Flamengo e o azul da vergonha

FALANDO DE FLAMENGO: Por Thiago Nascimento

Dantesca. Essa é a única palavra que me vem a mente quando eu me lembro da partida disputada entre Atlético Paranaense x Flamengo válida pelo primeiro turno do Brasileirão de 2018.

O show de horrores já estava em cartaz antes mesmo da bola rolar. E tal fato se deve a a estranhíssima atitude do time da casa não disponibilizar um local reservado para os torcedores visitantes se acomodarem. Todo mundo que acompanha e conhece as tradições do futebol brasileiro… tem a noção exata de que isso em nada tem haver com a nossa cultura futebolística.

Sinceramente… eu sou não contra a modernidade no futebol, muito pelo ao contrário. Mas tal atitude descaracteriza completamente a tradição e os costumes tão arraigados no futebol brasileiro.

E para completar o cenário dantesco da partida matutina, o time do Flamengo foi a campo com uma camisa (pasmem!) azul! Sim, eu disse azul!!!

Marlos Moreno, do Flamengo de azul, contra o Atlético-PR - Foto: Staff Images
Olha… muitas gestões já cometeram atitudes esdrúxulas ao longo da existência do clube. Mas dessa vez, os caras perderam completamente a noção do ridículo. Nunca (eu disse nunca) o Flamengo pode ir campo disputar uma partida de futebol com uma camisa azul. Isso é totalmente inaceitável. Nem mesmo a camisa azul e amarela “feriu” tanto a identidade do clube. Afinal de contas, a camisa com as cores azul e amarelo, faziam uma alusão e uma homenagem ao surgimento do clube. Embora também fosse ridículo levar esse uniforme a campo… mal ou bem, ainda existia uma “desculpa” para ao menos… comercializá-la (desde que não fosse utilizada em jogos oficiais e amistosos).

Agora… no meu ponto de vista, essa camisa azul é o maior vexame institucional da História do Flamengo.

É inacreditável que a gestão do clube e o seu departamento de marketing tenham autorizado tamanha bizarrice.

Bom… após dissertar sobre a vergonha institucional que o Clube de Regatas do Flamengo teve cravada em sua História, vamos a análise do jogo.

Dentro de campo, o time do Flamengo deu prosseguimento ao show horrores. O time foi derrotado mais uma vez na região Sul do País.

O time rubro negro foi a campo, ao que parece… com um alto nível de desconcentração. Pois antes mesmo do relógio marcar os 30 minutos do primeiro tempo, o Flamengo já perdia por 3 gols de diferença.

Após ter tomado dois gols pelo lado direito da sua defesa, o Flamengo parecia um equipe completamente desentrosada. Fato estranhíssimo para um elenco que já se conhece e joga junto há mais de um ano. Aliás… a inter-temporada (parada para Copa do Mundo) serviu pra quê?

Com um ataque completamente perdido em campo. O Flamengo tinha dificuldade de criar e finalizar jogadas com Vitinho e Uribe. E nem mesmo Evérton Ribeiro e Paquetá (que atuou em uma faixa de campo mais frente do que tem sido escalado), conseguiram dar uma dinâmica maior ao meio-de campo/ataque do Flamengo.

Arão pouco acrescentou durante o tempo que esteve em campo. Já Marlos Moreno, apesar de não ser um jogador de muitíssima qualidade técnica, ainda tentou fazer alguma coisa meio que na base da vontade. Mas também… não passou disso.

Barbieri ainda substituiu Uribe por Lincoln. Diga-se de passagem… uma substituição que não mudou em nada o ritmo da partida. Pois de que adianta, trocar um atacante por outro, se a estrutura tática de um time que está tomando um vareio por 3 a 0, permance a mesma?

Ainda teve a modificação de Evérton Ribeiro por Geuvânio (outro que não conseguiu se firmar nesse time do Flamengo). Essa modificação também não surtiu efeito. Talvez… o ideal fosse colocá-lo junto do Éverton Ribeiro já no intervalo da partida, no lugar de Willian Arão. Pois aí sim, você mudaria completamente a estrutura de meio de campo do time rubro negro.

Vale mencionar que o time do Flamengo ainda tomou um gol de bola parada (escanteio).

Além de todas as bizzarices já citadas anteriormente (camisa azul, estádio sem local para torcida adversária, tomar um vareio de 3 a 0 com vinte minutos de jogo, perder para um time que está na zona de rebaixamento), o time do Flamengo terminou o primeiro tempo com 68% de posse de bola, e ainda assim… tomou três gols!!!!

Mesmo com jogadores poupados (???) e suspensos… não existe justificativa plausível para tamanho vexame.

Definitivamente… o dia 19/08/2018 será uma data vergonhosa na tão bonita História do Flamengo.

Quer reclamar do quê?

Em 2015, o Flamengo disse que estava rompido (???) com a Federação de futebol do Rio de janeiro. Clique aqui e leia.

Ainda em 2015, o Flamengo não compareceu (???) na principal votação do futebol brasileiro. O clube simplesmente…enviou um documento (???) com propostas para a melhoria do futebol brasileiro. Clique aqui e leia.

Em 2016, o presidente do Flamengo foi o chefe da delegação da seleção brasileira durante a Copa América. Clique aqui e leia.

Ainda em 2016, o Flamengo ajudou na criação da Primeira Liga. Tal torneio só fez inchar o calendário brasileiro (que já tem jogo a beça). Depois dessa decisão, de forma surreal… os próprios clubes esvaziaram o torneio escalando equipes reservas. Clique aqui e leia.

Em 2018, o Flamengo se absteve (sequer votou!!!) na eleição mais importante do futebol brasileiro. Clique aqui e leia.

E após todos esses atos… o mandatário do clube reclamou da convocação do Paquetá para a seleção brasileira. Clique aqui e leia.

Como assim?? cadê a coerência institucional do Clube de Regatas do Flamengo?

O Flamengo PRECISA SE FAZER PRESENTE EM TODAS AS AÇÕES/VOTAÇÕES RELACIONADAS AO FUTEBOL BRASILEIRO!

Aliás… não só se fazer presente, mas também: marcar posições institucionais de forma firme e coerente!

Desse papel, o maior clube do Brasil não pode ser omitir!

Até porque, reclamar depois… ao menos na minha opinião: é jogar para a galera.

Vencer é Obrigação!

Na próxima quinta-feira (23/08/2018), o Flamengo enfrentará outro time que está na zona de rebaixamento: o Vitória.

Tal jogo será no Maracanã. Portanto, vencer essa partida: é obrigação! Nem que vença por 1×0, com gol contra do time do Vitória aos 48 do segundo tempo.

Afinal de contas, de vexames… já bastam os que aconteceram no dia 19/08.

Abraços e até a próxima!

** E aí, gostou do texto? Então me siga Twitter através do endereço @t_nascimentorj e deixe a sua sugestão, crítica ou elogio.
Saudações Rubro Negras!

E para completar o cenário dantesco da partida matutina, o time do Flamengo foi a campo com uma camisa (pasmem!) azul! Sim, eu disse azul!

Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget