Para jornalista, Brasileirão deveria reduzir o número de Clubes

ESPN: Por Maurício Barros

Rogério Ceni esteve no último Resenha ESPN, nosso já clássico programa apresentado por André Plihal. Treinador do Fortaleza, Ceni é líder da Série B e faz um trabalho sólido para levar o Tricolor de Aço de volta à primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

Porém, mais difícil que chegar à elite é permanecer nela. E a razão é simples: não há 20 clubes no Brasil que mereçam estar na primeira divisão. E aqui não falo de história, de tradição, de força de torcida. Há clubes enormes no Brasil, capazes de despertar paixões gigantes, e o Fortaleza é um deles, assim como o Santa Cruz, o Remo, a Ponte Preta e tantos outros. Falo aqui de estrutura, de categorias de base, de capacidade financeira e de competência administrativa.

Gol do Flamengo contra o Grêmio - Foto: Gilvan de Souza
É urgente que se diminua para 18 o total de clubes na Série A, com um efeito cascata para a Série B. No entanto, as Séries C e D, creio, são outro papo. Quem vê o futebol apresentado por Paraná, Ceará e Sport, por exemplo, entende que são times de outro nível competitivo.

O Leão pernambucano foi simplesmente constrangedor em sua casa diante do São Paulo, um reflexo do turbilhão administrativo que vitimou mais um treinador, Claudinei Oliveira, como se a troca de técnico fosso resolver alguma coisa. O lanterna Paraná fez nove gols em 18 partidas. O Ceará marcou apenas 11 vezes!

Neste domingo, discutimos rapidamente essa questão no Bate-Bola. Meu colega Mauro Cezar Pereira chamou a atenção para esse problema, que há muito tempo também me incomoda. A elite não é tão grande assim. Talvez seja até menor, 16 clubes… Mas creio que 18 é algo razoável, com duas vagas de acesso e uma outra disputada pelo terceiro da Série B e o antepenúltimo da Série A. Quatro clubes subindo e descendo todo ano é um exagero.

E, do ponto de vista do clube e sua torcida, sinceramente, vale passar uma temporada inteira levando bordoada só pra se dizer “de elite”?

E, do ponto de vista do clube e sua torcida, sinceramente, vale passar uma temporada inteira levando bordoada só pra se dizer “de elite”?



Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget