Análise dos reforços da janela do meio do ano

GLOBO ESPORTE: A janela de transferências para contratações de reforços do exterior para o futebol brasileiro fechou há um mês. Alguns ainda não convenceram, mas será que já para dizer quais clubes fizeram ou não bons negócios? O GloboEsporte.com analisou os principais nomes da Série A para definir. E quantidade não quer dizer qualidade.

Isso porque o Bahia, com uma única contratação, aparece como grande destaque até o momento. Gilberto, vindo do Malatyaspor, da Turquia, balançou a rede oito vezes em 15 jogos e é o principal nome do ataque baiano. Por outro lado, clubes com maior poder aquisitivo, como Flamengo, por exemplo, ainda não conseguiram engrenar com seus reforços.

Foto: Divulgação
Santos e São Paulo se destacam positivamente, enquanto Cruzeiro e Grêmio ainda esperam algo a mais de Barcos e Marinho, respectivamente.

Veja abaixo:

Chegaram com tudo

Se o Bahia buscava um homem-gol, foi cirúrgico ao fechar com Gilberto, artilheiro da equipe no Brasileiro e protagonista em muitos dos pontos conquistados nos últimos jogos. Santos e São Paulo também estão satisfeitos com suas duplas de jogadores recém-chegados: Carlos Sánchez e Derlis González ajeitaram o meio-campo santista, enquanto Bruno Peres e Rojas formam boa dobradinha pelo lado direito tricolor. Chará, no Atlético-MG, é quem fecha o grupo das contratações mais acertadas até o momento.

- Gilberto precisa de 4,2 finalizações para marcar um gol no Brasileiro e já tem sete bolas empurradas para o fundo das redes na competição.

- Rojas tornou-se titular absoluto e é o líder na média de assistências no São Paulo, com 4 passes para gol em 13 jogos.

- Derlis e Sánchez são retratos da retomada santista. Com a dupla em campo, time acumula sequência invicta. Juntos, participaram de seis gols do Peixe no Brasileirão.


Reforços da janela com mais gols (em todas as competições)

Máxi López puxa a lista de jogadores que não estavam entre os mais badalados da janela, mas que vêm mostrando bom trabalho dentro de campo. O atacante argentino chegou fora de forma, mas tem sido importante para o Vasco. Outro time que também conseguiu melhorar o ataque foi o Vitória, com Erick, que veio do Braga-POR e não estava entre os com grandes expectativas em Salvador.

Gustavo Gómez, peça defensiva importante no time alternativo de Felipão no Palmeiras, e Diego Torres, autor de gols importantes numa sequência complicada para a Chapecoense no Brasileiro, são outros que surpreendem positivamente.

- Em oito jogos, Máxi López fez dois gols e deu quatro assistências. Pós-Copa, é o jogador do Vasco que mais participa de gols.
Gómez comanda a zaga pouco vazada do Palmeiras no Brasileiro. Foram dois gols sofridos em seis jogos, e o paraguaio tem uma média baixíssima de apenas 0,83 falta cometida por partida

- Erick é o jogador com a maior média de finalizações certas do Vitória, com 0,89 por jogo. O atacante marcou dois gols nas nove partidas em que atuou - garantindo triunfos contra Vasco e Sport.

Coadjuvantes

Não são poucos os reforços que chegaram de maneira tímida na Série A. Na última rodada, dois deles - Luciano (Fluminense) e Danilo Avelar (Corinthians) - marcaram pela primeira vez e ganharam pontos na avaliação. Mas vários chegaram com potencial para figurar entre os 11 titulares e acabaram não tendo boa sequência. Casos de Jonatan Alvez, no Internacional, e Marcelo Meli, no Vitória, por exemplo.

Piris da Motta, no Flamengo, e Jonathas, no Corinthians, não estão entre as decepções, mas possuem desempenho mediano quando entram em seus times. Yann Rolim e Doffo (Chapecoense), Ruan Renato (Vitória) e David Terans (Atlético-MG) são outros que se encaixam na categoria.

- Piris da Motta tem média de 2,29 roubadas de bola por jogo, e fica atrás de Cuéllar (3,69), Renê (2,83) e Vitinho (2,56) na estatística no elenco rubro-negro
.
- Jonathas tem seis jogos pelo Corinthians e fez um gol – marcou na derrota para o São Paulo por 3 a 1. Finaliza, em média, uma vez por partida. O volante Douglas, por exemplo, tem média superior, com 1,07.

- Em sete jogos, Marcelo Meli não participou de nenhum gol do Vitória e finalizou somente seis vezes.

- Vale lembrar dos contratados que fazem apenas figuração nos primeiros meses de clubes, seja por lesão ou por opção técnica. Nathan e Leandrinho (Atlético-MG), Orzusa e Victor Andrade (Chapecoense), Cardona (Ceará), Marcelo Benítez (Vitória), Mateus Gonçalves (Sport) e Anderson Plata e Rony (Atlético-PR) não tiveram muitos minutos em campo.

Decepções

As torcidas de Flamengo e Cruzeiro esperavam bem mais de Vitinho e Barcos, respectivamente. Ambos chegaram com status de titular absoluto, mas não conseguiram encaixar boas sequências. Os rubro-negros também se decepcionaram com Uribe, que chegou como possível substituto de Guerrero, mas foi preterido em alguns momentos por Maurício Barbieri.

Alguns outros jogadores conhecidos também deixam a desejar e sequer titulares são em seus clubes: Marinho, no Grêmio, Bryan Ruiz, no Santos, e Walter Bou, no Vitória.

Vitinho é o jogador com a maior média de finalizações erradas do elenco. Dos 3,22 chutes que tenta por partida, dois não acertam o alvo.

- Uribe fez apenas 1 gol em 10 partidas. Além disso, é o jogador com a maior média de impedimentos do time: é pego na banheira pelo menos uma vez a cada dois jogos.

- Barcos marcou somente dois gols em 12 jogos, e irrita a torcida pelas chances claras desperdiçadas.

Os mais caros da janela internacional


Observação: oito contratados na janela sequer estrearam oficialmente. São eles: Luan Polli (Sport), Martín Rea (Atlético-MG), Paulo Ricardo e Cabezas (Fluminense), Nico Freire (Palmeiras), Sarrafiore (Internacional), Sergio Díaz (Corinthians) e Bruno Gomes (Vitória). O último, inclusive, já deixou o clube baiano e retornou ao futebol português.

Clubes com maior poder aquisitivo, como Flamengo, por exemplo, ainda não conseguiram engrenar com seus reforços.


Postar um comentário

[facebook]

FlamengoResenha

{facebook#https://www.facebook.com/FlamengoSouRubroNegro} {twitter#https://twitter.com/FlamengoResenha} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/107993712547525207446} {youtube#https://www.youtube.com/channel/UCiHkjDj2ljgIbiv_zUvdG6g/videos}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget