"Agradeço muito ao Fla pelo que tem me proporcionado", diz Cuéllar

LANCE: No quebra-cabeça do técnico Maurício Barbieri, uma peça ganhou bastante importância: o volante Cuéllar. Titular desde a chegada de Rueda, no ano passado, o camisa 8 tem sido um dos destaques da temporada rubro-negra e esteve em campo em 73,6% das partidas do Flamengo em 2018.

A boa sequência do colombiano e o alto número de partidas em que esteve presente, porém, não são à toa. O jogador realiza um trabalho físico especial desde a chegada à Gávea que, inclusive, o ajudou na adaptação ao futebol brasileiro.

- Não fazia antes de chegar ao Flamengo, mas tinha consciência que tinha que cuidar do meu corpo, melhorar na massa muscular. Quando comecei aqui, encontrei um pouco de dificuldade pela rapidez do jogo. Comecei, então, a fazer estes trabalhos e tudo começou a dar certo - disse Cuéllar, que completou:

- Pela quantidade de jogos e também pela qualidade dos times, a parte física do atleta precisa sempre ser muito bem trabalhada. Essa minha consciência e a estrutura do Flamengo ajudaram a me adaptar rápido.

Foto: Gilvan de Souza
Todo dia, o volante chega ao Ninho do Urubu antes do início dos treinamentos para que possa fazer os exercícios indicados. Resultado: na passagem pelo Flamengo, já diminuiu percentual de gordura e ganhou massa muscular, além de outros pontos que vem ajudando em campo.

- Todos os atletas fazem atividade pré e pós treino. No caso dele, chega uma hora e meia antes do treino todos dias e realiza trabalho individualizado de prevenção, correção postural, fortalecimento e corre. Desde que chegou ao clube, diminuiu percentual de gordura e aumentou massa muscular. Orientamos em todos os exercícios para ajudarmos nesse desenvolvimento atlético dele, assim como dos demais do elenco. Não à toa tem performado em alto nível, nos ajudado e sido convocado pra seleção colombiana. Um atleta exemplar, dedicado - explica o preparador físico Roberto Oliveira.

Apesar do calendário "apertado", com diversas competições paralelas, o Flamengo tem sofrido poucos com lesões, tendo a maior parte dos desfalques por conta de cartões. O preparador físico Digo Linhares lembrou a participação do Centro de Excelência e Performance neste processo de prevenção.

- É um trabalho diário, por meio de avaliações fisiológicas e monitoramento individualizado da carga de trabalho, o que nos permite elaborar programas de treinos de acordo com a necessidade de cada um. O Flamengo hoje possui o Centro de Excelência e Performance com metodologias e processos bem definidos e uma comunicação sem ruídos entre todos os setores - salientou.

Sem priorizar competição alguma, ainda disputa Brasileiro e Copa do Brasil e esteve na Libertadores, Linhares explicou como funciona o debate para se chegar à melhor escalação:

- Como o próprio vice-presidente Ricardo Lomba e nosso treinador já disseram, a decisão de priorizar ou não alguma competição não é dessa ou daquela pessoa. É uma decisão institucional, do clube. O Flamengo tem o dever de brigar por todos os títulos, e cabe ao departamento de futebol trabalhar com esse fim, e ao CEP Fla, especificamente, deixar os atletas nas melhores condições físicas, médicas, fisiológicas e mentais.

Bate-bola com Cuéllar

1 - Qual o tamanho do impacto que essa “preparação extra”  tem nas suas atuações? Consegue dimensionar isso?

Impacto é muito grande. Desde que iniciei esses trabalhos tenho me sentido muito bem. Com a sequência dos jogos, é importante ter uma manutenção na musculação, sempre com orientação dos profissionais do clube. Com esse calendário apertado, não tem outra saída. É preciso estar empenhado, treinar muito.

2 - Qual a importância para um atleta, que vive do corpo e deseja ter uma carreira longa, ter à disposição uma estrutura como a oferecida pelo Flamengo?

Muito importante a gente ter essa estrutura que o Flamengo oferece. De academia, recuperação, descanso, alimentação. Esse acompanhamento tem me ajudado muito individualmente para eu poder ajudar coletivamente, que é o mais importante. Agradeço muito ao Flamengo pelo que tem me proporcionado na carreira e tento retribuir com entrega em campo.

Colômbia e Flamengo: maratona recente

Recentemente, Cuéllar passou por uma verdadeira maratona. No dia seguinte do amistoso da seleção da Colômbia contra a Argentina, nos Estados Unidos, no qual foi titular, atuou os 90 minutos do confronto do Flamengo com o Corinthians, no primeiro encontro pela semifinal da Copa do Brasil.

- Fretamos um avião e enviamos o nosso fisioterapeuta Fred Manhães para que nossos atletas pudessem iniciar os processos de recuperação ainda durante o voo. Fred levou nossos equipamentos, prestou toda a assistência necessária, que permitiu que tanto ele, quanto o Paquetá, entrassem em campo e jogassem em alto rendimento. Lembro que, quando chegaram ao CT, também realizaram os exames pós-jogo de praxe, que balizaram a decisão de escalar os dois. Mais uma vez mostrou que nossas metodologias são bem implementadas e dão resultado - apontou o preparador-físico Diogo Linhares.

Primeira experiência no Brasil

O Flamengo é o primeiro clube no Brasil que Cuéllar defende - antes, esteve no Deportivo Calli e Junior Barranquilla - e este trabalho especial ajudou o jogador na adaptação ao país.

- Ajuda, sim, porque o calendário, o ritmo dos jogos e as metodologias de treino são diferentes. Normalmente os estrangeiros chegam e precisam de tempo. Alimentação, suplementação, estrutura dos clubes, tudo é uma novidade. A função do CEP Fla é deixá-los em condições de ajudar o time - apontou Roberto Oliveira.

A boa sequência do colombiano e o alto número de partidas em que esteve presente, porém, não são à toa.


Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget