Joia do Flamengo se divide entre o remo e a gastronomia

GLOBO ESPORTE: Aos 21 anos de idade, Neemias Marques é considerado uma promessa do remo do Flamengo. Todos os dias, o garoto nascido e criado no Morro Dona Marta, na Zona Sul do Rio de Janeiro, acorda muito cedo, treina pela manhã, vai para a faculdade, volta para casa, descansa um pouco e segue novamente para o treino da tarde. É uma rotina árdua, mas que o menino se diz contente em ter já que, segundo ele, "um dia vai colher tudo que plantou". O menino se divide entre o remo e a gastronomia.

- Acho que a maioria dos jovens não sabe o que fazer depois que terminam o ensino médio. No meu caso, foi um pouco do que vivi que me fez amar a gastronomia. Minha mãe foi morar em outra casa, e era ela que cozinhava, e aí tive que dividir a cozinha com meu pai e meu irmão, e eu amava criar coisas. Não tínhamos muita variedade de alimentos, então criar almoços e jantar era a diversão. Terminei o ensino médio e pensei: "o que vou fazer agora, o que vai me tirar da cama com vontade de trabalhar?”. Foi quando eu escolhi a gastronomia, onde pude aprender muito mais sobre alimentos. Hoje sou apaixonado por isso, ainda estou cursando, mas já aprendi muita coisa legal - relatou o garoto.

Foto: Divulgação
O remo, por sua vez, é uma paixão mais antiga. E, apesar da pouca idade, Neemias já tem vários títulos: ele é vice-campeão brasileiro no Dois Sem Sub-23, bronze na 3ª Regata Estadual, prata na 2ª e na 1ª Regata Estadual (2018), bronze no Oito Com Masculino no Brasileiro Júnior de Barcos Longos (2017); campeão brasileiro júnior, bronze no Campeonato Sul-Americano e bronze no Brasileiro Sênior no single skiff (2015).

- Um amigo me convidou para praticar remo quando eu tinha 14 anos, como não estava fazendo nenhum esporte no momento, decidi fazer. Quando cheguei no pátio do remo, me apaixonei quando vi os barcos de conjuntos e me perguntei como eles faziam isso. Quis fazer parte daquilo e, hoje, amo remar - falou.

O mais legal é que Neemias pôde juntar essas duas paixões. Ele acaba de voltar de uma temporada na França através de um novo projeto do Flamengo, o Projeto de Apoio à Inserção Socioprofissional (P.A.I.S.). Neemias foi para Marselha para fazer uma espécie de intercâmbio de cinco semanas em que ficou treinando no clube Cercle de L'Aviron, participou de competições e ainda trabalhou no restaurante do clube.

- Na França pude aprender muito, o chef e os companheiros da cozinha me ensinaram bastante, foi uma viagem que pude aprender a cultura, conhecer alimentos diferentes e pude aprender como funciona uma cozinha francesa. No início foi complicado com o idioma, mas pude aprender rápido e correu tudo bem. Todos os dias eu treinava cedo, depois ia trabalhar no restaurante e quando terminava o trabalho tinha duas horas para descansar para o treino da tarde. Aprendi que na vida nada vem fácil, devemos correr atrás dos nossos objetivos porque se não fizermos, ninguém irar fazer por você - comentou.

Mesmo em busca de voos mais altos no esporte de alto rendimento, Neemias promete que não vai largar a gastronomia:

- Dá para conciliar a gastronomia com o esporte. Qualquer pessoa consegue conciliar estudo com esporte, ela só precisa ter disciplina e vontade de crescer - concluiu.

O remador do Flamengo estará em ação nesse fim de semana na Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Seu clube e o rival Botafogo disputam a 4ª Regata do Campeonato Estadual de 2018.

O evento se inicia neste domingo às 8h50 (de Brasília), com entrada franca e uma homenagem ao remador alvinegro Uncas Tales que, no final do mês passado, sagrou-se bicampeão mundial de remo no Single Skiff Peso Leve Sub-23, em Poznan, na Polônia, ao terminar o percurso de 2km com o tempo de 6m51s27, à frente do francês Hugo Beurey e do australiano Sean Murphy. Ele também participará da etapa defendendo a equipe alvinegra.


É uma rotina árdua, mas que o menino se diz contente em ter já que, segundo ele, "um dia vai colher tudo que plantou".

Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget