Detalhes farão a diferença nas semifinais da Copa do Brasil

COMPLETANDO A JOGADA: Por Marco Condez

Os dois confrontos da semifinal da Copa do Brasil de 2018 estão definidos: Flamengo enfrenta o Corinthians e o Cruzeiro joga com o Palmeiras. Com certeza serão jogos de bom nível técnico e interessantes de se assistir, porém de difícil prognóstico para se apontar favoritismo, pois são quatro clubes tradicionais e campeões nesta competição.

Os quatro times possuem chances reais de passar para a final e no momento atual cada qual possui qualidades e deficiências específicas que poderão influenciar no seu rendimento. Por isso, nesta fase terão vantagem aqueles que conseguirem maior equilíbrio em campo. Os detalhes farão a diferença para definir os finalistas.

Foto: Divulgação
Flamengo

Levando-se em consideração sua campanha no Campeonato Brasileiro, o Flamengo é o melhor dos quatro times, pois é vice-líder da competição. Mas, em termos de desempenho tem apresentado irregularidades em campo, apesar de possuir um elenco qualificado com boas opções para o técnico Maurício Barbieri.

No jogo contra o Grêmio, no qual obteve sua classificação para esta fase, considero que foi pouco agressivo. Foi mais objetivo e efetivo, mas criou poucas chances de gol, pois optou por jogar nos contra-ataques e consequentemente teve pouca posse de bola.

Esta estratégia funcionou neste jogo que foi muito tático, principalmente porque as duas equipes queriam mostrar seu poderio. O jogo ficou concentrado no meio-campo, tanto que os dois goleiros foram pouco exigidos. A equipe carioca apresentou pouco repertório tático para ser superior ao Tricolor Gaúcho, mas levou vantagem por estar formatada para ser compacta na defesa e assim não permitiu que o Grêmio usasse a posse de bola de maneira efetiva, como é de sua característica.

A estratégia de priorizar todos os campeonatos que disputa, está causando certo cansaço à equipe do Flamengo e talvez essa seja uma das causas do time carioca não estar apresentando o mesmo rendimento do início da temporada.

Cruzeiro

O time mineiro está em boa fase, apresentando desempenho regular com poucas oscilações na performance dentro de campo. É uma equipe segura coletivamente com Mano Menezes, que já está no comando por um período consideravelmente longo, para os padrões de permanência de técnicos brasileiros em um mesmo clube.

O Cruzeiro tem na força do meio-campo seu principal diferencial, apesar de estar equilibrado em todos os setores da equipe. Os meias Thiago Neves e De Arrascaeta conseguem dar o volume necessário à equipe como um todo. Como focou suas atenções nas competições paralelas, está em oitavo lugar na tabela do Campeonato Brasileiro, mas possui elenco para galgar posições rapidamente.

Sua classificação na Copa do Brasil foi justa, apesar de ter sido decidida na cobrança de penalidades máximas. Seu goleiro Fábio defendeu a três cobranças de pênaltis do Santos. Foi um jogo equilibrado, contrariando as expectativas de favoritismo para o Cruzeiro, pois o time paulista não mostrou estratégia tão conservadora, se levarmos em consideração a situação que vive na temporada.

O Cruzeiro teve mais volume de jogo, mas cometeu falhas importantes que foram bem aproveitadas pelo Santos. Por isso, é que reafirmo que os detalhes farão a diferença na classificação para a final.

Palmeiras

Em momento totalmente oposto ao do Cruzeiro, está no inicio dos trabalhos com seu técnico Felipão. Mas, está em boa fase apresentando sequência de vários jogos sem tomar gols e com injeção de ânimo considerável causada pela mudança de técnico.

Considero que o Palmeiras poderia ser bem mais criativo no meio-campo, se levarmos em consideração a quantidade de opções que o elenco possui. Mas, a tendência é de que Felipão irá manter a formação que está dando resultados positivos.

Uma das diferenças entre as condutas de Roger Machado e Felipão está na maneira que é disposta a marcação defensiva. Com Felipão o time ficou menos compacto, sendo possível que espaços sejam deixados entre os setores, os quais, geralmente, são muito bem aproveitados pelos adversários.

E, foi isto que aconteceu no último jogo contra o Bahia, que é um time veloz. A classificação do Palmeiras foi mais sofrida, com o gol só saindo na metade da etapa final da partida.

Nesta fase da Copa do Brasil será necessário mostrar mais repertório tático, pois o Cruzeiro neste quesito se mostra superior. Mas, o retrospecto do treinador palmeirense é de saber conduzir muito bem a equipe em decisões neste formato de mata-mata.

Corinthians

Com o elenco sendo cada vez mais desfalcado e Osmar Loss como comandante do time há pouco tempo podemos considerar que o Timão é a equipe com menores chances nesta fase do campeonato.

O Corinthians está perdendo qualidade tática progressivamente, o que tem influenciado consideravelmente na sua performance dentro de campo e no Campeonato Brasileiro. O meia Jadson, que tem potencial para ser o centro de criatividade da equipe, está mostrando irregularidades de desempenho, o que prejudica ainda mais a equipe como um todo.

Mas, no último jogo contra a Chapecoense, que foi o mais fraco tática e tecnicamente desta rodada, Jadson é que salvou o Corinthians. A classificação do Timão veio de cobrança de bola parada, que Jadson converteu, definindo o placar.

O Corinthians ainda não conseguiu adquirir padrão de jogo capaz de trazer regularidade de desempenho e segurança à equipe dentro de campo. Acredito que os resultados positivos estão sendo mais fruto de desempenhos individuais do que de um coletivo forte e bem montado.

Contra o Flamengo, que tem característica controladora na posse de bola, o Corinthians pode levar vantagem, pois tem se mostrado um time reativo com capacidade para aproveitar os espaços cedidos.

Levando-se em consideração sua campanha no Campeonato Brasileiro, o Flamengo é o melhor dos quatro times, pois é vice-líder da competição.



Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget