colocado foi diferente, afinal, o São Paulo venceu e o Grêmio ascendeu, chegando aos 67 pontos, na terceira posição.

Brasileirão 2010

Durante a parada da Copa do Mundo de 2010, sediada na África do Sul, o Corinthians ocupava a posição de primeiro colocado do torneio, seguido por Ceará, e Fluminense.


Naquele ano, o nacional foi interrompido um pouco mais cedo, na sétima rodada. Porém, mais uma vez, o líder foi superado. O Fluminense saiu do terceiro lugar antes da parada e fechou o torneio com 71 pontos, na primeira posição, enquanto o clube alvinegro caiu para o 3º lugar, três pontos atrás do campeão.

Brasileirão 2014

Durante a Copa do Mundo de 2014, sediada em solo brasileiro, tivemos o único campeão do torneio que se manteve na ponta antes da parada, até o fim do nacional.


O Cruzeiro, que tinha três pontos de vantagem para o Corinthians, seguiu sua campanha vitoriosa e terminou o Brasileirão com 10 pontos de frente para o São Paulo, vice naquele ano.

A única diferença no G4 foi o Fluminense, que após a parada decaiu, terminando o torneio na 6ª posição, com 61 pontos, e o Internacional, que fechou sua participação em 3º.

Primeiro colocado com 27 pontos, o Flamengo terminou a parte inicial do brasileiro com 75% de aproveitamento.


Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget