Histórico indica campeão Brasileiro nas duas últimas rodadas

FOLHA DE SÃO PAULO: O aproveitamento dos líderes no primeiro turno e o histórico da competição desde 2006 (quando passou a ter 20 times) indicam que a edição de 2018 do Campeonato Brasileiro será definida nas duas últimas rodadas.

Líder ao final do primeiro turno, o São Paulo somou 41 pontos na tabela. São três de vantagem sobre o Internacional, segundo colocado.

Na primeira posição, o time paulista estreia no segundo turno contra o Paraná, em Curitiba, às 19h30. No mesmo horário, a equipe gaúcha, segunda colocada, enfrenta o Bahia, em Salvador.

Se as duas equipes da ponta mantiverem o aproveitamento —o atual primeiro colocado tem 71,9%, e o segundo, 66,7%—, o título será decidido na 37ª e penúltima rodada.

Foto: Divulgação
O São Paulo chegaria para a rodada final com 79 pontos, contra 73 do Inter, seu principal concorrente no momento.

Nesse cenário, apenas Grêmio e Flamengo teriam condições de ultrapassar os dois primeiros colocados. Para isso, precisariam repetir o desempenho do Corinthians no primeiro turno do ano passado, quando a equipe alvinegra fez 47 pontos —marca recorde.

Assim, o Grêmio completaria o returno com 84 pontos, contra 83 do Flamengo.

O melhor desempenho na segunda parte do campeonato pertence ao Palmeiras, que somou 44 pontos em 2016, quando a equipe conquistou o título do Brasileiro após 22 anos.

Das 12 edições de pontos corridos disputadas nos mesmos moldes até agora, em 7 o desempenho do campeão foi melhor no primeiro turno.

"Pesquisei sobre o segundo turno. Poucas equipes dão o chamado estirão com muitos pontos. Os jogos ganham uma dificuldade maior. O Corinthians fez 47 pontos no primeiro turno e 25 no segundo", disse Odair Hellmann, técnico do Internacional, sobre a campanha do campeão de 2017.

Se os números permitem à comissão técnica do time colorado sonhar com o título, do lado do São Paulo a liderança é vista com cautela.

"Faltam muitos jogos ainda. Vamos manter a humildade e pensar partida a partida. Precisamos manter para podermos construir um sonho", afirmou Diego Aguirre, que viu seu time liderar apenas 3 das 19 rodadas disputadas. O Flamengo liderou 13.

A conquista do campeonato na penúltima rodada, como indica a projeção, ocorreu apenas uma vez desde 2006. Em 2016, o Palmeiras faturou o título após vencer a Chapecoense, em casa, no 37º jogo. O clube alviverde virou o turno com um ponto a mais do que o Atlético-MG.

Na antepenúltima rodada, o campeonato foi decidido duas vezes (2006 e 2014) —mesmo número da 34ª rodada, quando São Paulo, em 2007, e Cruzeiro, em 2013, se tornaram os campeões mais precoces até hoje. O time paulista terminou o turno inicial com sete pontos a mais que o vice-líder, enquanto os mineiros finalizaram com quatro a mais.

O campeão foi conhecido na 35ª rodada em três vezes.

Apesar de a definição não ficar para os jogos derradeiros desde 2011, o campeonato foi decidido mais vezes exatamente na 38ª rodada —quatro no total. Também foi assim nos anos de 2008, 2009 e 2010.

Em 2008 e 2009, a competição teve reviravoltas na tabela.

Ao encerrar o primeiro turno de 2008 com oito pontos a menos do que o então líder Grêmio, o São Paulo arrancou e foi tricampeão ao ganhar do Goiás por 1 a 0, fora de casa.

Na temporada seguinte, o Flamengo também atropelou na reta final. Na época, somou 29 pontos na primeira metade e 38 na segunda, totalizando 67 pontos —a menor pontuação de um campeão.

Em 2010, dependendo apenas de si no último jogo, o Fluminense venceu o Guarani e ficou com o troféu.

Um ano depois, o Corinthians ganhou o título na última rodada, após empatar em 0 a 0 com o Palmeiras.

Das 12 edições dos pontos corridos desde 2006, apenas em três vezes o líder do primeiro turno não acabou campeão: 2008, 2009 e 2012. Na última virada registrada, o Fluminense superou o Atlético-MG após terminar a primeira parte um ponto atrás.

Nesse cenário, apenas Grêmio e Flamengo teriam condições de ultrapassar os dois primeiros colocados.



Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget