Flamengo virou uma mãe para os clubes paulistas

ESPN FC: Por João Luis Jr

São Paulo em campo para vencer, Flamengo apenas buscando a virada. Eles tiveram mais tempo, cerca de 100 minutos. Nós só pudemos jogar a partir dos 3’ da segunda etapa, quando o ex-rubro-negro Éverton marcou o gol da noite. Ali, virar passou a ser possível. A partir de então – e somente – o Flamengo resolveu levar a partida a sério. Ganhou quem jogou sério o tempo todo.

Começamos ditando o ritmo, mas sem produzir jogadas efetivas. O adversário entendeu, e de lá pelos 17 minutos até o gol, sempre esteve mais perto de abrir o placar. A nós, as saudades de Vinicius Júnior. O substituto, Marlos Moreno, em mais de meio ano no clube, não conseguiu chegar perto do patamar atingido pelos “possantes” Marcelo Cirino e Gabriel.

Foto: Alexandre Loureiro/Getty Images
Rômulo é outro que lembra ex-jogadores do Mengo. Talvez o “Colace do New Maracanã”. Uma tartaruga com a bola no pé. Não tem passe longo e precisa de – no mínimo – três toques para acionar o companheiro mais próximo. Já Everton Ribeiro nos fez recordar... Everton Ribeiro, mas na versão 2017. Errou tudo.

E que decisão errada tomou Renê na origem do gol. Com o lado esquerdo do campo limpo, buscou a esticada na direita, onde só havia jogadores do São Paulo. Contra-ataque armado, mal executado. Mas Réver, com sua tradicional empáfia, quis dar mais uma oportunidade ao azar – que a abraçou, sob a rubrica da “lei do ex”. Dali pra frente, tivemos chances. Exemplarmente desperdiçadas.

Jogo importante, Flamengo perdendo, Matheus Sávio em campo, Trauco como ala, dobrando com o lateral esquerdo. Treinador jovem, estudioso, recém-efetivado. Mais uma memória recente aflorou. Baixou o Zé Ricardo em Maurício Barbieri, que terminou o jogo sem padrão, sem estratégia e sem volante, com Diego e Paquetá batendo nas duas linhas de fundo.

Lucas Paquetá, aliás, é o grande ser humano rubro-negro do momento, verdade. Mas precisa de uma sacodida. Cada vez mais, destila soberba. Impressionante a mudança de postura do garoto a partir do gol sofrido. Se o cara do primeiro tempo é o mesmo do segundo, tudo leva a crer que ele esteve de palhaçada na metade inicial, apesar da cabeçada na trave. Em desvantagem no placar, tornou-se um monstro, com mais vontade de vencer do que de brilhar. É desse Paquetá que precisamos. Do que luta para se transformar em um imortal da Gávea. Não do que acha que já é ídolo.

O único cara do atual elenco que pode ser tratado como ídolo é Juan. Esse fez pelo Flamengo, diferentemente de Paolo Guerrero. Em mais de três anos vestindo o Manto, o atacante não mostrou a que veio. Poucos gols; muitos cartões, chances perdidas e dinheiro. Milhões e milhões. Uma série de derrotas humilhantes para um dos piores Vascos da história, sendo engolido pelo fraco Rodrigo, e sem marcar um mísero gol ante o rival. Longe da seleção, a gana de vencer do peruano se restringe a ele mesmo. Os socos na grama, as reclamações com os árbitros não são pelo time, pelos companheiros. São por ele, só. Um cara que ouve milhares esgoelarem “o Guerrero chegou” e parece não dar a mínima para o Flamengo. 10 de agosto é logo ali, aí o contrato acaba. Enfim, de verdade, vai acabar o caô.

Que até lá a gente tenha um substituto para Vinicius Júnior, outro para Cuéllar, e quem sabe mais opções nas laterais. Ontem era o jogo para mostrar que está afim de ser campeão. E quem mostrou não foi o Flamengo, mais uma vez sucumbido para um paulista. Se quiser o hepta, vai ter de ganhar em São Paulo, como eles fazem, ano após ano, no Rio de Janeiro.

O Flamengo precisa ganhar mais dos grandes do futebol paulista. Aqui e lá. Vão dizer que, antes da Copa, batemos o Corintihans, empatamos no Allianz Parque. É pouco. Na última década, tomamos um passeio de Corinthians, Palmeiras e São Paulo. De nada adianta ser o “melhor do Rio” e levar atraso desses quase vizinhos.

Nos últimos 10 anos

FLAMENGO X CORINTHIANS

21 jogos – 7 vitórias do Flamengo | 4 empates | 10 vitórias do Corinthians

1 vitória do Flamengo fora | 2 derrotas em casa

Última vitória do Flamengo fora: 2x0 (Brasileirão 2009 – Brinco de Ouro da Princesa)

De lá pra cá:

Eliminou o Corinthians da Libertadores (2010)
Duas goleadas sofridas, para o Corinthians, por 4x0 (2013, 2016)
Duas derrotas em casa para o Corinthians (2012, 2015 – ambas por 3x0)
Botafogo e Fluminense venceram duas vezes o Corinthians em São Paulo

FLAMENGO X PALMEIRAS

19 jogos – 4 vitórias do Flamengo | 7 empates | 8 vitórias do Palmeiras

2 vitórias do Flamengo fora | 4 derrotas em casa

Última vitória do Flamengo fora: 1x0 (Brasileirão 2010 – Pacaembu)

De lá pra cá:

3 derrotas em casa para o Palmeiras (duas no RJ – 2010, 2015|uma no DF - 2016)
Fluminense venceu 4 vezes o Palmeiras em São Paulo
Botafogo e Vasco venceram uma vez o Palmeiras em São Paulo
Flamengo está há mais de 4 anos sem bater o Palmeiras (4 empates, 4 derrotas)

FLAMENGO X SANTOS

20 jogos – 7 vitórias do Flamengo | 8 empates | 5 vitórias do Santos

2 vitórias do Flamengo fora | 2 derrotas em casa

Última vitória do Flamengo fora: 5x4 (Brasileirão 2011 – Vila Belmiro)

De lá pra cá:

Duas derrotas em casa para o Santos (2014, 2017)
Botafogo, Fluminense e Vasco venceram uma vez o Santos em São Paulo
Eliminou o Santos da Copa do Brasil (2017)
Perdeu as últimas 3 partidas contra o Santos (todas em 2017)

FLAMENGO X SÃO PAULO

20 jogos – 6 vitórias do Flamengo | 6 empates | 8 vitórias do São Paulo

1 vitória do Flamengo fora | 2 derrotas em casa

Última vitória do Flamengo fora: 2x1 (Brasileirão 2011 – Morumbi)

De lá pra cá:

Uma goleada sofrida para o São Paulo (4x1 – 2012)
Duas derrotas em casa para o São Paulo (2014, 2018)
Botafogo, Fluminense e Vasco venceram uma vez o São Paulo em SP
Desde a última vez que o Flamengo ganhou de um grande paulista, fora de casa (2011):
O Flamengo perdeu oito jogos em casa para os quatro grandes de SP, dois para cada. Chega!

Na última década, tomamos um passeio de Corinthians, Palmeiras e São Paulo.


Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget