Flamengo é campeão Sub-11 e disputará "Mundial" da categoria

GLOBO ESPORTE: A IberCup, principal competição para jovens no mundo, teve mais um capítulo de sua história escrito neste domingo, com o encerramento da primeira edição do torneio em São Paulo. O dia, aliás, contou com três títulos de representantes da Série A do Campeonato Brasileiro nas categorias mais importantes: Santos, Flamengo e Palmeiras.

A etapa paulista da IberCup, classificatória para a disputa mundial, em janeiro de 2019, em Porto Alegre, contava ainda com Atlético-PR, Corinthians e Grêmio no grupo de times da elite do futebol brasileiro. Os paranaenses chegaram a uma decisão, enquanto paulistas e gaúchos se despediram em semifinais.

Foto: Junior Góis
Nos Playoffs Ouro, na categoria dos mais velhos, a Sub-12, o Santos teve o melhor time da competição, derrotando o Furacão na final por 3 a 1. No Sub-11, o título foi do Flamengo, que venceu o Palmeiras por 2 a 1. O Verdão levantou o troféu no Sub-10, superando o Iate Clube de Brasília por 4 a 3.

Já entre os mais jovens, as conquistas foram de duas equipes do Adac, projeto paulista de transição do futsal para o campo, que contou com atletas dos três grandes da capital (Corinthians, Palmeiras e São Paulo). No Sub-9, título do Adac E contra o I, por 3 a 1. Já no Sub-8, vitória diante do Prata da Casa, por 3 a 0.

Além de premiar os vencedores com vagas em suas competições classificatórias - no Rio Grande do Sul, Portugal, Estados Unidos e Dinamarca - para a Final Mundial em 2019, que será na Inglaterra, a IberCup também possui um ranking que elenca os melhores times, jogadores e treinadores de cada etapa, no geral, baseado em pontuações pré-definidas e adquiridas conforme as disputas.

Nesse quesito, o Santos foi o grande campeão, com a liderança nas duas categorias com membros de sua equipe Sub-12 (invicta, com sete vitórias, 47 gols marcados e apenas um sofrido), além da ponta como principal time. Sérgio de Souza Amaral foi o melhor treinador, enquanto Matheus Lima liderou como principal atleta, após marcar 12 gols nos sete confrontos.

Organização vê balanço positivo após primeira etapa no Brasil

Visitando o Brasil pela primeira vez, a organização da IberCup deixou a etapa de São Paulo, disputada no Centro de Práticas Esportivas da USP (CepeUSP), satisfeita. Seja pela qualidade dos 120 times de oito estados que disputaram a edição de estreia no país, ou o público, que compareceu em grande número para ver os jogos (cerca de 30 mil nos quatro dias), o balanço foi positivo.

Com a próxima competição em solo brasileiro já programada para janeiro de 2019, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, as expectativas por mais um evento de sucesso já são altas. Consolidada na Europa como maior torneio de jovens do mundo, a IberCup, agora, quer conquistar o Brasil.

- O balanço foi muito positivo e acima das expectativas que trazíamos, a nível de organização, arbitragem e competitividade do torneio. Era de se esperar uma alta qualidade, visto que tínhamos muitos bons times aqui, mas foi uma ótima oportunidade para revelar talentos e apresentar equipes mais desconhecidas. Esse foi o pontapé inicial de mais eventos de sucesso no país - afirmou o diretor geral da IberCup, o português Filipe Rodrigues.

Com um formato "democrático", a IberCup foi dividida em fase de grupos e, posteriormente, disputa mata-mata nos Playoffs Bronze, Prata e Ouro, conforme classificação na etapa inicial. Os vencedores de cada categoria conquistavam vagas nas disputas mundiais da marca: em Porto Alegre, Cascais, em Portugal, Dallas, nos Estados Unidos, e Esbjerg, na Dinamarca.

- Nos surpreendeu, principalmente, o público presente e a qualidade das equipes envolvidas na competição. Muitos times já estão planejando viajar para a Europa em nossos eventos, e isso é uma satisfação muito grande. Esse torneio consolidou a marca da IberCup no Brasil. Nesse ano, tivemos mais de 500 pessoas saindo do país para disputar as etapas na Europa e, agora, esperamos que essa quantidade triplique - comentou o coordenador geral da Ibercup, Marcio Lima.

No Sub-11, o título foi do Flamengo, que venceu o Palmeiras por 2 a 1. O Verdão levantou o troféu no Sub-10.

Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget