Troca de passes e movimentação ditam o ritmo do Flamengo

O DIÁRIO CARIOCA: O empate em 1 a 1 contra o Palmeiras na 12ª rodada fez o Flamengo abrir quatro pontos de vantagem para o segundo colocado na tabela de classificação. No dia seguinte, começava a Copa do Mundo da Rússia e, com o time vivendo um grande momento na temporada, muitos questionavam se após a pausa para o Mundial o Rubro-Negro conseguiria manter o ritmo que vinha apresentando.

Barbieri se fechou com seu grupo de jogadores no Ninho do Urubu para treinamentos em tempo integral, em uma espécie de inter-temporada que durou pouco mais de 20 dias. Esse foi o tempo necessário para o professor dar a sua cara a equipe. Rodada após rodada, o time comandado pelo técnico mostrou ter absorvido a filosofia de trabalho que se reflete na forma de propor o jogo e de controlar o adversário mantendo a posse de bola e a troca rápida de passes.

Cuéllar durante Grêmio x Flamengo - Foto: Lucas Figueiredo
“Estamos conseguindo atingir um bom nível na troca de passes, ter paciência e trabalhar a bola com velocidade, o que é importante para dar ritmo ao jogo e desequilibrar o adversário. Com isso, podemos fazer a melhor escolha, seja aberta ou por dentro, na área.” declarou Barbieri, após a goleada sobre o Sport por 4 a 1. Neste jogo, o Fla trocou nada menos do que 482 passes, errando apenas 13.

A postura de controlar o ritmo ficou muito evidente nos últimos cinco jogos, independentemente do resultado. Desde que voltou da pausa da Copa do Mundo, o Mais Querido acumula duas vitórias, dois empates e uma derrota, com números absurdos quando o assunto é a posse de bola e a troca de passes. Mesmo quando foi derrotado pelo São Paulo, o panorama do jogo indicava que a vitória era algo palpável. Nesta partida, o Fla teve 58% de posse de bola com 475 passes trocados e índice de 91% de acerto.

Para se ter ideia, na última quarta-feira, o Flamengo apertou o Grêmio em seu campo de defesa durante todo o segundo tempo e, em certo momento, chegou a ter 70% da posse de bola. Graças aos 524 passes trocados, com um índice de 91% de acerto o Rubro-Negro martelou até o final e nos acréscimos Lincoln empatou a partida. Resultado importantíssimo que colocou os times em pé de igualdade para o confronto de volta.

Diante do Santos, um panorama bem parecido com o do Grêmio, no segundo tempo. Após começar a partida na frente, o time de Barbieri sofreu o gol. Mas, na segunda etapa, apenas uma equipe jogou e a supremacia ofensiva refletiu nos números da partida. Naquela noite, o Flamengo teve mais posse de bola que o adversário, 54%, e trocou 436 passes, com 90% de acerto.

Antes do jogo contra o time da Vila Belmiro, o camisa 10 Diego já alertava para o crescimento da equipe e elogiou o trabalho desenvolvido pelo treinador.

“Era previsível esse nosso crescimento. Maurício vem fazendo um trabalho espetacular. Isso nos dá confiança. A melhora da equipe faz o brilho individual de cada um aparecer. Nossa equipe tem uma maneira definida de jogar.”

Para fechar, diante do Botafogo os comandados de Barbieri foram certeiros. Muita movimentação, troca de posições e em menos de 10 minutos da etapa inicial Matheus Sávio e Paquetá construíram o placar da vitória sobre o rival. Neste jogo, que teve o menor índice de passes, 403 no total, os rubro-negros erraram apenas 40 passes.

Veja os números do Flamengo desde a volta da Copa do Mundo:

Flamengo 1 x 1 Grêmio
posse 58% / passes 524 91%
Flamengo 4 x 1 Sport
posse 56% / passes 482 – 96%
Flamengo 1 x 1 Santos
posse 54% / passes 436 – 90%
Flamengo 2 x 0 Botafogo
posse 55% / passes 403 – 90%
Flamengo 0 x 1 São Paulo
posse 58% / passes 475 – 93%

*Fonte: Footstats

O camisa 10 Diego já alertava para o crescimento da equipe e elogiou o trabalho desenvolvido pelo treinador.

Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget