Imperadores Rubro-Negros é a nova Escola de Samba do Flamengo

G1: Era para ser um bloco de carnaval. Mas, como tudo que envolver paixão – pelo samba e pelo futebol – extrapola limites, a Imperadores Rubro-Negros acabou se confirmando como a mais nova escola de samba do Rio. E fará sua estreia no carnaval 2019, em desfile pela Série E, no dia 9 de março, na Estrada Intendente Magalhães, no Campinho, na Zona Norte da cidade.

E antes que alguém lembre outras investidas do Flamengo que não deram certo no mundo do samba – como a Nação Rubro-Negra, que só desfilou uma vez em 1997, e a Império Rubro-Negro, em 2014 – o presidente Serginho Aguiar vai logo avisando.

Foto: Divulgação
“Com a Imperadores vai ser diferente. Primeiro porque não estamos ligados a torcida alguma de futebol. Somos todos sambistas, que gostamos de samba e a maioria torce pelo Flamengo. As outras tentativas não deram certo porque não eram feitas por sambistas. Nossa ideia era criar um bloco, mas a ideia foi progredindo e cresceu tanto, por causa do atual momento do clube, que decidimos criar a escola de samba”, conta Aguiar, que é compositor da Beija-Flor de Nilópolis.

Diferentemente da recém-criada Botafogo Samba Clube – criada por uma torcida organizada e que vai substituir a Tupy de Braz de Pina – a Imperadores Rubro-Negros foi criada no dia 13 de agosto do zero: vai disputar seu primeiro campeonato na Série E, o grupo de base do carnaval carioca. Mas apesar de tudo, já começa grande e com nomes de peso.

“Já temos enredo, carnavalesco e 800 fantasias de 12 alas já desenhadas. O samba-enredo vai ser composto por Xande de Pilares, Dudu Nobre, André Diniz, Evandro Bocão e Hudson Luiz. Nossa madrinha é Sandra de Sá. A Imperadores já nasceu grande. Tem torcedor do Flamengo de todo o país entrando em contato com a gente querendo desfilar, querendo participar. O Flamengo é uma força da natureza, mexe com o mundo todo”, garante orgulhoso o presidente.

Em seu primeiro desfile a Imperadores Rubro-Negros vai defender o enredo “Paixão pelo clube, amor pelo samba – uma história de futebol e carnaval”, do carnavalesco Leandro Valente. Para 2019, Valente também assina o carnaval da Acadêmicos do Sossego, da Série A.

“Nosso tripé já está desenhado, vai ser um urubu. E chamamos artesãos de Parintins para fazer os movimentos do carro”, destacou o presidente. As escolas da Série E têm de apresentar um tripé (pede-passagem) e uma alegoria.

A ideia da criação da escola, que nasceu no final de junho, já tem torcida e apoio de grande agremiação. E não só de flamenguistas. O casal de mestre-sala e porta-bandeira João Boff e Giza, por exemplo, é de Porto Alegre, torcedor do Grêmio. Segundo o presidente, a escola não vai repetir na avenida o bairrismo dos estádios.

“Na verdade, para a Imperadores Rubro-Negros está de braços abertos para os torcedores de todos os times. Não queremos misturar a rivalidade do futebol com o carnaval, somos sambistas experientes e sabemos que isso não dá certo. Nossa intenção é unir essas duas paixões do brasileiro. Tanto que temos na diretoria gente de outras escolas de samba e torcedores de outros clubes também”, afirma Aguiar.

Comunhão e integração com as quais a mais nova escola de samba do Rio pretende contar já no seu primeiro evento: uma feijoada programada para 30 de setembro, no espaço Infinito Lounge, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste.

“Ainda não temos uma sede. Estamos buscando um espaço no Recreio, já que a maioria da diretoria é de lá. É um bairro com muitos blocos e o carnaval é cultura forte por lá. Quem sabe a Imperadores não transforma o bairro na nova Meca do Samba? Faz do Recreio uma Madureira com praia?”, sonha Aguiar, quem sabe já pensando num enredo para 2020.

fará sua estreia no carnaval 2019, em desfile pela Série E, no dia 9 de março, na Estrada Intendente Magalhães, no Campinho, na Zona Norte da cidade.

Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget