Darío Muñoz diz que Uribe não tem o estilo de jogo de Guerrero

EU, RIO: Algo pouco comum acontece no Flamengo nesta temporada. O Rubro-Negro já testou cinco centroavantes, mas nenhum realmente agradou a comissão técnica e os torcedores. Inclusive, um deles já até deixou o clube; Felipe Vizeu, vendido a Udinese, da Itália. As outras quatro opções foram: Henrique Dourado, Paolo Guerrero, Lincoln e Fernando Uribe.

NÚMEROS NA TEMPORADA
Henrique Dourado: 28 jogos e 9 gols
Paolo Guerrero: 6 jogos e 1 gol
Lincoln: 11 jogos e 1 gol
Fernando Uribe: 3 jogos e nenhum gol
Felipe Vizeu: 11 jogos e três gols

Reforço mais recente

O último a chegar para brigar pela posição é o colombiano Fernando Uribe, vindo do Toluca, do México, com fama de goleador. Ao todo, pela equipe mexicana, o jogador entrou em campo 119 vezes e marcou 61 gols. O atleta, em sua estreia diante do São Paulo, quando atuou por 36 minutos, não causou uma boa impressão, pois teve uma chance clara de marcar, mas preferiu tentar o passe para um companheiro.

Fernando Uribe em Santos x Flamengo - Foto: Staff Images
Opiniões de um compatriota

Em busca de uma análise de quem conhece o atleta, a posição e o futebol brasileiro, o Portal "Eu, Rio!" entrevistou o ex-atacante da seleção colombiana, Darío Muñoz, que no Brasil, de 2001 até metade de 2007, atuou por Palmeiras, Paulista de Jundiaí, Goiás e Coritiba. Atualmente é empresário do ramo da construção civil e de jogadores de futebol. Muñoz falou o que a torcida rubro-negra pode esperar de Fernando Uribe.

"A torcida pode esperar muitos gols. É um jogador, que dentro da área, tem muita qualidade e é perigoso nas finalizações. Ele precisa de tempo para entender o sistema de jogo e se entrosar com os companheiros de equipe."

Porém, o discurso amigável parou na resposta acima. Em relação à habilidade de Uribe, que foi contratado visando uma possível saída de Paolo Guerrero, Muñoz foi duro nas palavras e disse que os dois não podem ser comparados.

"Ninguém pode comparar o Fernando Uribe ao Paolo Guerrero. São jogadores diferentes. Paolo é um centroavante muito fera, já o Uribe não está no mesmo nível do companheiro, porque é um jogador de pouca habilidade e que atua mais fixo na área."

Diferente da imprensa colombiana, Darío Muñoz pontuou que o estilo de jogo do atleta pode comprometer as atuações do Flamengo.

"Uribe é um jogador que atua como referência na área e que espera muito a bola. Ele precisa de um camisa 10 para trabalhar em função das características que possui. O estilo de jogo do Uribe pode comprometer um pouco as atuações do Flamengo. Ele é muito dependente dos pontas e meias."

O ex-jogador acredita que para balançar as redes, Uribe dependerá muito de Diego, Everton Ribeiro e Lucas Paquetá, pois não tem qualidade para resolver um jogo sozinho.

"O futebol mexicano é diferente e não tem a mesma qualidade do futebol brasileiro, mas o Flamengo tem excelentes jogadores que podem ajudar o Fernando Uribe a fazer gols. Ele vai depender muito do Diego, Everton Ribeiro e Lucas Paquetá, para conseguir marcar os gols que a torcida tanto espera. Ele não tem habilidade e nem qualidade para resolver um jogo sozinho."

O colombiano falou quais são os cuidados que o compatriota precisa ter neste início de trajetória no Flamengo.

"Jogar no Flamengo é uma grande responsabilidade grande. É preciso ser muito profissional para evitar que o extra-campo atrapalhe sua passagem pelo futebol brasileiro. Ele precisa estar concentrado somente no Flamengo para evitar cair na balada. O Uribe vai ter de se doar muito, ter raça e amor, para conquistar a torcida."

Uribe é o quinto jogador testado como homem-gol da equipe. Muñoz afirmou que as constantes mudanças atrapalham o rendimento e a confiança dos atletas.

"São muitos jogadores testados na temporada. A falta de continuidade atrapalha o rendimento dos atacantes do time. Infelizmente isso afeta a confiança e o desempenho em campo."

Adaptação ao futebol brasileiro

Munõz, que atuou por seis temporadas no Brasil, lembrou de sua adaptação ao futebol brasileiro. O ex-jogador acredita que hoje em dia esta questão é mais fácil. Até pelo fato da equipe do Flamengo ter muitos estrangeiros, como o colombiano Cuéllar, Fernando Uribe tem tudo para de adaptar rapidamente.

"A minha adaptação não foi fácil, mas hoje é muito mais fácil fazer essa transição quando se vem de outro país. O Flamengo tem vários jogadores estrangeiros e o Cuéllar será importante nesta transição. Acredito que ele tem tudo para se entrosar o mais rápido possível com o estilo de jogo praticado no futebol brasileiro. O Brasil é um país maravilhoso, com pessoas lindas, que tem tudo para qualquer jogador se adaptar com rapidez."

Seleção colombiana

Uribe poucas vezes foi convocado para a seleção de seu país. Para Muñoz, isto se deve a grande concorrência e ao fato do jogador não ter habilidade suficiente.

"No meu conceito, Fernando Uribe não tem qualidade ser convocado para a Seleção Colombiana. Atualmente, o nosso país conta com muitos jogadores bons para a posição. Falcao García, Luis Fernando Muriel e Carlos Bacca são excelentes jogadores."

O ex-jogador afirmou que o centroavante rubro-negro ainda não demonstrou que sequer tem condições de ser o substituto de Falcao García.

"Não, ele não tem qualidade suficiente para atuar pela Seleção Colombiana. Até agora, não mostrou nada de importante para ser convocado ou considerado o substituto de um jogador tão importante como o Falcao."

Muñoz acredita que mesmo com a visibilidade de jogar no Flamengo, será difícil o compatriota ser convocado para a Seleção Colombiana.

"Tudo vai depender do rendimento dele no Flamengo. Mas pela qualidade, habilidade e currículo dele nos últimos clubes por onde passou, acho muito complicado ele ir pra Seleção Colombiana."

Diferente da imprensa colombiana, Darío Muñoz pontuou que o estilo de jogo do atleta pode comprometer as atuações do Flamengo.

Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget